O Diabo Pode Ler Nossos Pensamentos?

O Diabo não pode ler os nossos pensamentos. Ele não possui o poder de saber o que se passa em nossa mente. Mas isso não significa que Satanás não tenta influenciar nossos pensamentos. Na verdade o Diabo se empenha numa tentativa de manipular e controlar a mente dos homens.

Quem pode ler os nossos pensamentos?

A Bíblia responde essa pergunta de forma muito clara. A Palavra de Deus diz que além de nós mesmos, somente Deus conhece os nossos pensamentos. O apóstolo Paulo faz a seguinte pergunta aos cristãos de Corinto: “Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está?” (1 Coríntios 2:11).

Em outras palavras, o apóstolo basicamente está dizendo que somente a pessoa é capaz de conhecer suas próprias motivações. Somente o espírito dentro do homem conhece seu próprio pensamento. O Antigo Testamento igualmente afirma que somente Deus conhece o coração do homem (1 Reis 8:39).

A Bíblia também diz que Deus conhece os nossos pensamentos. O salmista Davi fala exatamente sobre isso no belo Salmo 139. Ele escreve que Deus conhece o homem exaustivamente, detalhe por detalhe. Por isso ele declara: “De longe percebes os meus pensamentos”. O salmista ainda enfatiza que antes mesmo que a palavra chegue à boca do homem, Deus já a conhece completamente (Salmo 139:1-6).

A forma com que Davi trata desse assunto no Salmo 139 também revela que o conhecimento de Deus acerca dos nossos pensamentos é muito maior do que o conhecimento que temos de nós mesmos. Sabe-se que todos os dias milhares de pensamentos passam em nossa mente, mas nem todos esses pensamentos são percebidos por nós de forma consciente. No entanto, até mesmo esses pensamentos que passam diariamente despercebidos pela nossa percepção consciente são conhecidos por Deus.

Se Paulo diz que somente o espírito do homem que nele está conhece seus próprios pensamentos, devemos lembrar que Deus é o Criador do espírito do homem (Zacarias 12:1). Ele é onisciente, onipresente e onipotente, e por isso conhece todas as coisas e nada foge do seu controle, nem mesmo aquilo que acontece nas profundezas da nossa mente.

O Diabo não pode ler nossa mente

Definitivamente o Diabo não pode ler os nossos pensamentos. Para que ele pudesse ler a nossa mente ele precisaria possuir atributos que somente Deus possui. Mas esses atributos são chamados de atributos incomunicáveis, porque Deus não os divide com ninguém. Saiba o que são os atributos de Deus.

No entanto, o Diabo é muito astuto. Apesar de ele não poder ler os nossos pensamentos, ele muitas vezes tenta usar de estratégias e métodos para tentar descobrir as nossas motivações e influenciar a nossa mente. É possível até dizer que o grande objetivo de Satanás em relação ao homem é conseguir controlar e guiar sua mente. Mas como ele pode fazer isso, se ele não é capaz de ler nossos pensamentos?

Receber Estudos da Bíblia

O Diabo pode descobrir o que pensamos?

Como foi dito, Satanás é um estrategista. Ele observa atentamente o homem com a finalidade de fazê-lo cair. O apóstolo Pedro usa uma analogia interessante para falar do Diabo. Ele compara Satanás a um leão que fica na espreita procurando uma presa para devorar (1 Pedro 1:8).

Aqui ainda precisamos considerar que o Diabo e os demônios tem feito isso deste Adão e Eva. Isso significa que durante toda a História da humanidade os seres malignos têm observado os homens. Obviamente isso resulta em muito conhecimento, mas claro, um conhecimento adquirido por observação, experiência e interação, já que ele não é onisciente.

Também é interessante lembrar mais uma vez que Satanás não é onipresente. Isso indica que ele não é capaz de observar todos os humanos ao mesmo tempo. Então certamente ele tem contado com a ajuda de seus agentes, que como ele são anjos caídos, para observar a humanidade.

Então fazendo uso de toda essa informação e a experiência que ele adquiriu de observar os homens, facilmente Satanás usa certas artimanhas para adivinhar os pensamentos das pessoas e influenciar suas decisões. Inclusive, ele pode manipular situações para tentar conduzir o pensamento do homem numa certa direção. Ele é o pai da mentira e um grande enganador.

Contudo, é sempre bom lembrar que o Diabo não pode ir além do que Deus lhe permite ir. Ele está sujeito à autoridade de Cristo e age até os limites que lhe são impostos.

A Bíblia fala sobre pessoas que caíram nas ciladas do Diabo e deixaram que ele manipulasse as motivações de seus corações. Ananias foi uma dessas pessoas. Ananias permitiu que Satanás dominasse seu coração a ponto de levá-lo a tentar mentir ao Espírito Santo (Atos 5:3).

Mas a boa notícia é que através do nosso relacionamento com Deus podemos resistir às investidas do Diabo (Tiago 4:7). A Bíblia nos conforta dizendo que a paz de Deus que excede todo entendimento guarda os nossos corações e os nossos pensamentos em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).

9 comentários em “O Diabo Pode Ler Nossos Pensamentos?”

  1. O Espirito Santo usou esta mensagem pra responder a esta duvida que veio a mim hoje mesmo…Estou perplexa como Deus usa seus servos e ferramentas a seu serviço. Obrigada por agregar mais uma mensagem tremenda e edificante.

  2. Caro irmão o que particularmente eu não entendo é o porque de Deus dá permissão ao diabo determinando um limite para ele atentar e tentar , muitas das vêzes um cristão que adquiriu a salvação através do arrependimento dos seus pecados pela fé em Cristo Jesus ,

  3. Perfeito comentário, deve ser pregado nos cultos, pois muita gente no meio evangelico, oferece gratis a satanás seus problemas e aflições ruminando constantemente dando a ele estratégia para ser abatido, pois a palavra diz “debaixo do céu a tempo pra tudo.” Quem disse que nosso Pai perdeu o controle? E quem disse que Ele perdera’?, Obrigado pelo ensino despertador e que Deus abençoe a todos amém?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close