Esperar no Senhor significa entregar a Ele todas as suas inquietações e depositar n’Ele toda sua confiança, independentemente de qualquer coisa que aconteça. Frequentemente os textos bíblicos dizem de alguma forma a frase: “Espera no Senhor”. Esperar no Senhor é um exercício de paciência e fé.
Mas há muitas pessoas que realmente não entendem tudo o que implica o ensino bíblico de que devemos esperar no Senhor. Isso acontece principalmente porque o tempo de espera no Senhor frequentemente é um período longo e angustiante.
Espera no Senhor!
O significado de esperar expressa o sentido de confiança e expectativa. Quando a Bíblia diz “espera no Senhor” isso significa que o crente deve ter plena esperança em Deus; ele deve contar fielmente com a ação divina. Essa espera não é uma espera comum, mas uma espera com fé.
Consequentemente, aquele que espera no Senhor não desiste no meio do caminho; não toma decisões por sua própria força; e não cede aos desejos de sua própria vontade. Ao esperar no Senhor, o cristão tem por certo que no momento adequado o socorro divino virá. Esse momento, no entanto, não é fundamentado na pressa humana, mas no propósito de Deus.
O salmista Davi foi um dos escritores bíblicos que mais escreveu sobre a necessidade de esperar no Senhor. No Salmo 27, por exemplo, Davi declara: “Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor” (Salmo 27:13,14).
Os salmos de romagem também instruem o crente a esperar no Senhor em qualquer circunstância. O autor do Salmo 130 diz: “Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra” (Salmo 130:5). Em seguida, o mesmo autor convoca o povo do Senhor a esperar em sua provisão: “Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção” (Salmo 130:7; cf. Salmo 131:3).
Esperar no Senhor inclui ser perseverante no sofrimento
Em certo momento de sua vida, Davi escreveu: “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmo 40:1). No texto hebraico dessa frase há uma ênfase muito grande no conceito de esperar no Senhor por um longo tempo em meio à angústia.
O crente deve esperar no Senhor em meio ao sofrimento sem desistir, aguardando o tempo da resposta de Deus. Enquanto o crente espera no Senhor, sua fé é verdadeiramente provada, aperfeiçoada e aprovada.
O apóstolo Paulo escreve que os redimidos se gloriam também nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência produz a experiência, e a experiência produz a esperança. Essa esperança, porém, jamais traz confusão. Isso porque ela é uma certeza infalível cuja base está no amor de Deus derramado nos corações dos crentes pelo Espírito Santo que lhes foi dado (Romanos 5:3-5).
O que espera no Senhor jamais é confundido
Davi, mais uma vez falando sobre a importância de esperar no Senhor, diz algo que se harmoniza com o que Paulo escreve. Ele afirma: “Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa” (Salmo 25:3).
As pessoas que vivem longe da vontade do Senhor muitas vezes demonstram ter um suposto controle de suas vidas. Aos olhos humanos, o ímpio até parece ser senhor de seu caminho ao aparentemente viver uma vida estável. Mas tudo isso é ilusão. Na verdade o ímpio vive uma permanente confusão e uma completa ausência da verdadeira esperança.
O homem mau transgride a Lei de Deus e sente prazer nisso, pois pensa estar fazendo um bom negócio. Ele vive como se o dia do juízo jamais fosse chegar. Mas aquele que espera no Senhor não apenas confia em seu socorro misericordioso, mas também confia que em breve a santa ira divina será derramada sobre os pecadores impenitentes. O crente que espera no Senhor nunca ficará confundido quanto a essas coisas.
Quem espera no Senhor possui um alvo superior
A Bíblia Sagrada contrasta o ímpio que se entrega às vaidades enganosas com o justo que confia no Senhor (Salmo 31:6). A prosperidade e o sucesso daqueles que confiam na força de seus próprios braços são realidades frágeis e passageiras, mas aquele que espera no Senhor e guarda o seu caminho é herdeiro de uma bem-aventurança eterna (Salmo 37).
O sábio escritor de Provérbios exorta seus leitores a nunca buscar vingança pessoal, mas esperar pelo Senhor que d’Ele vem o verdadeiro livramento (Provérbios 20:22). Ainda no livro de Provérbios, o escritor bíblico aconselha o crente a confiar no Senhor de todo seu coração, e jamais se apoiar em seu próprio entendimento (Provérbios 3:5).
O povo de Deus não apenas espera n’Ele por um socorro temporal nesta vida, mas por um livramento definitivo e eterno. Numa profecia com implicações escatológicas, o profeta Isaías diz: “E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem esperávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos” (Isaías 25:9).
Tiago escreve que a vida do verdadeiro cristão deve ser marcada pela espera no Senhor. Isso porque o grande desejo do crente diz respeito ao tão aguardado dia do retorno de Cristo. Portanto, os santos devem ser pacientes até que esse dia venha (Tiago 5:7-8). Além disso, o próprio Jesus, na Parábola das Dez Virgens, indica que essa espera deve ser zelosa, perseverante e vigilante (Mateus 25:1:13). O crente deve esperar no Senhor até o fim.