Benção e Maldição na Família de Noé

Nesta lição estudaremos sobre os últimos relatos no livro de Gênesis sobre a vida de Noé. Veremos que o dilúvio trouxe juízo na terra, porém o pecado continuou presente na única família sobrevivente. Na narrativa de Gênesis podemos perceber claramente a realidade de benção e maldição na família de Noé.

A realidade de benção e maldição na família de Noé

Os relatos bíblicos sobre a família de Noé no pós-dilúvio concentra-se: na aliança de Deus com Noé e consequentemente com todo ser vivo da terra (Gênesis 9:12); nas primeiras instruções para a nova civilização; na presença do pecado na família de Noé; na descendência de Noé se organizando em territórios. Saiba quem foi Noé.

Gênesis 9 fala sobre como Noé plantou uma vinha e num determinado dia acabou se embriagando. Esse episódio teve consequências drásticas dentro da casa de Noé, se estendendo na linhagem de um dos seus filhos.

A vinha de Noé

Após o dilúvio, Noé começou a lavrar a terra. Foi então que ele plantou uma vinha e se embriagou. Essa é a primeira advertência bíblica sobre o perigo da embriaguez.

  1. A destemperança do patriarca: a Bíblia diz que Noé se embriagou e despiu-se em sua tenda (Gênesis 9:20,21). Essa é a primeira vez que encontramos na Bíblia uma citação sobre a produção de vinho. Essa também é a primeira citação direta acerca da embriaguez. Algumas pessoas defendem que o episódio de Noé teria sido a primeira vez que uma pessoa havia se embriagado. Essas pessoas alegam que então Noé supostamente seria inocente aos efeitos do excesso de vinho. Mas biblicamente tal afirmação não tem sentido. O próprio Jesus em Mateus 24:38 fornece uma breve descrição da sociedade pré-diluviana. Ele diz que aquelas pessoas “comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento”. Portanto, é mais fácil entendermos que Noé errou. Ele se expôs e seu comportamento gerou consequências.

A maldade de Cam e Canaã

  1. A irreverência de Cam: em Gênesis 9:22 lemos sobre como Cam cometeu um erro grave diante da embriaguez de seu pai. O filho de Noé não lhe deu o respeito devido. Ele zombou da honra de seu pai! Existem muitos debates teológicos sobre a natureza do pecado de Cam. Mas a das sugestões não passam de especulações fruto de uma exegese fraca. A interpretação que encontra mais apoio bíblico utiliza apenas a descrição do próprio capítulo 9. Nela vemos que Noé estava embriagado, se despiu dentro de sua tenda (em sua privacidade) e Cam não respeitou a condição de seu pai. Ele entrou na tenda quando não deveria ter entrado. Após o ocorrido, seus irmãos precisaram cobrir o pai com uma capa para preservar-lhe, considerando que o relato bíblico parece indicar que Cam estava descrevendo tal situação. Seja como for, certo é que o pecado de Cam foi muito mais grave do que o pecado de Noé. O próprio escritor enfatiza muito mais a atitude de Cam do que a embriaguez de Noé. Podemos dizer que Noé errou na inconsequência de seus atos, enquanto Cam errou nitidamente em sua maldade. Alguns estudiosos acreditam que Canaã, filho de Cam, também esteve envolvido no ocorrido devido à punição que recebeu (Gênesis 9:25). Leia sobre quem foi Cam.

A piedade de Sem e Jafé

  1. O respeitoso ato de Sem e Jafé: alguns estudiosos defendem que Sem e Jafé só entraram na tenda de Noé devido à atitude errada de seu irmão. Isso significa que os três filhos sabiam que o pai estava embriagado dentro da tenda, e não deveriam se aproximar. Mas Cam, desrespeitosamente, ignorou esse fato e entrou na tenda. Além disso, ele ainda saiu para contar aos seus irmãos o que tinha visto. Diante da atitude de Cam, Sem e Jafé tiveram que tomar uma ação necessária. Embora não esteja claro como realmente aconteceu, o importante é que podemos afirmar que Jafé e Sem tiveram uma atitude prudente e respeitosa com seu pai. Eles preservaram-lhe a dignidade. Saiba quem foi Sem.

O juízo de Noé sobre a irreverência de Cam

  1. A maldição de Canaã: quando a embriaguez de Noé passou, ele soube o que havia ocorrido. Foi então que Cam não recebeu nenhuma bênção do pai como consequência de sua atitude; e ainda seu filho, Canaã, foi amaldiçoado. Provavelmente Noé viu a perversidade de Cam ainda mais nítida em Canaã. Isso pode explicar o fato de os outros filhos de Cam não terem sido amaldiçoados. Portanto, a maldição sobre Cannaã revela que não foi toda a descendência de Cam que foi amaldiçoada.

E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
(Gênesis 9:25)

  1. A benção de Sem e Jafé: em Gênesis podemos ver claramente a distinção de tratamento dispensada por Noé aos seus outros dois filhos que demonstraram respeito para com ele:

E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
(Gênesis 9:26,27)

Receber Estudos da Bíblia

Cumpre-se a maldição de Canaã

  1. Canaã perde a sua herança: quando analisamos Gênesis 9:26, notamos que a servidão de Canaã é uma das evidências da benção depositada em Sem. Cam teve outros filhos, dos quais saíram grandes nações; porém Canaã, embora inicialmente tenha originado vários povos que se espelharam por um longo território na Palestina, a profecia foi cumprida e os cananeus e seus descendentes foram subjugados. Algumas pessoas acabam defendendo de forma totalmente errada a ideia de que os povos negros receberam consequências dessa maldição. Isto é realmente um absurdo e um completo despreparo teológico. Não foi Cam quem foi amaldiçoado nesse texto, mas Canaã, e ele não foi o pai dos povos negros.
  2. A benção de Sem na pessoa de Israel: é interessante o fato de que primeiramente o texto de Gênesis 9:26 não mostra Sem sendo abençoado, e sim o seu Deus. No decorrer das Escrituras podemos perceber o significado disso. Através de Sem, a linhagem piedosa seria preservada, ou seja, o Messias viria de sua descendência.
  3. Jafé participa da benção de Sem: da mesma forma que Sem foi abençoado devido ao seu relacionamento com Deus, Jafé também seria abençoado devido ao seu relacionamento com Sem. Isso também pode ser explicado quando Deus prometeu abençoar Abraão e também as outras nações nele (Gênesis 12:3). O nome Jafé provavelmente significa “engrandecer”. Os descendentes de Jafé são os indo-europeus. Hoje sabemos que esses povos tiveram um papel fundamental na propagação da pregação do Evangelho, para que incontáveis pessoas agora habitem “nas tendas de Sem“. Descubra quem foi Jafé.

Conclusão

Pequenas atitudes às vezes causam consequências terríveis. Muitas pessoas enfatizam o erro de Noé na parte final do capítulo 9 de Gênesis. Mas é necessário que seja destacado, sobretudo, o comportamento de Cam; principalmente para que nós possamos tomar lição dessa passagem bíblica.

Muitas vezes nós agimos como Cam. Tem horas que parece nos faltar totalmente a sensibilidade e a piedade presente em Sem e Jafé. Parece que esperamos apenas um Noé se despir na tenda para que possamos sentir o prazer de nos divertir à custa do erro e da vergonha de alguém.

Que Deus nos proteja de tais atitudes; que Ele nos perdoe pela nossa falta de amor; e nos ensine cada vez mais o padrão moral que não concorda com o pecado. Que possamos ser corrigidos a cada dia segundo a sabedoria da Palavra de Deus.

Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.
(Gálatas 6:1)

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico