Por que o “deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos”?

Quando a Bíblia diz que Satanás é o “deus deste século” que cegou o entendimento dos incrédulos, isso significa que ele é a influência por de trás desde mundo caído e perverso. Ele rege este mundo no que diz respeito ao seu modo de vida contrário à Palavra de Deus.

O diabo cega o entendimento dos incrédulos para que eles não possam compreender a verdade do Evangelho. Assim, ele exerce autoridade sobre os vários aspectos de suas vidas e influencia seus pensamentos, ações e desejos.

Foi o apóstolo Paulo quem falou do diabo como o “deus deste século”. Ele aplicou essa expressão ao falar do ministério do engano e da mentira de Satanás, em oposição ao fiel ministério da proclamação do verdadeiro Evangelho da Nova Aliança de Jesus Cristo (2 Coríntios 2:14-6:10).

Paulo foi um apóstolo comissionado pelo Senhor para desempenhar o excelente ministério de proclamação do Evangelho. Frequentemente ele enfrentava resistência de pessoas que eram inimigas da obra de Deus e se empenhavam em espalhar heresias e minar a fé dos crentes. A cidade de Corinto foi um dos lugares onde ele mais enfrentou oposição.

Os falsos mestres de Corinto acusavam Paulo de ser um enganador que pregava uma mensagem antiquada e ineficaz. Mas na verdade eram eles que adulteravam e distorciam a Palavra de Deus. Então nesse contexto Paulo escreveu: “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto; nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4,5).

O deus deste século

Dizer que Satanás é o deus deste século não significa dizer que ele é uma divindade; e muito menos significa colocá-lo no mesmo nível de Deus. Só há um Deus Todo-Poderoso que governa soberanamente todas as coisas.

Satanás é simplesmente uma criatura de Deus. Ele é um ser espiritual que caiu do estado original de pureza em que foi criado; isto é, ele é um anjo caído que agora dedica sua existência a ser adversário de Deus e de seu povo. Ele não é o único nesse estado. A Bíblia diz que há muitos outros anjos que também pecaram, e que Satanás possui liderança sobre eles.

Por causa de sua atual natureza, propósito e ação, os textos bíblicos falam de Satanás como sendo o maioral dos demônios, o príncipe deste mundo, o príncipe da potestade do ar etc. (Mateus 13:28; João 8:44; Efésios 2:2).

Então Satanás não governa de forma absoluta este mundo. Na verdade ele só pode operar dentro dos limites que Deus lhe impôs. Ele só pode ir até onde Deus lhe permite ir. Em sua soberania e sabedoria, Deus permite que Satanás domine sobre o mundo incrédulo. A Bíblia diz que Satanás exerce a autoridade que lhe foi dada (Lucas 4:6).

John MacArthur explica a expressão “deus deste século” dizendo que Satanás controla a atual disposição de mente do mundo expressa por meio dos ideais, opiniões, objetivos, esperanças e visões da maioria das pessoas. Isso envolve as filosofias, a educação e a economia do mundo.

Receber Estudos da Bíblia

Cegou o entendimento dos incrédulos

Satanás é o fomentador do engano e da mentira que há no mundo (João 8:44). O diabo é tão meticuloso em seu propósito, que a Bíblia diz que ele é capaz de se transformar em anjo de luz para enganar as pessoas (2 Coríntios 11:14). Então através de simulacros de milagres, sinais e maravilhas, ele engana os pecadores mais e mais (2 Tessalonicenses 2:9). Através de seu sistema mundano e iníquo, Satanás cega o entendimento dos incrédulos para as verdades de Deus.

Portanto, como resultado da ação de Satanás neste mundo, os incrédulos se aprofundam ainda mais em suas impiedades, aumentam ainda mais suas trevas morais e transgridem cada vez mais a vontade de Deus, não compreendendo plenamente as verdades e demandas do Evangelho.

A única forma de esse estado de incredulidade e cegueira ser alterado é se o próprio Deus iluminar o entendimento do pecador através do Evangelho, despertando-o para a salvação em Cristo por meio da fé (2 Coríntios 4:6; cf. João 3:3). A obra vivificadora do Espírito de Deus na vida do pecador o liberta do sistema do mundo operado por Satanás (Efésios 2:1-8).

O deus deste mundo não tem poder sobre os crentes

Isso também quer dizer que “o deus deste século” não domina sobre os verdadeiros crentes em Cristo Jesus. Os ímpios são escravos do pecado. Como prisioneiros do diabo, eles servem como agentes propagandistas de sua vontade maligna (2 Timóteo 2:26).

Mas a Bíblia diz que os redimidos foram resgatados por Deus do domínio das trevas e transportados para o Reino do seu Filho amado (Colossenses 1:13). Eles vêem a glória de Cristo pela iluminação do Evangelho e refletem essa glória em suas vidas diárias. Ainda que o deus deste século tente enganá-los, ele jamais terá êxito em seu empreendimento.

O apóstolo João explica por que o deus deste século que cegou o entendimento dos incrédulos, não possui poder sobre os crentes. Ele diz: “Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5:19,20).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar