Por Que Davi Era Um Homem Segundo o Coração de Deus?

Ser um homem segundo o coração de Deus significa ser uma pessoa comprometida com a vontade e os propósitos do Senhor. A Bíblia diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus. Ele foi a pessoa que Deus escolheu, conforme o Seu agrado, para ser o líder sobre o povo de Israel.

Lemos que Davi era um homem segundo o coração de Deus no contexto da sucessão no trono de Israel. Naquela época Saul reinava sobre os israelitas. Mas ele acabou fazendo o que era mal perante o Senhor, e por isso foi rejeitado.

Então através do profeta Samuel, deus lhe avisou: “O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo; porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou” (1 Samuel 13:14; cf. 1 Samuel 15). John MacArthur comenta a expressão “um homem que lhe agrada” dizendo que em vez de Saul, Deus haveria de escolher um homem com o coração segundo o Seu; ou seja, alguém dedicado a obedecer a Deus.

Depois, na ocasião em que o profeta Samuel foi enviado à casa de Jessé para ungir o novo rei de Israel, esse caráter de Davi foi enfatizado. Quando Samuel ficou impressionado com a imponência de Eliabe, Deus o advertiu: “O SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (1 Samuel 16:7).

Já nos tempos do Novo Testamento, Paulo de Tarso citou esse testemunho acerca de Davi em sua pregação em Antioquia. Ao resumir a história do povo de Israel, Paulo falou sobre a ascensão e queda do rei Saul. Em seguida ele explicou sobre como Deus levantou Davi como rei em Israel, do qual testemunhou: “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (Atos 13:22). Paulo ainda ressaltou que foi da descendência de Davi, conforme a promessa, que Deus trouxe a Israel o Salvador que é Jesus (Atos 13:23).

Ser um homem segundo o coração de Deus significa ser perfeito?

A verdade de que Davi era um homem segundo o coração de Deus não quer dizer que ele era alguém sem defeitos. Ao contrário disso, a Bíblia afirma a natureza pecaminosa de Davi. Ele próprio, em vários de seus salmos, reconhece a miséria de seu pecado.

Inclusive, um dos episódios mais marcantes da história de Davi é aquele em que ele é repreendido pelo Senhor através do profeta Natã por causa de seu grave pecado envolvendo Urias e Bate-Seba (2 Samuel 12).

Então como alguém imperfeito poderia ser chamado de “o homem segundo o coração de Deus”? O Salmo 51 nos ajudar a entender esta questão:

Algumas lições sobre ser um homem segundo o coração de Deus

Quando olhamos para a vida de Davi, entendemos algumas verdades fundamentais sobre o que significa ser um homem segundo o coração de Deus.

  1. Ser um homem segundo o coração de Deus não é resultado de méritos próprios, mas da graça de Deus. Davi era um homem segundo o coração de Deus porque ele agia de acordo com a vontade de Deus. Mas como vimos, Davi era um homem imperfeito. Porém, ele sabia que dependia da graça e do poder do Espírito Santo para que seu coração estivesse alinhado ao coração de Deus.
  2. Ser um homem segundo o coração de Deus é ser plenamente satisfeito no Senhor. É entender que a vontade divina prevalece sobre a vontade dos homens; e isso inclui a nossa própria vontade. Davi dizia que não andava à procura de grandes coisas ou de maravilhosas realizações pessoais; mas que esperava no Senhor e descansava nele como um filho descansa nos braços de sua mãe (cf. Salmo 131).
  3. Ser um homem segundo o coração de Deus é crer na soberania absoluta do Senhor sobre todas as coisas. É confiar em Deus em toda e qualquer circunstância. Enquanto fugia da revolta de Absalão, Davi dizia: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta” (Salmo 3:5).
  4. Na maioria das vezes ser alguém segundo o coração de Deus será completamente o oposto de ser alguém segundo o coração dos homens. Ou agradamos a Deus, ou agradamos aos homens. Não há meio termo! Saul foi alguém segundo o coração dos homens e acabou rejeitado por Deus (cf. 1 Samuel 9:18-22; 15:24).
  5. Ser um homem segundo o coração de Deus significa estar submetido ao pronto exame do Senhor. No Salmo 139, por exemplo, o salmista reconhece sua limitação diante da soberania e da grandiosidade de Deus. Então ele ora para que Deus o examine e avalie se há nele algo que ofende ao Senhor; pois ele quer ser conduzido pelo caminho eterno (Salmo 139:23,24). Os homens e mulheres segundo o coração de Deus são aqueles que são sondados, corrigidos, instruídos e guiados pelo Senhor.