O Que Significa Dizer Que Deus Resiste aos Soberbos?

A Bíblia diz que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Esta declaração significa que Ele abate os orgulhosos e sustenta com sua graça aqueles que têm espírito humilde.

Deus resiste aos soberbos porque essas pessoas satisfazem seu orgulho no mundo. Elas se consideram autossuficientes. O soberbo se acha merecedor de tudo. Então onde há orgulho não há espaço para a graça que é um favor imerecido. Por outro lado, Deus dá graça aos humildes. Diferentemente dos soberbos, os humildes entendem que são totalmente dependentes de Deus e são gratos por sua graça derramada.

Essa frase aparece duas vezes no Novo Testamento. Na verdade Ela é uma citação do livro de Provérbios que diz: “Certamente Ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos humildes” (Provérbios 3:34).

Então com base nesse texto de Provérbios, Tiago escreve: “Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6). O apóstolo Pedro também utiliza a mesma declaração e escreve: “[…] e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (1 Pedro 5:5).

Deus resiste aos soberbos

A Bíblia é muito clara ao mostrar que Deus resiste aos soberbos. O escritor de Provérbios diz que Deus detesta olhos altivos, e abomina aqueles que têm coração arrogante (Provérbios 6:17; 16:5). O mesmo livro de Provérbios ainda diz que a soberba causa contendas e leva à ruína (Provérbios 13:10; 16:18).

Facilmente podemos citar vários exemplos de homens e mulheres que foram castigados por Deus por causa de seu orgulho. Jezabel é um desses exemplos. A esposa do rei Acabe era uma mulher arrogante e má. Ela perseguiu os profetas do Senhor e incentivou a idolatria em Israel. O profeta Elias foi um dos mais perseguidos por ela. Mas no tempo oportuno o juízo de Deus caiu sobre ela. No final, aquela mulher orgulhosa acabou tendo seu corpo comido por cães (1 Reis 21:7,23; 2 Reis 9:30-37).

Antes disso, houve também o péssimo exemplo de Nabal, esposo de Abigail. Ele foi completamente soberbo diante de Davi e seu fim foi melancólico (1 Samuel 25:3-38). Um dos casos mais clássicos do Antigo Testamento que mostra que Deus resiste aos soberbos é a história do rei Nabucodonosor. Ele foi avisado por Deus acerca do perigo do orgulho, mas ainda assim caiu nesse grave pecado.

O rei do império mais poderoso da época teve seu orgulho abatido ao ser reduzido ao comportamento animal. Mas diferentemente dos outros dois casos, Nabucodonosor teve a oportunidade de reconhecer seu erro (Daniel 4:30-37).

No Novo Testamento há também o exemplo de Herodes Agripa I. Ele foi dominado pela soberba e orgulhoso tentou se apossar da glória que só pertence a Deus. Então seu fim foi horroroso (Atos 12:20-23).

Deus dá graça aos humildes

A importância da humildade é claramente ensinada nas Escrituras. Nas páginas do Antigo Testamento lemos sobre muitas pessoas que verdadeiramente tiveram suas vidas caracterizadas pela humildade.

Aqui podemos citar a história de Ana. Ela se humilhou perante Deus e humildemente orou pedindo pela misericórdia e por um milagre divino. Deus ouviu sua oração e lhe tornou a mãe do profeta Samuel. Depois, a mesma mulher estéril ainda foi mãe de outros filhos (1 Samuel 1:12-20).

No Novo Testamento, vemos que o próprio Senhor Jesus se ocupou em advertir seu povo acerca da necessidade de um espírito humilde. Por mais de uma vez Ele falou que “aquele que se humilhar será exaltado, e aquele que se exaltar será humilhado” (Mateus 23:12; Lucas 14:11; 18:14).

O apóstolo Paulo também é outro grande exemplo de humildade na Bíblia. Sua história de vida testifica que de fato Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Ele se considerava o principal dos pecadores e o menor dos apóstolos. Ele reconhecia que a graça de Deus era seu grande sustento (1 Coríntios 15:9,10; 1 Timóteo 1:15,16).

Paulo viveu experiências extraordinárias. Ele foi o maior escritor de livros da Bíblia e pode ser considerado o maior líder do Cristianismo. Mas Deus o preservou da soberba; inclusive lhe deu um espinho na carne.

Mas Paulo provou na prática a veracidade do ensino bíblico de que Deus dá graça aos humildes. Ele escutou do Senhor: A minha graça te basta! (2 Coríntios 12:9). Sabendo que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”, o cristão deve seguir o conselho do apóstolo Pedro, e revestir-se com as vestes da humildade (1 Pedro 5:5).