O Que Significa Vitupério?

A palavra vitupério vem do Latim “vituperiu“, e o ato de vituperar significa insultar, censurar, caluniar, difamar ou expor alguém ao insulto, ou a vergonha pública. Neste texto saberemos estudaremos sobre o que significa vitupério na Bíblia,.

O significado de vitupério na Bíblia

Na Bíblia, em nossas traduções derivadas do Latim, encontramos a palavra vitupério para traduzir termos originais do hebraico e do grego. Esses termos fazem referências aos significados citados à cima.

No Antigo Testamento existem várias passagens bíblicas com significados relacionados ao vitupério. Alguns exemplos que podemos citar estão em: Neemias 6:13, Jó 19:3, Salmos 79:12. Vejamos cada um deles.

“Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem.” (Neemias 6:13)

“Já dez vezes me vituperastes; não tendes vergonha de injuriar-me.” (Jó 19:3)

“E torna aos nossos vizinhos, no seu regaço, sete vezes tanto da sua injúria com a qual te injuriaram, Senhor.” (Salmos 79:12)

Note que no último exemplo a palavra utilizada é “injuriaram”. Porém, originalmente o termo pode ser traduzido também como “vituperaram”.

A palavra vitupério no Novo Testamento

No Novo Testamento também existem várias referências que trazem a palavra vitupério. Em algumas delas, embora a palavra utilizada seja outra, como “blasfemar”, por exemplo, o significado é o mesmo. De forma geral esse significado indica o desprezo, a rejeição e a irreverência total em relação a Deus ou às coisas sagradas. Abaixo citaremos como exemplo alguns dos textos neotestamentários que trazem a palavra vitupério.

“Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;” (Romanos 14:16)

“E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.” (Hebreus 6:6)

“Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.” (Hebreus 13:13)

“Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.” (1 Pedro 4:14)

O vitupério de Cristo

Jesus foi vituperado por nossa causa, em nosso favor. Isto significa que Ele carregou a nossa desgraça, sendo castigado pela justiça de Deus ao receber sobre si o nosso pecado. Ele se tornou maldito e removeu a maldição de nós. Por meio dele nós somos feitos livres e santos (Isaías 52:11; Ezequiel 20:41; 2 Coríntios 6:17).

Agora o que devemos fazer é levar o vitupério de Cristo como o escritor da Epístola aos Hebreus nos aconselha. Nos devemos ser participantes das aflições de Jesus como o apóstolo Pedro nos ensinou. Devemos sempre ter a certeza de que, se pelo nome de Cristo somos vituperados, então somos bem-aventurados, pois sobre nós repousa o Espírito de Deus com grande Glória.