O Que Significa Belzebu? Quem é Belzebu na Bíblia?

Belzebu é um nome que aparece no Novo Testamento para designar Satanás como o “príncipe dos demônios”. O significado literal de Belzebu na Bíblia é discutido; isso porque há dúvidas quanto a sua origem e grafia. Mas é amplamente aceito que provavelmente Belzebu significa “senhor das alturas” ou “senhor dos lugares altos”.

Também existe a possibilidade de que o nome Belzebu que aparece no Novo Testamento esteja conectado ao nome de uma divindade pagã mencionada no Antigo Testamento. Vejamos melhor a seguir.

Baal-Zebude e Belzebu na Bíblia

O nome Baal-Zebude é usado no Antigo Testamento para se referir ao deus de Ecrom. Acazias queria recorrer a essa divindade pagã, mas foi impedido pelo profeta Elias (2 Reis 1:1-16).

O nome Baal-Zebude significa literalmente “senhor das moscas”. Mas é bem provável que esse nome seja uma forma intencionalmente distorcida de Baal-Zebul, que significa “senhor do céu” ou “senhor dos lugares altos”. Se for esse o caso, então os hebreus modificaram zombeteiramente o nome original da divindade dos cananeus.

De fato não há nenhuma evidência clara que possa ligar explicitamente o Baal-Zebude do Antigo Testamento e o Belzebu do Novo Testamento. Mas pode ser que realmente Belzebu, do grego Beelzeboul, seja uma transliteração de um nome hebraico ou aramaico, e então traz uma possível referência ao Baal-Zebude do Antigo Testamento.

Obviamente isso não significa que ambos os nomes se refiram ao mesmo objeto. Em outras palavras, o Baal-Zebude (ou Baal-Zebul) do Antigo Testamento era o nome de um deus pagão cultuado por povos antigos, enquanto o Belzebu do Novo Testamento é uma designação de Satanás. Saiba também quem é Satanás.

Algumas pessoas acabam pensando que o próprio Satanás era o deus de Ecrom, mas essa interpretação não é correta. Apesar de ser verdade de que por trás de toda idolatria existe motivações malignas e influências satânicas, ainda assim os falsos deuses são frutos do imaginário do homem cuja natureza é corrompida pelo pecado (cf. Romanos 1:20-25). Então o Baal-Zebude do Antigo Testamento era um ídolo criado e adorado pelos homens, enquanto o Belzebu do Novo Testamento realmente é uma referência a um ser real: o maioral dos demônios.

Jesus e Belzebu

Os escribas e fariseus tentaram associar Jesus a Belzebu. Eles diziam que Jesus estava possesso de Belzebu e o acusaram de expulsar os demônios pelo poder de Belzebu (Lucas 11:15-19). Então Jesus argumentou que não fazia sentido pensar que Satanás estava dividido contra si mesmo. Com isso Jesus estava afirmando claramente que Ele expulsava demônios pelo poder de Deus através do Espírito Santo.

Além do mais, Jesus repreendeu aquelas pessoas severamente. Ele mostrou o quão grave era aquele tipo de pensamento e acusação. Isso porque ao dizerem que Jesus fazia maravilhas pelo poder de Belzebu (Satanás), aqueles homens desprezavam e blasfemavam contra o Espírito Santo de Deus, a verdadeira fonte do poder pelo qual Jesus agia em seu ministério (Mateus 12:24-32; Marcos 3:22-30). Parece também que em outras ocasiões os homens pervertidos chagaram a dizer que o próprio Jesus era Belzebu (cf. Mateus 10:25).