O Que Significa “Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor”?

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” é uma declaração cujo significado expressa o compromisso com o verdadeiro Deus dentro da unidade familiar. Foi Josué quem disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Isso aconteceu na ocasião em que ele convocou o povo de Israel a reafirmar a aliança com Deus (Josué 24:15).

Quando disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor”, Josué já era um homem experiente que estava perto do fim de sua vida. Ele já havia peregrinado por muitos anos pelo deserto, servido como auxiliar de Moisés e depois assumido como seu sucessor na liderança do povo de Israel na campanha da conquista da Terra Prometida.

Por que Josué disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor”?

Josué disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor” para deixar claro aos filhos de Israel qual era o seu posicionamento quanto à devoção ao Deus da Aliança. Já foi dito que Josué pronunciou essas palavras durante um discurso antes de sua morte.

Pela graça de Deus, agindo pelo poder do Senhor, Josué havia liderado Israel na tomada da Terra Prometida. Israel havia conquistado reinos e se estabelecido no território que Deus prometerá aos patriarcas. Mas Josué sabia que ainda assim o povo corria perigo. Ele reconhecia a presente ameaça da desobediência e da idolatria entre os israelitas.

Nesse contexto Josué convocou uma reunião geral entre o povo. Em Siquem foram reunidas todas as tribos de Israel, com seus respectivos anciãos, líderes e oficiais. Quando todo o povo estava reunido, Josué fez um grande discurso. Esse discurso começou com um resumo profético da história redentora de Israel (Josué 24:2-13).

Como um profeta de Deus, Josué relembrou o povo sobre os atos soberanos e redentores do Senhor. Ele falou sobre desde de quando Deus chamou Abraão tirando-o de um contexto pagão e idólatra até a chegada em Canaã. Nesse discurso Josué enfatizou a libertação da escravidão do Egito e a proteção e provisão divina durante toda a peregrinação no deserto.

Contudo, o povo de Israel tinha que dar uma resposta. Deus não aceitaria uma adoração dividida; um serviço parcial. Deus exigia de Israel fidelidade absoluta e devoção sincera. É disso que Josué fala nas seguintes palavras: “Agora, pois, temam ao Senhor e sirvam-no com sinceridade e fidelidade; e lancem fora os deuses aos quais serviram os seus antepassados dalém do Rio Eufrates e no Egito e sirvam ao Senhor” (Josué 24:14). Essa convocação formou o pano de fundo da declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” conforme veremos a seguir.

Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Josué exortou o povo a servir a Deus com fidelidade e sinceridade. Considerando o discurso de Josué como um todo, facilmente percebemos que a figura central de seu discurso é o Senhor; bem como o propósito principal de sua mensagem é esclarecer como servir ao Senhor verdadeiramente. Somente nesse discurso Josué emprega pelo menos quinze vezes a palavra “servir”.

Servir ao Senhor significa amá-lo de todo coração; significa adorá-lo com exclusividade; significa temê-lo e obedecê-lo acima de tudo e de todos; significa uma dedicação completa à sua vontade. Deus havia libertado os filhos de Israel e derramado suas bênçãos sobre eles. Então os israelitas deveriam servi-lo com sinceridade e fidelidade em amor e temor. Saiba mais sobre o que significa ser servo do Senhor.

Josué diz que o povo deveria lançar fora os falsos deuses que tinham sido adotados por seus antepassados. Mas se aos olhos do povo não parecesse bem servir ao Senhor, então que os israelitas escolhessem, por conta própria, a quem queriam servir: se aos deuses que outrora seus ancestrais tinham servido ou se aos deuses regionais da terra que conquistaram. Porém, independentemente da escolha do povo, Josué afirma sua posição: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).

Josué havia entendido que a plena satisfação de seu coração e de sua família estava no Senhor. Então Ele desafia o povo a provar do mesmo; a adorar a Deus com integridade absoluta.

O povo de Israel respondeu à exortação e ao desafio de Josué de forma positiva. Os israelitas declararam que jamais abandonariam o Senhor e se comprometeram a servi-lo sinceramente (Josué 24:16-18).

Não devemos entender a proposta de escolha feita por Josué como uma possibilidade real de Deus aceitar que o povo escolhesse servir a outros deuses. Essa proposta tinha a clara finalidade de enfatizar que os israelitas não tinham a opção de dividir sua devoção e adoração. Por isso na sequência Josué explica a seriedade da promessa firmada ali e indica que a apostasia seria castigada por Deus (Josué 24:20).

Receber Estudos da Bíblia

O que aprendemos com “eu e minha casa serviremos ao Senhor”?

Podemos aprender muitas lições com o posicionamento de Josué ao declarar “eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Neste estudo bíblico citaremos rapidamente algumas delas. Vejamos:

1. Uma família ao serviço do Senhor

Em primeiro lugar, a frase “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina que é possível servir a Deus através de nosso relacionamento familiar. É possível alinhar nossos projetos familiares com a vontade do Senhor; é possível alcançar a satisfação dentro do lar objetivando antes de tudo a glória de Deus e servindo a Ele com sinceridade e fidelidade. Para tanto, nossos relacionamentos familiares devem estar pautados na verdade de Deus revelada nas Escrituras.

2. Uma liderança que começa em casa

Em segundo lugar, a declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos revela que a liderança de um verdadeiro líder começa dentro de sua própria casa. Josué não era simplesmente o líder de todo o Israel, mas primeiramente era o líder de sua família. Há muitas pessoas que se ocupam em liderar multidões, mas se esquecem de liderar a própria casa. Há muitas pessoas que querem mudar o mundo, mas nem mesmo tentam começar a mudança pelo seu próprio lar.

3. Uma família comprometida com sua unidade

Em terceiro lugar, a declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina que dentro da unidade familiar não deve haver espaço para o individualismo egoísta. Curiosamente a Bíblia não fala absolutamente nada sobre a família de Josué. Não se sabe quem foi sua esposa, ou quem foram seus filhos e netos. Mas o que se sabe é que Josué era um líder comprometido com a unidade familiar. Ele não era alguém preocupado apenas consigo mesmo, mas também com todos que dependiam dele. Por isso Josué não apenas disse “eu servirei ao Senhor”, mas disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

4. Um exemplo dentro e fora de casa

Em quarto lugar, a frase “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina que a pessoa que serve a Deus deve ser o exemplo para os que estão ao seu redor. Josué não era do tipo de pessoa que dizia: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Josué não disse “minha casa servirá ao Senhor”, mas disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Ele se coloca em primeiro lugar, no sentido de ser o exemplo para aqueles que estão debaixo de sua autoridade. Há pessoas que querem que seus familiares sirvam a Deus, mas elas próprias não servem de exemplo.

Quando Josué disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor” isso não significa que ele iria obrigar seus familiares a servir a Deus. Na verdade o verdadeiro serviço ao Senhor não é construído sob as bases da obrigação. Os servos do Senhor expressam uma devoção voluntaria com base na gratidão por seu amor e sua graça. O que Josué estava dizendo é que ele jamais deixaria de conduzir sua família à verdade de Deus.

Como líder de sua casa, ele estava comprometido a ensinar aos seus a Lei de Deus. Dentro de sua casa a prioridade seria a instrução e o conselho do Senhor (Efésios 6:4; Provérbios 22:6). O exemplo de Josué rompeu os limites de sua casa e levou o povo a também declarar: “Também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus” (Josué 24:18).

5. Uma casa alicerçada na verdade de Deus

Em quinto lugar, a declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina que não devemos ser guiados pela opinião da maioria. Josué estava cercado por um ambiente idólatra e pagão, mas dentro de sua casa Deus era o Senhor. Ainda que todas as famílias de Israel decidissem pela idolatria, Josué não tinha qualquer dúvida de que ele e sua família serviriam o Senhor.

Em muitas ocasiões a fé em Jesus Cristo nos coloca contra a correnteza; em muitas ocasiões o serviço e a adoração a Deus nos leva a confrontar a decisão popular. Em momentos assim, devemos nos apegar ao Senhor com fidelidade e sinceridade. Então certamente a graça divina nos dará a certeza necessária para declarar acima da voz do povo: Eu e minha casa serviremos ao Senhor!

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico