Por Que Jesus Disse “Não Jogue Pérolas Aos Porcos”?

A ordem “não jogue pérolas aos porcos” significa que não devemos entregar as coisas de Deus àquelas pessoas que não veem nenhum valor nelas. Essa ordem completa a declaração de Jesus de que não devemos dar aos cães o que é santo.

Isso quer dizer que existem pessoas que se comportam como cães e porcos diante do tesouro do reino de Deus. Elas rejeitam e não apreciam o que temos de mais precioso. Então quando Jesus diz para não dar aos cães o que é sagrado, e nem jogar pérolas aos porcos, Ele está ensinando que devemos avaliar o comportamento das pessoas diante das coisas do Senhor.

Quando Jesus disse “não jogue pérolas aos porcos”?

Jesus fez esse alerta durante seu sermão do monte. Nesse sermão Jesus se dirigiu especialmente aos seus seguidores. Ele passou uma série de instruções sobre como eles deveriam viver e se portar de acordo com a realidade do reino de Deus.

No Evangelho de Mateus, esse sermão está registrado entre os capítulos 5 e 7. A frase “não jogueis pérolas aos porcos” está localizada especificamente no capítulo 7. Nessa porção do sermão o Senhor Jesus faz algumas considerações acerca do julgamento. Inclusive é nesse contexto que ele diz as conhecidas palavras: Não julgueis para que não sejais julgados (Mateus 7:1).

Com essas palavras Jesus não estava proibindo qualquer tipo de julgamento, mas estava proibindo o julgamento hipócrita e indicando o padrão e a forma correta pela qual seus seguidores deveriam julgar adequadamente. Então é na sequência desse ensino que Ele diz: “Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos” (Mateus 7:6).

Nesse sentido essa declaração serve de alerta acerca de uma verdade muito importante. Enquanto o julgamento hipócrita é terminantemente proibido, o julgamento justo é absolutamente necessário. Isso porque para cumprir a ordem de não dar aos cães o que é santo, nem jogar pérolas aos porcos, é preciso que haja um julgamento que possa determinar quem se comporta como cão e porco diante das coisas de Deus.

Quem são os cães e os porcos?

Cães e porcos nesse alerta de Jesus representam todos aqueles que não apreciam e desprezam obstinadamente tudo o que envolve o Evangelho de Cristo. Aqui é preciso entender que os cães naquele tempo eram predominantemente animais selvagens. Eles eram violentos e perigosos. Andavam em bandos e causavam muitos transtornos nas pequenas vilas e cidades.

Os porcos, por sua vez, eram considerados animais imundos na Lei Mosaica. Os judeus não podiam ter contato com porcos, pois eles estavam ligados ao conceito de impureza. Então quando Jesus usa como figura os cães e os porcos, ele estava se referindo a dois tipos de animais rejeitados pelos judeus. Dessa forma, seus discípulos puderam entender que existem pessoas que agem como cães e porcos diante da pregação do reino de Deus.

Receber Estudos da Bíblia

Não se pode dar coisas sagradas aos cães, nem jogar pérolas aos porcos

Da mesma forma como os cães não entendem as coisas sagradas, ou os porcos não apreciam o valor das pérolas, certas pessoas desprezam e não compreendem o valor das coisas de Deus. Se alguém jogar pérolas aos porcos, eles certamente as pisaram; assim como é muito perigoso interagir com cães selvagens que podem atacar e dilacerar alguém.

Isso significa que os crentes não devem continuar anunciando a mensagem do Evangelho aos que dela escarnecem. Deve haver um limite! Eles devem exercer com muita prudência o julgamento autorizado por Cristo. Eles devem examinar e medir, com base na reação das pessoas diante do Evangelho, se elas são como cães e porcos.

Esse julgamento, conforme já foi indicado, deve ser feito com muita paciência e atenção. Jesus compara aos cães e aos porcos apenas àquelas pessoas que desprezam e zombam das coisas de Deus. São pessoas blasfemas que rejeitam deliberadamente e definitivamente as boas novas da salvação. Então anunciar o Evangelho a esse tipo de pessoa é o mesmo que dar o que é sagrado aos cães e jogar pérolas aos porcos.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

3 Comentários

  1. Apóstolo Pedro escreveu o cão voltou ao seu próprio vômito e a porca lavada ao espojadouro de lama isto pode se referir não somente as pessoas do mundo mas principalmente aqueles que apostaram da fé.

  2. paz do senhor irmão daniel conegero, muito boa essas parábolas faladas por jesus , ao qual o irmão fez a esplanação, quero lhe agradecer de todo o meu coração, pelo o esforço feito pelo irmão e que tenho aprendido muito com você, que deús continue te abençoando e te dando a cada dia mais sabedoria, fica aqui o meu agradecimento irmão ANTONIO CARLOS MOSSORÒ RN.