Lição 7: As Bodas do Cordeiro

As Bodas do Cordeiro é o tema da lição 7 das Lições Bíblicas para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição estudaremos sobre algumas características desse evento tão glorioso.

Texto Áureo:

E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
(Apocalipse 19:9)

Leitura Bíblica em Classe:

Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.
Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.
E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
(Mateus 22:1-14)

Introdução

O capítulo 19 do livro de Apocalipse nos traz a referência mais direta e detalhada sobre um momento de grande regozijo: As Bodas do Cordeiro. Esse é o momento glorioso do encontro do Noivo (Cristo), com Sua Noiva (Igreja). Não é só o livro o livro de Apocalipse que faz referência a esse momento, ao contrário, a Bíblia inteira aponta para esse momento, como o clímax do plano de Deus. Também nos Evangelhos, encontramos diversas parábolas de Jesus que refletem ensinamentos sobre esse grande dia.

As Bodas do Cordeiro

Dependendo da posição escatológica utilizada, As Bodas do Cordeiro pode assumir características peculiares a tal posicionamento, isso devido as diferentes correntes escatológicas, e o fato de existir mais de um método de interpretação do livro de Apocalipse entre os cristãos. Para saber mais sobre isso leia o texto “As Diferentes Correntes Escatológicas“.

Vejamos resumidamente as duas principais interpretações acerca das Bodas do Cordeiro:

  1. Posição Pré-Milenista Pré-Tribulacionista (ou Pré-Milenismo Dispensacionalista Clássico): atualmente essa é a interpretação predominante entre os evangélicos no mundo. No Pré-Milenismo Pré-Tribulacionista, as Bodas do Cordeiro ocorrerão após o Arrebatamento Secreto da Igreja antes do período da grande tribulação, e durará sete anos, culminando na segunda etapa da volta de Cristo.
  2. Posição Pós-Tribulacionista: basicamente essa interpretação não separa a segunda vinda de Cristo em duas fases. Portanto, no Pós-Tribulacionismo as Bodas do Cordeiro ocorrerão na segunda vinda de Cristo, que se dará em um único evento, logo após o período de grande tribulação, o qual Cristo destruirá o Anticristo. Nessa posição, as Bodas do Cordeiro não durarão apenas sete anos, mas se estenderão por toda a eternidade.

Para uma melhor compreensão, recomendamos a leitura do estudo completo sobre esse tema: A Ceia das Bodas do Cordeiro.

A Rejeição ao Convite do Cordeiro

O povo de Israel (falando agora do Israel étnico) cometeu vários deslizes ao longo de sua história, porém, o mais grave de todos foi a rejeição ao Messias. Durante Seu ministério, Jesus Cristo, diversas vezes fez referências a esta rejeição:

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
(João 1:11)

Diversas parábolas também expressão essa condição da rejeição do povo de Israel. Uma delas, e que pode ser bem aplicada no nosso texto, é a Parábola das Bodas do Filho do Rei (Mt 22:1-14). Essa parábola evidencia a paciência de Deus, simbolizado pelo Rei, diante da rejeição ao Seu convite. Podemos notar que a ira dEle não é derramada imediatamente diante da recusa dos convidados, mas Ele é longânimo, até que, finalmente, Ele executa o Seu juízo. Ai já será tarde demais. Além do povo de Israel, essa parábola também demonstra a condição de todos os homens diante do anuncio da Salvação. Jesus termina a parábola com a expressão: “Muitos serão chamados, mas poucos escolhidos” (vers. 14). O chamado ao Evangelho alcança a muitos, porém para a maioria dos homens, esse chamado é ignorado. Para saber mais sobre essa parábola leia o texto “A Parábola das Bodas do Filho do Rei“.

A Noiva do Cordeiro

Algo que é muito útil para entendermos as referências bíblicas sobre as Bodas do Cordeiro, é conhecermos os costumes judaicos da época acerca do casamento. Podemos dividir o casamento judaico em quatro etapas:

Perceba a comparação que há entre as bodas de um casamento judaico e a relação entre Cristo e Sua Igreja. O contrato de casamento já está firmado entre Cristo e a Igreja, de fato Ele pagou o dote por Sua noiva, derramando Seu próprio sangue. Já está tudo oficializado, e isso é irrevogável. Agora estamos no intervalo, que é o período entre a ascensão de Cristo ao céu e sua Segunda Vinda. É nesse período que a noiva se prepara, se adorna, e se veste de linho fino, ou seja, seu caráter é santificado, ela está vestida de justiça, suas vestes foram lavadas no sangue do Cordeiro. Sua justificação é puramente pela graça soberana de Deus. A noiva do Cordeiro é santa, fiel, e espera pacientemente pelo fim do intervalo e, ansiosa, tem a certeza da vinda do Noivo.

A promessa de Cristo é real e verdadeira. Nosso Noivo voltará, com grande glória e poder, acompanhado de Seus anjos. O período de intervalo chegará ao fim, seremos recebidos pelo nosso Senhor, e as Bodas começará. Diferente das Bodas judaicas da época, as Bodas do Cordeiro não durarão sete dias, nem quatorze dias e, nem mesmo sete anos, mas durará por toda a eternidade. Haverá uma profunda comunhão santa, abençoada e permanente com nossa Noivo, onde todas as promessas serão realizadas, e viveremos para sempre com Ele.

Conclusão

Esse momento deve ser o mais esperado por cada cristão verdadeiro. Diferente das festas humanas, essa não corre o risco de ser cancelada, pois em Cristo, a noiva foi escolhida desde a eternidade. O Antigo Testamento aponta claramente para esse momento glorioso. O dote foi pago no Calvário, e o contrato foi consumado. Somos oficialmente a noiva do Cordeiro, e em breve Ele voltará, e viveremos para sempre com Ele.

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
(Apocalipse 19:7,8)

Escola Dominical – Lições Bíblicas 1º Trimestre 2016: O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glória Para os Salvos EBD CPAD.