Lição 13: O Destino Final dos Mortos

O Destino Final dos Mortos é o tema da lição 13 das Lições Bíblicas CPAD do 1º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição abordaremos alguns conceitos sobre o estado intermediários e o destino final dos mortos.

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
(1 Coríntios 15:19)

Leitura Bíblica em Classe:

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
(Lucas 16:19-26)

Introdução – Lição 13: O Destino Final dos Mortos

O destino dos mortos é um tema sempre debatido entre os cristãos, e até mesmo entre os não cristãos. Esse é um tema que sempre despertou curiosidade e preocupação nas pessoas. Na Bíblia temos alguns exemplos desse tipo de questionamento, como no caso dos irmãos da Igreja de Tessalônica. Para nosso conforto, na própria Bíblia encontramos respostas para as dúvidas que envolvem esse tema.

O Estado Intermediário – Lição 13: O Destino Final dos Mortos

Primeiramente precisamos saber que algumas seitas, interpretando isoladamente alguns textos bíblicos, e de forma completamente equivocada, ensinam ideias como o “sono da alma” e a “mortalidade da alma”. No primeiro caso, tais seitas afirmam que após a morte a alma fica adormecida e sem consciência alguma até a vinda de Cristo. Já no segundo caso, eles afirmam que Deus, por ser tão amoroso, não castigará os ímpios eternamente, logo, os ímpios serão punidos durante um tempo após o Juízo Final, e depois, em um determinado momento, simplesmente deixarão de existir. Para muitos que defendem essas seitas, não serão apenas os ímpios que deixarão de existir, mas os demônios também. Esses ensinamentos não encontram sustento algum nas Escrituras, e devem ser duramente rejeitados.

A Situação dos Mortos – Lição 13: O Destino Final dos Mortos

Sabendo então que existe um estado intermediário, vamos analisar alguns pontos importantes sobre a situação dos mortos durante esse estágio.

O Destino Final dos Mortos – Lição 13: O Destino Final dos Mortos

Creio que nesse tópico não há mais nada a ser acrescentado além do que já consideramos nos tópicos anteriores. O destino final dos salvos é a eterna comunhão com Deus no novo céu e nova terra (Ap 21; 22), e o destino final dos ímpios é a condenação eterna no lago de fogo, que é o Inferno em seu estado final, juntamente com Satanás e seus anjos (Mt 3:12; 18:8; 25:41; Mc 9:43; Lc 3:17; Jd 6:7; Ap 14:9-11; 20:10).

Conclusão – Lição 13: O Destino Final dos Mortos

Vimos nessa lição que a Bíblia ensina claramente que o salvo quando morre parte para estar com o Senhor, aguardando a ressurreição de seu corpo para que, em corpo glorioso, viva eternamente com Deus. Já o ímpios quando morre vai para o Hades, e permanece sendo atormentado até a ressurreição de seu corpo, para após o Juízo Final ser lançado no lago de fogo por toda a eternidade.

Quanto a nós, salvos em Jesus Cristo, penso que a melhor conclusão para este texto são as palavras do apóstolo Paulo:

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes a respeito dos que dormem, para que não vos entristeçais, como fazem os demais que não têm esperança.
Pois se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também Deus trará com Jesus os que nele dormem.
(1 Tessalonicenses 4:13,14)

Apoio Teológico

Jesus Desceu ao Inferno e Pregou aos Mortos?

EBD CPAD – Lição 13: O Destino Final dos Mortos.