Orar de Madrugada é Melhor? A Oração da Madrugada é Mais Forte?

É comum ouvir de alguém que orar de madrugada é melhor. Existe até um famoso jargão que diz que “de madrugada a fila é menor”. Isto parece indicar que a oração da madrugada é mais forte, mais poderosa. É como se Deus respondesse mais rápido nesse horário.

Mas será que realmente é isso mesmo? De madrugada Deus é mais acessível?

Na verdade esse tipo de pensamento constrói uma espécie de misticismo. Infelizmente esse tipo de coisa tem se tornado cada vez mais comum entre os cristãos. Particularmente sou muito a favor da oração na madrugada, mas desde que ela seja feita da maneira correta e pelos motivos certos.

Os versículos mais utilizados sobre a oração da madrugada

Especialmente dois textos bíblicos são utilizados para defender esse conceito de que a oração da madrugada é mais forte. O primeiro está no livro de Provérbio, onde lemos: “Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Provérbios 8:17).

Esse texto é o preferido por quem entende que orar de madrugada é melhor. Alguns chegam até ao ponto de dizer que a oração da madruga prova aqueles que amam a Deus. Embora o motivo possa até ser nobre, a abordagem é completamente equivocada.

Em nenhum momento o texto fala sobre orar de madrugada. Muito menos ele afirma que é mais fácil encontrar a Deus nesse horário. O autor do texto está simplesmente fazendo uma personificação poética da sabedoria e indicando as bênçãos que ela confere aos que a possuem (Provérbios 14-21).

Portanto, esse versículo se refere a bem-aventurança daqueles que buscam a sabedoria com diligência. A frase “os que me buscarem de madrugada” pode ser melhor traduzida como “os que me procurarem diligentemente”. A Bíblia também nos mostra que a verdadeira sabedoria só pode vir de Deus (Tiago 1:5-8).

O segundo texto muito utilizado para defender o poder da oração da madrugada é Atos 16:25,26. Este texto registra o episódio em que houve um grande terremoto na prisão em que Paulo e Silas estavam. Na ocasião, os missionários estavam cantando e louvando a Deus perto da meia-noite. Conheça a história de Paulo e Silas na prisão.

Obviamente o terremoto ocorreu por providência divina, mas não para provar a importância de se orar de madrugada. O objetivo foi revelar o propósito de Deus na conversão do carcereiro e de sua família (At 16:27-35) e na libertação de Paulo e Silas já durante o dia.

Isso significa que o terremoto não ocorreu porque os missionários oraram de madrugada, mas porque o plano de Deus deveria ser cumprido.  Se olharmos para a própria vida do apóstolo Paulo, poderemos entender isto. Ele foi preso outras vezes, inclusive na última vez condenado à morte. Porém, em mais nenhuma outra prisão houve algum terremoto.

Será que Paulo, aquele que aconselhou “orai sem cessar”, não orou de madrugada nas outras vezes em que esteve preso? Isto apenas indica que esse texto não pode ser aplicado no conceito de que a oração da madrugada é melhor.

O que a Bíblia diz sobre a oração da madrugada?

Como foi dito, o próprio apóstolo Paulo nos aconselha a orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17). Ele ensina que nossa conduta como salvos em Cristo deve ser de permanente comunhão com Deus.

Isso não quer dizer que devemos estar o tempo todo em um local adequado com uma postura apropriada orando sem parar. O ensino bíblico é o de que em tudo que fizermos, devemos render graças ao Senhor. Temos que estar sempre confortados na certeza de que Ele esta conosco a cada instante.

Embora esse deva ser nosso modo de vida, a Bíblia também nos aconselha que devemos orar a Deus dedicadamente em momentos apropriados e reservados (Mateus 6:6). Especificamente sobre orar de madrugada, é claro que encontramos na Bíblia exemplos que nos incentivam a essa prática.

Jó é um desses exemplos. Sua história nos ensina muitas lições e deve ser um modelo para nós de fidelidade a Deus. A Bíblia diz que Jó perseverava em oração a favor de seus filhos. O patriarca orava por eles de madrugada continuamente (Jó 1:5).

Podemos citar também o próprio Senhor Jesus. Durante seu ministério terreno, Jesus orava ao Pai constantemente, inclusive de madrugada (Marcos 1:35). Em uma dessas ocasiões, Ele orou durante a noite inteira (Lucas 6:12).

Como orar de madrugada? Quais erros devemos evitar?

Algumas pessoas cometem vários erros ao orarem de madrugada. Como servos do Senhor Jesus, devemos evitar todos eles a fim de buscarmos ao nosso Pai celestial da forma correta.

1. Os super crentes da madrugada: não é difícil encontrar alguém disparando frases como: “eu oro de madrugada”, ou: “eu pago o preço nas madrugadas”, e até: “quer ser usado por Deus? ore de madrugada”. Fico curioso para saber que tipo de preço se paga orando de madrugada.

Para o salvo verdadeiro, orar a Deus, seja qual for o horário (inclusive de madrugada), nunca será pagar preço algum. Não existe base bíblica para dizer que Deus usa mais quem ora de madrugada. Quem age assim está cometendo o mesmo erro dos hipócritas descritos por Jesus em Mateus 6:5.

Portanto, não devemos orar de madrugada para nos considerarmos melhores do que aqueles que não oram nesse horário. A oração em nenhum momento deve ser usada para obtermos desempenho diante das pessoas.

2. A poderosa oração da madrugada: como já pudemos ver, não existe base bíblica para defender que a oração da madrugada é mais forte. Sobre isso, o que a Bíblia diz é que a oração eficaz é aquela feita por um justo com uma fé genuína, e não aquela que é feita em um horário específico (Tiago 5:16). Precisamos entender que poderoso é o Deus que ouve e responde a oração do justo.

3. De madrugada Deus está mais acessível: essa ideia de que Deus responde mais rápido, ou que é mais fácil falar com Deus porque de madrugada a fila é menor, não tem cabimento algum. Na verdade o próprio fuso horário derruba esta teoria. Quando oramos devemos ter a certeza que mesmo com milhões de joelhos simultaneamente, Deus escuta os nossos segredos pessoalmente.

4. A oração da madrugada impressiona a Deus: quem usa a oração da madrugada como uma espécie de sacrifício para poder impressionar a Deus, acredite, está fazendo papel de tolo. Certamente Ele não ficará impressionado com sua capacidade de acordar no meio da noite. Nem mesmo se comoverá com sua cara de sono fazendo uma oração após um dia inteiro de trabalho duro.

E que diremos dos irmãos que trabalham no período noturno e dormem durante o dia? Eles deveriam levantar, talvez ao meio-dia, porque orar de madrugada para eles seria moleza? Sabemos que um coração quebrantado diante Deus é o que Ele não desprezará (Salmos 51:17).

Se nos dispusermos a levantar de madrugada para orar, que seja simplesmente pelo prazer de falar com Deus. O objetivo deve ser derramar nossos desejos e inquietudes diante d’Ele. Precisamos buscar uma intimidade não por sacrifícios, mas por pura gratidão. Ainda assim nós não o impressionaremos, ao contrário, nós é que ficaremos impressionados com quão bom é nos deleitarmos em uma vida de oração a Deus.

A importância da oração

Para concluir, com certeza a oração é fundamental na vida do cristão. Seja qual for a hora do dia em que for feita, ela é sempre muito importante.

Em muitos casos a oração da madrugada é o único momento que algumas pessoas têm para orar a Deus. Isso devido a um dia intenso e corrido, ou pela falta de privacidade dentro da própria casa, como por exemplo, em famílias que apenas um membro é cristão. De madrugada é mais tranquilo e silencioso e, além do sono, talvez mais nada dispute a sua atenção.

O importante é nunca encarar esse período de oração na madrugada como algo místico e superior aos outros horários do dia. Se isto for feito da maneira errada, acredite, você agradará mais a Deus calado e aproveitando minutos preciosos de sono dormindo, do que fazendo papel de tolo com uma oração vazia e sem fundamento.

Porém, se fizer da maneira certa, e entender que orar de madrugada é simplesmente mais um momento de comunhão sincera com Deus como qualquer outro, então o único perigo que você correrá é o de ser abençoado. Lembre-se: o poder está no Deus que ouve a oração sincera, e não no horário em que a oração é feita.