Lição 12: A Evangelização Real na Era Digital

A Evangelização Real na Era Digital é o tema da lição 12 das Lições Bíblicas CPAD do 3º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição falaremos sobre a importância da evangelização através dos canais de comunicação digital.

Texto Áureo: Habacuque 2:2

Leitura Bíblica em Classe: Tito 2:11-15

Introdução – Lição 12: A Evangelização Real na Era Digital

Quando pensamos em evangelização, é impossível não considerar a importância atual da evangelização através dos canais de comunicação digital. Nunca houve na história uma facilidade tão grande de comunicação como a que há na atualidade.

Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos foram impressionantes e novas soluções foram surgindo rapidamente. Mais especialmente nos últimos anos, houve uma concentração sem igual de novas tecnologias voltadas a simplificação da comunicação.

Novos aparelhos e aplicativos não param de surgir. Anos atrás, ficávamos maravilhados com aparelhos de celular que pesavam quase 500gr e possuía uma incrível tela monocromática. Hoje, todos os dias surgem novos aparelhos cada vez mais sofisticados.

O que falar também da conexão com a internet? Não faz muito tempo que perdíamos horas esperando uma conexão discada. Agora, quase todas as pessoas nos grandes centros não conseguem mais imaginar a vida sem uma conexão em seus celulares.

Há quem goste muito de tudo isso, mas há também quem não gostou nada dessa evolução. Apesar disso, gostando ou não, uma coisa não pode ser ignorada pela Igreja: A evangelização digital é fundamental na atualidade.

Pecadores Digitais Nas Mãos de Um Deus Real – Lição 12: A Evangelização Real na Era Digital

Um estudo recente feito pelo Facebook apontou que 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas no mundo, um crescimento de 10% em relação ao último dado publicado em 2014. O mesmo estudo também mostra que no Brasil, 58% da população estão conectados.

Outro levantamento feito pelo IBGE em 2014 apontou que mais de 95 milhões de brasileiros possuem acesso à internet. Esse estudo também apontou que o smartphone passou a ser o aparelho número 1 para acessar a internet no Brasil.

Diante destes números, penso ser impossível ignorar o tamanho da oportunidade de evangelização que tal avanço tecnológico representa. A Igreja de Cristo precisa estar atenta a esse imenso campo missionário, e entender que cada usuário se trata de uma pessoa real, um pecador que precisa ser evangelizado, por mais que alguns tenham a sensação do anonimato.

Consertando a Rede Para Cristo – Lição 12: A Evangelização Real na Era Digital

Se a internet proporciona inúmeros benefícios, inclusive concernentes à evangelização, ela também apresenta inúmeros problemas e perigos. Citando apenas alguns destes problemas, podemos destacar:

Além de tudo isso, infelizmente o que se vê por aí é uma multidão de pessoas que se dizem cristãos e que não dão testemunho condizente com o testemunho de quem, de fato, é um seguidor de Cristo. Sim, lamentavelmente existem crentes envolvidos com os problemas citados acima.

Não é difícil encontrar nas redes sociais pessoas “frequentadoras de cultos” que fora dos templos apenas envergonham o nome de Cristo. Ao mesmo tempo em que postam vários versículos bíblicos e fotos do convívio na congregação, também curtem materiais contrários a Palavra de Deus, compartilham ideologias e práticas pecaminosas, além, é claro, do constante uso de palavreado inadequado a um servo de Deus.

Se na igreja usam a boca para “glorificar”, na internet usam os “dedos” para maldizer, xingar e escrever palavras de baixo calão. Esse tipo de comportamento apenas evidencia uma falsa transformação que reflete um comprometimento superficial com o reino de Deus. Saiba mais sobre isso no texto “Falar Palavrão é Pecado?“.

Quando digo “falsa transformação” me refiro ao fato de tais pessoas não conhecerem verdadeiramente a graça de Deus, pois quando somos verdadeiramente regenerados nós compreendemos o que o Apóstolo Paulo escreveu a Tito, quando declarou que a graça de Deus “nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras” (Tt 2:12-14).

Evangelho Real Para Pescadores Digitais – Lição 12: A Evangelização Real na Era Digital

Se antes para evangelizarmos em outras cidades, estados e países era necessário um alto investimento, hoje essa possibilidade se apresenta com grande facilidade. É possível evangelizarmos pessoas do mundo todo usando apenas o nosso smartphone.

Apesar de parecer até óbvio as formas pelas quais podemos evangelizar utilizando a internet, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como evangelizar na internet. Para começar, devemos responder a seguinte pergunta: quem temos sido virtualmente?

O primeiro passo para evangelizar na internet é dar um testemunho adequado como servo de Deus. Meu conselho é que você revise cuidadosamente seus perfis em redes sociais, analise seu comportamento, a maneira com que você se expõe na rede, a forma com que você expõe sua própria família e, finalmente, como você gasta seu tempo enquanto está conectado.

Quanto a mensagem que deve ser utilizada para evangelizar na internet, na verdade é a mesma que deve ser utilizada para comunicar a qualquer pecador o que ele precisa saber: o Evangelho de Cristo. Logo, a mensagem deve ser simples, clara e objetiva contento basicamente a verdade sobre o pecado, a necessidade do arrependimento, e a fé no Cristo ressuscitado.

Para um melhor entendimento desse assunto, recomendo a leitura dos textos: “O que é o Evangelho?“, “Como Evangelizar?” e “O que é um Evangelista?“.

Conclusão – Lição 12: A Evangelização Real na Era Digital

Existem muitas soluções e ferramentas que facilitam a tarefa da evangelização pela internet. Dentre elas podemos destacar:

  1. Aplicativos de mensagens: aplicativos como Whatsapp e Telegram podem ser muito utilizados na evangelização. Muitas vezes compartilhamos nesses aplicativos coisas completamente desnecessárias e não compartilhamos a Palavra de Deus. É muito rápido e fácil evangelizar nessas plataformas, por exemplo, ao lermos um bom texto bíblico em algum site, por que não compartilhamos o link do texto em algum grupo que pertencemos, ou com algum contato específico? Se serviu de benção para nós, também poderá servir de benção para outras pessoas. Se quiser começar agora, você pode escolher um estudo bíblico ou um devocional em nosso site e compartilhar em suas redes sociais.
  2. Redes sociais: sites e aplicativo como Facebook, Twitter, Google+ e Instagram podem nos ajudar bastante no objetivo de alcançarmos as pessoas. O princípio é o mesmo do tópico citado acima. Basta compartilharmos a palavra de Deus com nossos contados.
  3. Vídeos: porque não gravar vídeos falando do amor de Jesus e postar em sites como Youtube e Vimeo? É muito simples, fácil e totalmente gratuito.
  4. E-mail: às vezes mandamos tantos e-mails por dia, mas não paramos cinco minutos para mandarmos um e-mail com um versículo bíblico para alguém. Faça esse teste, você poderá se surpreender com a resposta das pessoas.
  5. Blogs: existem soluções completamente gratuitas para você montar o seu blog e começar a postar mensagens e estudos bíblicos, como as plataformas: Blogger, WordPress e Tumblr. Apesar de parecer algo complicado, a principio é extremamente simples e, com o tempo, você conseguirá ir se aperfeiçoando, além de que, na internet, existem vários tutorias que auxiliam nessa tarefa. Se você não tem tempo, ou não pretende montar seu próprio blog, você também pode enviar seus textos bíblicos (esboços, estudos, devocionais) para sites que permitem que você poste seu conteúdo na plataforma deles.

Como pudemos ver, opções não faltam para evangelizarmos nesse mundo digital. Lembremo-nos que antes de nós, muitos homens valentes foram grandes evangelistas em épocas onde não havia quase nenhum recurso. Nenhuma outra geração teve tantas facilidades para propagar o Evangelho de Cristo como estamos tento, portanto, não podemos desperdiçá-las.

Escola Dominical – Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016: O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de Levar as Boas-Novas a Toda Criatura EBD CPAD | Lição 12: A Evangelização Real na Era Digital.