Milagres no Período Apostólico da Igreja Primitiva

Muitos milagres ocorreram no período apostólico, sendo que o Novo Testamento, mais precisamente o livro de Atos, registra tais milagres realizados pelos apóstolos de Cristo e demais irmãos. Neste estudo bíblico, listaremos os principais deles.

Outros acontecimentos sobrenaturais

Neste texto, priorizamos os milagres mais específicos e detalhados. Entretanto, para finalizar podemos destacar prodígios sobrenaturais como o próprio evento no dia de Pentecostes (At 2:1-11) e outras experiências semelhantes que podem ser entendidas como extensões do que houve em Atos 2 (cf. At 8:14-17; 10:44-46; 19:1-7), onde judeus, samaritanos e gentios falavam em outras línguas as quais nunca aprenderam.

Também podemos citar o terremoto que houve enquanto Paulo e Silas estavam presos (At 16:25-26), e a própria libertação miraculosa dos apóstolos à noite (At 5:19) e, depois, do próprio apóstolo Pedro por um Anjo do Senhor que lhe apareceu.

Certamente muitos outros milagres ocorreram em decorrência da pregação do Evangelho no período apostólico da Igreja Primitiva, tanto por intermédio dos apóstolos do Senhor, como por intermédio do ministério de homens como o diácono Estevão, Barnabé e Filipe, o evangelista (Atos 2:43; 5:12; 6:8; 8:6,7,13).

O livro de Atos relata que Deus permitia milagres tão impressionantes para apontar para a autoridade do Evangelho que estava sendo pregado. Eram tantos milagres que e as pessoas levavam os enfermos em leitos e macas para que, quando Pedro passasse, ao menos sua sombra se projetasse sobre eles (At 5:15), demonstrando um efeito curativo semelhante ao que ocorreu no episódio da cura de uma mulher hemorrágica no ministério de Jesus (Mc 5:27,28), e também com os lenços e aventais que o apóstolo Paulo usava (At 19:11,12). Obviamente, nem todos os milagres e prodígios que ocorreram durante esse período foram registrados.