Como Ler os Livros da Bíblia em Ordem Cronológica?

Ler os livros da Bíblia em ordem cronológica não é uma tarefa fácil, mas é possível. A dificuldade ocorre pelo fato de a organização natural dos livros da Bíblia não seguir uma cronologia. Na Bíblia, os livros estão organizados por estilo e gênero literário: livros históricos, poéticos, proféticos e epístolas. E dentro dessas categorias ainda temos subdivisões, como por exemplo, os livros da Lei e os Evangelhos.

Essa organização, pelo menos no que diz respeito ao Antigo Testamento, deriva da organização adotada na Septuaginta, que é a tradução grega da Bíblia hebraica. Mas até mesmo os livros da Bíblia hebraica não estão em ordem cronológica.

Então o leitor que deseja ler os livros da Bíblia em ordem cronológica, precisa ter ciência de que alguns arranjos precisam ser feitos, e mesmo assim deve haver uma margem de tolerância quanto as datas. Isso porque não é possível determinar com exatidão as datas de alguns acontecimentos bíblicos. Então o correto é sempre manter em mente que a ordem cronológica dos livros da Bíblia é uma ordem aproximada, e não absoluta.

Além disso, uma coisa é ler os livros da Bíblia em ordem cronológica de acontecimentos históricos, e outra coisa é ler os livros da Bíblia em ordem cronológica de composição. Isso acontece porque alguns livros foram escritos muito tempo depois dos acontecimentos que eles registram, enquanto outros não é possível determinar exatamente a data em que foram escritos.

Ordem cronológica dos livros da Bíblia por contexto histórico

Tendo em vista as limitações e a dificuldade em estipular as datas históricas de alguns acontecimentos bíblicos, podemos apresentar uma classificação em ordem cronológica dos livros da Bíblia da seguinte forma:

Leitura em ordem cronológica do Antigo Testamento

A leitura deve começar pelo livro de Gênesis. Mas após o capítulo 11, o leitor deve combinar a leitura de Gênesis com a leitura do livro de Jó. Isso porque Jó registra uma história que aconteceu no tempo dos patriarcas pós-diluvianos.

Terminando os livros de Gênesis e Jó, o leitor deve seguir para a leitura do livro de Êxodo. No ponto da narrativa em que o povo de Israel chega ao Sinai, o leitor deve combinar a leitura do livro de Levítico. Em algum momento da segunda parte do livro de Êxodo, o leitor deve ler o Salmo 90, escrito por Moisés.

O livro de Números registra a sequência alguns eventos que aconteceram após a conclusão da história da construção do Tabernáculo no final do livro de Êxodo. Nesse tempo Deus começou a preparar o exército de Israel. O livro de Deuteronômio registra os acontecimentos da segunda geração do êxodo, terminando com a morte de Moisés. O leitor pode ler os dois livros simultaneamente ou um após o outro.

Josué registra a entrada de Israel em Canaã sob a liderança de Josué. O livro de Juízes registra a liderança daqueles que julgaram Israel após a morte de Josué. Chegando ao capítulo 10 de Juízes, o leitor deve iniciar a leitura do livro de Rute, pois provavelmente sua história ocorreu quando Jair jugou Israel.

A leitura deve começar com o livro de 1 Samuel que registra o fim do período dos juízes e o início da monarquia em Israel. Ao chegar no último capítulo de 1 Samuel, o leitor deve iniciar a leitura de 1 Crônicas a partir do capítulo 10 e combinar sua leitura com a leitura de 2 Samuel.

Sem dúvida nesse ponto a leitura dos livros da Bíblia em ordem cronológica por contexto histórico fica um tanto quanto complicada. Mas o leitor deve considerar que os livros de 1 e 2 Reis e 2 Crônicas, fazem um panorama geral do período da monarquia em Israel a partir do reinado do rei Salomão.

Inclusive, os livros de 1 e 2 Reis e 2 Crônicas caminham de forma paralela até os versículos finais do último capítulo de 2 Crônicas, quando o cronista registra o decreto do rei Ciro que não está registrado no livro de 2 Reis.

No período da monarquia, principalmente durante o reinado de Salomão, houve muita produção de literatura poética e de sabedoria em Israel. Então é apropriado que o leitor da Bíblia leia os livros poéticos de Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão enquanto lê os relatos dos dias de reinado do rei Salomão. Já a leitura do livro de Salmos pode ser estendida até o final de todas as leituras do Antigo Testamento.

Enquanto estiver lendo os livros de 2 Reis e 2 Crônicas, o leitor deverá combinar as leituras dos livros proféticos, observando a seguinte ordem:

Após a conclusão dos livros de 2 Reis e 2 Crônicas, o leitor deve iniciar as leituras dos livros de Esdras, Ester, Neemias e o restante dos livros proféticos, observando a seguinte ordem:

Leitura em ordem cronológica do Novo Testamento

A leitura deverá começar com os quatro Evangelhos que registram o ministério de Jesus, isto é, Mateus, Marcos, Lucas e João. Em seguida, o leitor deve iniciar a leitura do livro de Atos dos Apóstolos, observando a seguinte ordem:

Depois da leitura do livro de Atos dos Apóstolos e das cartas que provavelmente foram escritas durante o período histórico registrado no livro, o leitor da Bíblia deve ler as demais cartas na seguinte ordem:

Ordem cronológica dos livros da Bíblia por data de escrita

Se o leitor prefere ler os livros da Bíblia em ordem cronológica de acordo com as datas em que cada um dos livros foram escritos, a ordem a seguir deve ser observada. Apenas lembrando que as datas do período do Antigo Testamento estão em ordem decrescente, pois referem-se ao período anterior ao nascimento de Jesus.

Cronologia dos livros do Antigo Testamento por data de escrita

Cronologia dos livros do Novo Testamento por data de escrita

Como foi dito, a leitura dos livros da Bíblia em ordem cronológica possui algumas dificuldades e exige esforço por parte dos leitores. Isso, no entanto, não é devido a alguma incoerência bíblica, algum erro ou contradição. Essa dificuldade ocorre simplesmente pela complexidade de estipular as datas de alguns eventos que ocorreram há muito tempo.

Mas mantendo alguma tolerância de datas, a leitura dos livros da Bíblia em ordem cronológica não apenas é possível como também auxilia o leitor a entender melhor o contexto geral e o pano de fundo das histórias registradas na Bíblia.