Escatologia Bíblica: O Que é Escatologia? Estudo Completo

Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia é melhor definida como sendo “a doutrina das últimas coisas”. Com certeza a escatologia bíblica é a área da teologia que desperta mais curiosidade entre cristãos, e que possui a maior variedade de interpretações.

O que é escatologia e qual o seu significado?

A escatologia é o clímax da revelação divina. Ela fala sobre a principal razão da criação do mundo material, e o cumprimento dos propósitos eternos de Deus para a humanidade. A escatologia estuda tanto as profecias que já se cumpriram como as que ainda se cumprirão. Portanto, tudo o que era “profeticamente futuro” na época em que foi escrito é abordado na escatologia bíblica.

O termo “escatologia” começou a ser utilizado no século 19 e vem da junção de duas palavras gregas: eschatos, que significa “último”; e logos, “palavra” ou “dissertação”. Assim, escatologia significa “doutrina ou estudo sobre as últimas coisas”.

O que é “escatologia inaugurada” e “escatologia futura”?

A escatologia bíblica estuda três tempos de profecias: profecias que já se cumpriram; profecias que estão se cumprindo; e profecias que ainda se cumprirão. Por causa disto, existe uma classificação que na teologia geralmente é chamada de “escatologia inaugurada” e “escatologia futura”.

Na escatologia inaugurada é abordado a fase atual do reino de Deus e as bênçãos presentes desfrutadas pelos crentes, bem como as várias profecias presentes no Antigo Testamento que se cumpriram na pessoa de Cristo em sua primeira vinda. A escatologia futura, como o próprio nome já diz, aborda os eventos futuros.

A escatologia geral e a escatologia individual

A escatologia também pode ser dividida em dois segmentos: escatologia geral e escatologia individual. A escatologia geral trata acerca do futuro do mundo. Já a escatologia individual trata do futuro individual do homem.

Na escatologia geral temas relacionados ao fim da presente dispensação são discutidos. Por exemplo: a segunda vinda de Cristo; a ressurreição geral; o juízo final; etc. Já na escatologia individual é o fim da vida do homem que é discutido, como a morte física, imortalidade, e o estado intermediário dos mortos.

Podemos citar dois textos bíblicos como exemplos de escatologia geral e escatologia individual. São eles: 1 Tessalonicenses 5:1-11 e Salmo 90. Em 1 Tessalonicenses o apóstolo Paulo trata da escatologia geral, enquanto no Salmo 90 Moisés fala a respeito da escatologia individual.

Quais são os principais assuntos estudados na escatologia?

De forma geral, um estudo escatológico completo e detalhado procura estudar:

As diferentes correntes escatológicas

Existem basicamente quatro correntes de interpretação escatológica:

Entenda melhor quais são as diferentes correntes escatológicas, e conheça também as diferenças entre Amilenismo, Pré-Milenismo Histórico, Pós-Milenismo e Pré-Milenismo Dispensacionalista.

Os pontos mais discutidos nas diferentes interpretações escatológicas

Para uma melhor compreensão sobre o que é a escatologia bíblica, também é importante saber as noções básicas de como estudar o livro do apocalipse e quais são diferentes métodos de interpretação do Apocalipse. Se você quiser se aprofundar mais ainda no estudo da escatologia bíblica e na interpretação do livro do Apocalipse, conheça aqui um material completo que irá lhe ajudar.