A declaração “os humilhados serão exaltados, e os exaltados serão humilhados” é um ditado popular que não aparece exatamente dessa forma na Bíblia. O versículo mais próximo dessa frase no Antigo Testamento está no livro do profeta Ezequiel. O versículo diz: “Assim diz o Senhor Deus: Tire o turbante e a coroa. Não será a mesma; os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados” (Ezequiel 21:26).
Já no Novo Testamento, o versículo mais próximo dessa frase foi dito três vezes por Jesus. Ele diz: “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12; Lucas 14:11; 18:14).
A grande diferença entre essa frase popular e os versículos bíblicos é que a frase popular traz o conceito de triunfalismo tão almejado pelos homens; enquanto os versículos bíblicos falam da necessidade de um espírito humilde diante de Deus. Isso significa que embora até sejam semelhantes, a frase popular e os versículos bíblicos falam de realidades completamente diferentes.
Quando as pessoas dizem que os “humilhados serão exaltados” normalmente elas têm em mente um tipo de expectativa vingativa de que uma determinada situação irá mudar. Quando essa mesma frase é dita em pregações, por exemplo, na maioria das vezes ela carrega o sentido de que Deus irá exaltar, perante os homens, um crente humilhado.
Deus exalta os humilhados nesta terra?
Realmente Deus até pode, se Ele quiser, exaltar perante os homens nesta vida um servo Seu que vive numa situação humilhante. A história de José, governador do Egito, é um bom exemplo disso.
Mas é preciso entender que nem sempre isso ocorre. Muitos servos piedosos e fieis ao Senhor vivem suas vidas sem que possam experimentar uma posição de exaltação neste mundo. Da mesma forma, nem sempre o ímpio será abatido e envergonhado aqui nesta terra. Há homens perversos que vivem suas vidas inteiras desfrutando orgulhosos de suas posições privilegiadas.
De fato as Escrituras dizem que Deus é quem livra o povo aflito, e abate os olhos altivos (Salmo 18:27). Mas a grande promessa de exaltação do crente não está direcionada à vida terrena. Igualmente a promessa de juízo contra o ímpio encontrará sua plena realização no grande dia do Senhor.
O salmista Asafe teve dificuldade em entender porque os ímpios exaltados se levantavam contra os justos humilhados e aparentemente nada acontecia. Mas finalmente ele conseguiu entender que a exaltação, a prosperidade e a alegria do ímpio têm caráter temporário. O fim deles é de desolação e condenação (Salmo 73).
O mesmo princípio foi observado pelo autor do Salmo 37. Ele percebeu que o Senhor julgará os perversos enquanto exaltará os justos dando-lhes a maravilhosa herança eterna. Então o crente possui uma promessa de exaltação e glória, mas na vida por vir.
A história do rico e Lázaro também trata muito bem essa questão. O rico orgulhoso, soberbo e exaltado, viveu toda sua vida nessa posição. Enquanto isso o pobre Lázaro passou sua vida mendigando à porta do homem rico. Mas no fim de suas vidas, o humilhado Lázaro foi levado ao Paraíso. Por outro lado, o rico foi conduzido a um lugar de tormento eterno.
O que a si mesmo se exaltar será humilhado
Por três vezes o Senhor Jesus declarou: “Aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e o que se humilha será exaltado”. Ele usou essa frase ao censurar os hipócritas e orgulhosos fariseus (Mateus 23:12).
Ele também usou as mesmas palavras como parte da Parábola dos Primeiros Lugares (Lucas 14:11). Depois, mais uma vez Jesus repetiu essa frase na conclusão da Parábola do Fariseu e o Publicano (Lucas 18:14).
Essa declaração é uma clara advertência contra a soberba e o orgulho do homem. Em todas essas ocasiões a ênfase de Jesus é em demonstrar a importância de um espírito humilde. Não faltam passagens bíblicas que reprovam o orgulho humano.
O profeta Isaías escreve que “os olhos do arrogante serão humilhados, e o orgulho dos homens será abatido” (Isaías 2:11). Tiago, citando Provérbios, escreve que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6; cf. Provérbios 3:34). Da mesma forma o apóstolo Pedro menciona o mesmo texto para aconselhar os cristãos a se revestirem de humildade (1 Pedro 5:5).
O fariseu da parábola de Jesus pensou que poderia se achegar diante de Deus com todo seu orgulho. Ele pensou que poderia ser justificado por suas boas-obras. No fim, Jesus diz que ele foi embora sem encontrar perdão e misericórdia.
O que a si mesmo se humilhar será exaltado
Mas Jesus também diz que aquele que se humilhar será exaltado. Isso significa que aquele que se achega a Deus em humilhação, confessando seu pecado e reconhecendo ser necessitado da misericórdia e do perdão de Deus, receberá o favor divino.
Foi exatamente isso que o publicano da parábola fez. Em sua oração ele apenas confessava ser um miserável pecador que necessitava de misericórdia. Ele humilhou-se a si mesmo, e ele foi exaltado ao poder ter saído do Templo justificado.
Definitivamente o conceito bíblico de que os humilhados serão exaltados de forma alguma enfoca a exaltação e as conquistas terrenas. Os humilhados, os quais são aqui especialmente aqueles que se humilham a si mesmos diante de Deus, receberão uma honra infinitamente maior. A exaltação da qual eles desfrutarão não pode ser comprada ou conquistada pelo esforço humano. Ela é recebida unicamente pela graça de Deus e pelos méritos de Cristo. O Filho de Deus humilhou-se a si mesmo para que seu povo pudesse ser, juntamente com Ele, glorificado.