Kairos significa “tempo determinado”, “tempo oportuno” ou “momento certo”. Essa é uma palavra grega muito usada na Bíblia no Novo Testamento para se referir a um tempo definido ou momento específico. Kairós é o momento decisivo; é o tempo em que as coisas são conduzidas à oportunidade ou à crise.
A língua grega tem vários termos que expressam a noção do tempo, e kairós é um deles. Outro termo muito usado para falar da experiência do tempo, mas com uma conotação oposta a de kairós, é o grego chronos.
De forma bem simples, é possível dizer que kairos trata do tempo em seu aspecto qualitativo; enquanto chronos trata do tempo em seu aspecto quantitativo. Em outras palavras, chronos expressa a ideia quantitativa e linear do tempo; isto é, o tempo como um período, espaço ou intervalo que tem uma duração e que pode ser medido, contado e estudado. Chronos tem a ver com o tempo passageiro, sequencial e cronológico.
Já kairos expressa o conceito do conteúdo do tempo. Por isso kairós é a palavra usada para enfatizar o tempo em seu sentido pontual e preciso. A palavra kairós pode ser aplicada tanto de forma negativa quanto positiva. De forma negativa, kairós implica na ideia de crise; e de forma positiva implica na ideia de oportunidade. Então kairós não carrega os sentidos de passado e futuro, mas simplesmente o sentido de momento.
O uso de kairós na Bíblia
Kairós é uma palavra empregada em várias passagens do texto grego do Novo Testamento. Às vezes, essa palavra aparece na mesma frase acompanhada de chronos; e assim inclui tanto o aspecto quantitativo quanto qualitativo do tempo.
Um bom exemplo disso é a declaração de Jesus ao responder o questionamento dos discípulos acerca dos propósitos de Deus para o futuro. Jesus disse: “Não compete a vocês conhecer os tempos [chronous] ou as épocas [kairous] os quais o Pai fixou por sua própria autoridade” (Atos 1:7). Essa resposta de Jesus também revela que todo o tempo, em qualquer que seja o seu aspecto, pertence a Deus e está sob seu absoluto controle. Ele organiza e controla o chronos, e estabelece kairos de acordo com a sua vontade.
Um texto bíblico que expressa muito bem o significado de kairós é Efésios 5:15-16. Nele o apóstolo Paulo escreve: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como insensatos, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”. A expressão “remindo o tempo [kairos]” denota exatamente a ideia de aproveitar bem cada oportunidade, ou seja, não desperdiçar ou deixar passar o momento certo, o tempo oportuno de agir.
O escritor de Hebreus também escreve sobre como, através de Jesus Cristo, podemos nos achegar confiantes ao trono da graça, “para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno [eukairos]” (Hebreus 4:16).