Lição 10: Milênio, Um Tempo Glorioso Para a Terra

Milênio, Um Tempo Glorioso Para a Terra é o tema da lição 10 das Lições Bíblicas CPAD do 1º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição estudaremos as diferentes correntes escatológicas acerca do Milênio.

Texto Áureo:

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
(Apocalipse 20:4)

Leitura Bíblica em Classe:

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
(Apocalipse 20:1-6)

Introdução

Alguns estudiosos definem o Milênio como um período de tempo em que muitos intérpretes bíblicos ficarão discutindo sobre que é o Milênio. Claro que isso é uma brincadeira, mas serve para termos uma ideia sobre o tamanho da controvérsia que existe sobre o assunto.

Teólogos de peso ao longo da história do cristianismo se posicionaram de maneira oposta uns aos outros sobre qual seria a melhor interpretação em relação ao Milênio. Nessa lição veremos os conceitos fundamentais de cada uma das diferentes interpretações sobre esse tema.

Para um estudo completo sobre esse tema, leia um estudo sobre o que é o Milênio do livro no Apocalipse.

O Reino Milenial

Basicamente existem quatro correntes escatológicas sobre o assunto: Pré-Milenismo Histórico, Pré-Milenismo Dispensacionalista, Amilenismo e Pós-Milenismo.

O Governo de Jesus Cristo

Para melhor entendimento, vamos analisar o Governo de Jesus Cristo sob dois aspectos diferentes: um governo literal e físico na terra durante mil anos (posições Pré-Milenistas), e um governo espiritual que precede a Segunda Vinda.

Em um Milênio futuro e literal, a terra será restaurada (Romanos 8:20-23). Não se trata do novo céu e nova terra, mas uma terra restaurada provisoriamente. Essa terra será governada pelo próprio Jesus, e Jerusalém será a capital do mundo (Isaías 2:1-3; 60:3), onde Cristo se assentará sob o trono de Davi e regerá todas as nações (Zacarias 14:9). A Igreja reinará com Cristo, de modo que todos os salvos serão reis e sacerdotes, reinando com poder e autoridade (Apocalipse 2:26; 20:6).

Nesse reino milenial, participarão todos os salvos, o remanescente dos israelitas e os que escaparem da Grande Tribulação (desde que não tenham ficado de lado opostos ao povo de Israel). Haverá um grande avivamento espiritual como nunca houve, já que o próprio Cristo estará literalmente na terra.

A natureza será transformada, de modo que os efeitos do pecado serão temporariamente removidos, além de que todos os habitantes serão prósperos e maravilhosamente saudáveis. Nesse período Satanás estará literalmente “acorrentado”, e, ao final dos mil anos, ele novamente será solto para enganar e corromper as nações.

Em um Milênio espiritual, a prisão de Satanás ocorreu na Primeira Vinda de Cristo (Mateus 12:29; Lucas 10:17,18; João 12:31,32; Colossenses 2:15; Hebreus 2:14; 1 João 3:8; Apocalipse 12:5-17), ou seja, essa prisão está diretamente ligada à obra redentora de Cristo na cruz.

Nessa interpretação o aprisionamento de Satanás significa uma restrição de seu modo de agir em relação ao período anterior ao ministério de Cristo, onde ele segava todas as nações, de modo que no Antigo Testamento é possível notar que apenas Israel (salvo raríssimas exceções) tinha o conhecimento do verdadeiro Deus, isto é, a maior parte do mundo era predominantemente pagã.

Agora com esse aprisionamento, Satanás não pode impedir que o Evangelho seja pregado por todo mundo, e muito menos destruir a Igreja de Cristo. A história do Cristianismo deixa esse princípio bem claro, quando nitidamente vemos a Igreja triunfando sobre todos os problemas e perseguições que surgiram ao longo do tempo.

Assim, os mil anos é simbólico, e significa um longo período de tempo completo. Cristo recebeu do Pai o reino, e o Milênio é o período descrito pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntio 15:23-25, onde Cristo reina até colocar todos os Seus inimigos debaixo dos seus pés. Nessa interpretação, enquanto a Igreja avança e prega o Evangelho na terra, as almas dos salvos que já morreram reinam com Cristo no céu, aguardando o momento tão esperado da Segunda Vinda e o Juízo Final.

Aspectos Relevantes do Milênio

A discussão sobre o Milênio está diretamente ligada ao sistema de leitura do livro do Apocalipse.

Geralmente quem adota a posição de um Milênio espiritual que precede a volta de Cristo, utiliza um sistema de leitura recapitulativa, onde o livro do Apocalipse é dividido em sete seções paralelas e progressivas, isto é, onde a mesma história é contada e recontada sete vezes, porém de perspectivas diferentes, e, conforma as seções vão avançando, a narrativa também vai se intensificando e a revelação vai ficando mais clara.

Nesse sistema, o capítulo 19 do Apocalipse retrata o dia do juízo, e o capítulo 20 retorna ao começo da atual dispensação, semelhante ao que ocorre com os capítulos 11 e 12, onde no final do capítulo 11 é anunciado o dia do juízo, e no começo do capítulo 12 a história é novamente recomeçada contando o nascimento, ascensão e coroação de Cristo.

Há também quem adote a visão Pré-Milenista (principalmente o Pré-Milenismo Histórico), e também utilize o sistema de recapitulação, porém entende que entre os capítulos 19 e 20 há uma sequência de eventos e não uma recapitulação.

Já quem segue o Pré-Milenismo Dispensacionalista, geralmente adota o sistema de sucessão cronológica do Apocalipse, ou seja, cada capítulo sucede o outro cronologicamente. Esse sistema de leitura obrigatoriamente culminará na interpretação de um Milênio futuro literal.

Conclusão

O debate sobre o Milênio é um dos mais intensos dentro da Teologia, e está longe de ser resolvido. Reconheço que todas as posições apresentam problemas, porém algumas mais do que outras. Embora seja um tema importante, não o considero como um ponto primário na fé cristã, assim, cada cristão deve analisar todas as interpretações possíveis e ficar livre para escolher a que lhe parecer mais coerente.

Apoio Teológico

O Livro de Apocalipse

Como Estudar o Livro de Apocalipse?

Leitura de Recapitulativa ou Progressiva de Apocalipse?

As Diferentes Correntes Escatológicas

Métodos de Interpretação do Livro de Apocalipse

Diferenças entre Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionalismo

Escola Dominical – Lições Bíblicas 1º Trimestre 2016: O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glória Para os Salvos EBD CPAD.