O Que Significa “Esperei com Paciência no Senhor”?

“Esperei com paciência no Senhor” é uma declaração feita por Davi em um de seus salmos. Um estudo bíblico dessa frase indica a confiança perseverante e paciente do salmista em Deus num período de crise.

A declaração “Esperei com paciência no Senhor” faz parte do Salmo 40. Nele, o salmista Davi escreve: “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmo 40:1). Essas palavras servem de introdução para uma oração do salmista em que ele mistura louvor e ação de graças, suplica por livramento e lamentação.

Esperei com paciência no Senhor

A frase “Esperei com paciência no Senhor” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “Esperando esperei pelo Senhor”. Essa expressão é um hebraísmo que combina a ideia de um intenso desejo com uma completa submissão mental à vontade de alguém. O salmista esclarece que essa submissão é devida ao Senhor. Alguns eruditos dizem que a duplicação do verbo esperar no original “esperando esperei” expressa constância, seriedade e, sobretudo, paciência.

Portanto, ao dizer “Esperei com paciência no Senhor”, Davi informa que o alvo de sua resignação pessoal e absoluta confiança é o Senhor. Essa é uma questão muito importante, porque nos ensina que não é qualquer tipo de submissão, qualquer tipo de confiança ou qualquer tipo de paciência.

Muitas pessoas são submissas, confiantes e pacientes. Mas é preciso mais do que isso. É preciso ser submisso à vontade do Senhor; é preciso ser confiante no propósito do Senhor; é preciso ser paciente no poder do Senhor. Por isso faz todo sentido o salmista dizer: “Esperando esperei pelo Senhor”.

Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim

A genuína espera paciente no Senhor não é em vão. O apóstolo Paulo diz que “o Senhor conhece os que são seus” (2 Timóteo 2:19). Quando a Bíblia diz que Deus conhece alguém, isso não significa um simples conhecimento, no sentido de saber quem é tal pessoa. Deus conhece plenamente todas as coisas. Ele é onisciente!

Então quando a Bíblia diz que Deus conhece alguém, isso significa que Ele se relaciona de forma pessoal e especial com essa pessoa. Por sua infinita graça e misericórdia, Ele se atenta ao sofrimento de seu povo e se compadece dele.

Aqui há algo realmente extraordinário! Davi diz que o Deus Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra, Sustentador do universo e Senhor da História, se inclinou para ele. Isso significa que Deus, sendo tão poderoso, tão majestoso, tão glorioso e tão perfeito, age com condescendência ao desviar sua atenção de sua própria grandeza para olhar para algo ou alguém incomparavelmente inferior a Ele.

Receber Estudos da Bíblia

Esperei com paciência no Senhor, e Ele ouviu o meu clamor

O salmista não apenas diz: “Esperei com paciência no Senhor”; mas também diz: “e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. Com isso Davi afirma que ele esperou com paciência no Senhor e essa espera foi recompensada com atenção e livramento. O restante do salmo indica que Deus libertou o salmista do perigo e da presença da morte. Isso também revela que Davi havia passado por muitas circunstâncias adversas. Esperar no Senhor não significa ter uma vida fácil e sem problemas.

No entanto, ao dizer “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”, Davi declara que apesar de tudo sua confiança em Deus continuou firme até o fim. Isso também expressa que ele foi submetido a uma longa espera; ele sofreu demoradas tribulações.

Isso fica claro pela repetição verbal na expressão “esperando esperei”. Definitivamente sua angústia não foi breve. Aqui aprendemos que Deus não age de acordo com o nosso próprio tempo.

Em nossa agenda, muitas vezes parece que Deus não se mostra apressado em vir em nosso socorro. Mas isso não significa que Ele nos abandonou. Na verdade, propositalmente Ele no mantém nesse período de espera paciente, já que a longa espera possui um caráter fundamental no aperfeiçoamento da fé.

Devemos então continuar a esperar enquanto estamos esperando. Devemos depositar toda confiança em Deus e ser confortado com a certeza de que no tempo oportuno, de acordo com o soberano propósito divino, nosso livramento virá. Essa é a grande lição da declaração “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close