O Que Significa Efrata na Bíblia? Quem Eram os Efrateus?

Efrata é um nome alternativo que a Bíblia registra para a cidade de Belém de Judá. Dessa forma, na Bíblia “efrateu” geralmente é a designação de alguém natural da região de Efrata. Mas os descendentes de Efraim algumas vezes também são chamados de “efrateus”.

Efrata também era o nome da esposa de Calebe e mãe de Hur (1 Crônicas 2:19,50). Há alguma discussão no que diz respeito ao significado dessa palavra, mas muitos estudiosos sugerem que Efrata significa “lugar frutífero”. Isso se harmoniza com o fato de que o nome Belém – que designa o mesmo lugar que Efrata – significa “casa do pão”.

A cidade de Efrata

Frequentemente os estudiosos afirmam que Efrata era o antigo nome de Belém de Judá. De qualquer forma, os textos bíblicos indicam que esse nome era uma designação equivalente para Belém (cf. Gênesis 35:16-19).

Mas ainda há algumas referências que parecem fazer uma leve distinção entre Efrata e Belém, ainda que mantendo uma associação direta entre uma e outra. Por exemplo: o livro de Rute traz a seguinte afirmação: “E todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; o SENHOR faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Léia, que ambas edificaram a casa de Israel; e há-te já valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém” (Rute 4:11).

A profecia do profeta Miqueias emprega a forma composta “Belém-Efrata” para falar sobre o local do nascimento de Jesus Cristo (Miqueias 5:2). Nessa passagem Belém-Efrata é identificada como um lugar pequeno e sem expressão de Judá, mas de onde haveria de sair o Messias prometido.

Alguns estudiosos sugerem que pode ser que inicialmente Efrata tenha sido independente de Belém, mas com o tempo acabou sendo integrada a Belém. Outros também sugerem que talvez Efrata fosse o nome do distrito maior onde se localizava Belém.

Foi nas proximidades de Efrata que Raquel deu à luz a Benjamim e morreu. A Bíblia diz que ela foi sepultada “no caminho de Efrata; está é Belém” (Gênesis 35:19). Mais recentemente alguns intérpretes têm considerado as referências sobre o local do sepultamento de Raquel nos livros de 1 Samuel e Jeremias para propor que a Efrata citada em Gênesis ficava mais próxima de Betel, ao norte da fronteira de Benjamim (cf. 1 Samuel 10:2; Jeremias 31:15).

Outra referência a Efrata difícil de interpretar é aquela registrada no Salmo 132. O texto poético diz que a Arca da Aliança foi encontrada em Efrata (Salmo 132:6). Então alguns comentaristas defendem que nesse caso essa área na Palestina designada como “Efrata” estava conectada com Quiriate-Jearim, ou talvez seja uma referência poética aos territórios das tribos do Norte que muitas vezes são identificados como “Efraim”.

Receber Estudos da Bíblia

Os efrateus

Os efrateus eram os habitantes de Efrata. Nesse sentido, devido à associação entre Efrata e Belém, o termo “efrateu” pode ser entendido como equivalente ao termo “belemita”. É assim que os membros da família de Noemi são chamados de “efrateus, de Belém de Judá” (Rute 1:2). Jessé, o pai do rei Davi, também é designado como “um homem efrateu, de Belém de Judá” (1 Samuel 17:12).

Mas conforme já foi dito no início, os efraimitas – descendentes da tribo de Efraim – também são chamados algumas vezes de “efrateus”. Elcana, o pai do profeta Samuel, é designado como efrateu (1 Samuel 1:1). Antes disso, efraimitas do tempo de Jefté também são chamados de efrateus (Juízes 12:5). No entanto, traduções mais modernas têm traduzido essas passagens empregando o termo “efraimita” ao invés de “efrateu”.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar