Aruna e Josué: Onde Encontramos Aruna na Bíblia?

Muita gente tem se perguntado ultimamente quem foi Aruna na Bíblia, e onde podemos encontra alguma referência sobre o romance de Aruna e Josué. Essa curiosidade está sendo motivada devido a uma novela produzida por um canal de televisão, onde, na trama, Aruna e Josué formam um par romântico.

Primeiro, não é o objetivo deste texto questionar o enredo da novela, nem mesmo julgar quem está acompanhando tal programação. Na verdade, creio que já esteja mais do que claro para quem conhece a Bíblia, o fato de que é muito raro encontrar uma produção que realmente transmita com fidelidade as narrativas bíblicas, sendo que, a grande maioria dessas obras, é praticamente ficção. Aqui, incluo filmes, novelas, séries e peças de teatro.

Para ser bem sincero, não me lembro de nenhuma produção que passe ilesa por uma análise teológica séria. Portanto, se alguém pretende assistir um filme, novela ou série com a finalidade de conhecer mais sobre a Bíblia, desista! Nada substitui a leitura e o estudo das Escrituras. Ao assistir qualquer título sobre alguma história bíblica, sempre é preciso ter consciência disto.

Quem foi Aruna?

A resposta para a pergunta sobre quem foi Aruna seria: depende! Digo depende, pois precisamos saber de qual Aruna estamos falando. Aruna pode ser desde um deus mitológico até uma personagem de quadrinhos.

Aruna ou Aru na tradição Hindu é a personificação do amanhecer. Já na mitologia Hitita, Aruna é um deus do mar. No universo dos quadrinhos, Aruna é uma super-heroína publicada pela DC Comics. A seguir, veremos o que pode ser dito sobre Aruna na Bíblia.

Aruna na Bíblia: o que a Bíblia diz sobre Aruna?

Já para esta pergunta, a resposta é muito simples: nada. Aruna não é citada na Bíblia em parte alguma. Se a Bíblia não diz nada sobre Aruna, o mesmo pode-se dizer dos relatos extrabíblicos, ou seja, não existe qualquer registro literário importante de tradições judaicas que fazem menção a uma personagem com esse nome, seja formando par romântico com Josué seja com qualquer outro personagem bíblico.

Para não dizermos que na Bíblia não encontramos nenhum nome que lembre o nome Aruna, em 1 Crônicas 21:15 e 2 Samuel 24:16 é citado um personagem com o nome de Araúna, também chamado de Ornã. Esse nome apresenta uma forma não semítica e possui uma origem difícil de ser determinada, talvez significando algo próximo dos títulos heteus que significam “nobres”, ou de um título huriano que significa “chefe” ou “governante”.

Este Araúna era um jebuseu que possuía uma parte do Monte Moriá. Ele vendeu essa parte ao rei Davi, e ele utilizou para construir um altar a Jeová. Algumas pessoas traduzem Araúna como Arúna, mas devido à complicada etimologia do nome, não podemos afirmar ao certo ser esse um erro de grafia ou uma possibilidade.

Aruna e Josué

Bem, como já dissemos, não existe qualquer referência bíblica sobre Aruna e Josué, ou seja, não existe Aruna na Bíblia. Na verdade, não há qualquer referência bíblica sobre quem foi a esposa de Josué.

Josué é citado ainda no Pentateuco, desde o livro de Êxodo, mas os maiores detalhes sobre sua vida, bem como sua liderança a frente do povo de Israel na conquista da Terra Prometida, estão registrados no livro do Antigo Testamento que leva seu nome.

Josué teve filhos e esposa?

Sobre a família de Josué, o que se sabe é que ele foi filho de Num e neto de Elisama, líder da tribo de Efraim na época do Êxodo (Nm 1:10; 7:28; cf. 1Cr 7:26). É possível até sabermos o nome de seu bisavô, Amiúde (Nm 1:10), mas nada é dito sobre sua esposa, nem a primeira e, muito menos, uma possível segunda.

Logo, não se pode fazer nenhum texto sobre Aruna na Bíblia porque simplesmente ela não existiu. Também não se pode afirmar que Josué se casou com uma mulher chamada Ana, porque a Bíblia também não esclarece isso. Algumas suposições sobre um possível romance de Josué e Raabe também não encontra qualquer base bíblica.

No entanto, é bastante provável que Josué tenha se casado, até porque em sua época dificilmente um homem de sua posição não se casava. Em Josué 24:15, lemos uma declaração de que ele sua família continuariam servindo ao Senhor. Assim, possivelmente Josué teve filhos e esposa, porém essas pessoas não foram relevantes para a narrativa bíblica.

Concluindo, Aruna, Ana ou qualquer outro nome que seja atribuído a esposa de Josué não possui fundamentação na Bíblia, e nem mesmo o nomes de seus filhos podem ser encontrados nela. Caso queira saber mais sobre a verdadeira história de Josué, leia o texto “Quem foi Josué na Bíblia?“.