Getsêmani significa “lagar de azeite” ou “prensa de azeite”. Essa palavra é derivada do termo aramaico gat shemen. O Getsêmani desperta a curiosidade dos cristãos principalmente devido aos relatos sobre os momentos que precedem a prisão de Cristo e sua crucificação. Na noite em que foi traído, Jesus foi orar no Jardim do Getsêmani.
O que é o Getsêmani?
O Getsêmani é um lugar citado na Bíblia localizado a leste de Jerusalém, além do ribeiro de Cedrom, na região do Monte das Oliveiras. No Evangelho de João o Getsêmani é citado como “um jardim” ou “horto”, do grego kepos (João 18:1).
Os Evangelhos de Mateus e Marcos, originalmente mencionam esse lugar como um “pedaço de terra fechado”, onde Jesus retornou com seus discípulos (Mateus 26:36; Marcos 14:32). Isso parece indicar que o Jardim do Getsêmani era uma área razoavelmente grande, pois os discípulos descansaram ali enquanto Cristo, acompanhado de Pedro, Tiago e João, subiram a montanha.
O texto bíblico diz que os três discípulos que acompanhavam Jesus esperaram num determinado lugar, pois Jesus adentrou ainda mais no bosque das oliveiras para orar sozinho. No Evangelho de Lucas o Jardim do Getsêmani é mencionado apenas como “àquele lugar” (Lucas 22:39-41).
Os relatos dos Evangelhos sugerem que o Getsêmani servia como um tipo de retiro escolhido e frequentado costumeiramente por Jesus juntamente com os discípulos (cf. Lucas 22:39). É certo que esse local se tornou marcante na cena da agonia de Cristo. Ali Judas Iscariotes o traiu e Ele foi preso (Marcos 14:32-52).
Alguns intérpretes atribuem à cena de Jesus orando no Jardim do Getsêmani como sendo o fato que deu origem ao costume cristão de ajoelhar-se para orar. O evangelista Lucas escreve: “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava” (Lucas 22:41).
Fazendo um paralelo com o significado da palavra Getsêmani, é possível dizer que num certo sentido Jesus foi “prensado” ali. A agonia de Jesus no Jardim do Getsêmani foi tão grande, que seu suor se tornou como sangue.
Onde fica o Jardim do Getsêmani?
Existe um debate acerca do local autêntico onde ficaria atualmente o Jardim do Getsêmani. Apesar das dificuldades, algumas possibilidades são levantadas. O tradicional local latino para o Getsêmani fica próximo da estrada para Jericó. Esse local foi cercado pelos franciscanos em 1848 e mede cerca de 50 por 47 metros.
Nesse local encontra-se a Basílica da Agonia, que abriga a tradicional Rocha da Agonia. Ali também contém oliveiras que acredita-se que datam de antes do século 7 d.C. Eusébio e Jerônimo identificam esse como o lugar original do Getsêmani.
Outros lugares também são sugeridos. Os ortodoxos gregos, por exemplo, cercaram outro local adjacente. Há também uma grande área a nordeste da Igreja de Maria Madalena que é considerada por muitos como sendo o local genuíno do Getsêmani. Essa área fica no alto da montanha e ali ficavam grandes jardins. Seja como for, é certo que nenhuma das árvores que estavam plantadas no Getsêmani existem ainda hoje. Flávio Josefo relata que as árvores originais dos tempos de Jesus foram todas derrubadas por Tito.