Jesus falava por parábolas para proclamar o Reino de Deus às multidões. Através das parábolas, o Senhor chamava o povo ao arrependimento e à fé. Ele ainda exortava seus seguidores acerca da necessidade da vigilância, e indicava o modo de vida que agrada a Deus.
Ao falar por parábolas, Jesus ensinava os mistérios do Reino em uma linguagem bastante acessível. As boas novas da salvação eram anunciadas de forma clara e objetiva. Em suas parábolas, Jesus utilizava exemplos da vida cotidiana de sua época. Várias figuras foram utilizadas por Jesus com essa finalidade. Em suas parábolas Ele falou sobre reis, servos, ricos, pobres, religiosos, marginalizados, casamentos, vida no campo, pescaria etc.
Mas engana-se quem pensa que todos entendiam os ensinamentos de Jesus quando Ele falava por parábolas. Sobre isso, certa vez os próprios discípulos perguntaram para Jesus exatamente sobre o porquê de Ele falar por parábolas.
Jesus falava por parábolas para revelar os mistérios do reino de Deus
Diante da pergunta dos discípulos, Jesus lhes respondeu que Ele falava por parábolas para lhes fazer conhecer os mistérios do reino dos céus (Mateus 13:10; Marcos 4:11). Isso significa que através das parábolas Jesus estava revelando aos seus discípulos algo que até então era desconhecido. Conheça também os nomes dos apóstolos de Jesus.
Ao dizer isso, obviamente Jesus estava se referindo ao caráter inédito de seu ministério. A encarnação do Filho de Deus trouxe a manifestação do reino do céu na terra. Era o cumprimento das Escrituras e a revelação sobre um futuro glorioso para os redimidos pela obra redentora de Cristo.
Portanto, esses mistérios acerca do reino de Deus dos quais as parábolas falam, podem ser entendidos como sendo todas as verdades reveladas no Novo Testamento. Eles incluem tanto o caráter presente do reino de Deus, quanto seu cumprimento pleno por ocasião da segunda vinda de Cristo e a bem-aventurança eterna dos salvos. Conheça também a interpretação das parábolas de Jesus.
Jesus falava por parábolas para que as Escrituras fossem cumpridas
Mas a resposta de Jesus não para nesse ponto. Ele ainda diz que enquanto as parábolas servem de esclarecimento para alguns, elas também servem para aprofundar a ignorância de outros.
Por isso Ele diz: “Porque a vós outros foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles isso não lhes foi concedido. Pois a quem tem, mais se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que quase não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por meio de parábolas; porque, vendo, não enxergam; e escutando, não ouvem, muito menos compreendem” (Mateus 13:11-13).
Perceba que mesmo para aqueles a quem foi dado compreender esses mistérios, tal compreensão não depende de sua própria capacidade. A compreensão das coisas espirituais é um dom gracioso concedido por Deus àqueles que são seus.
Por isso Jesus disse a Nicodemos: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Aos demais, Jesus indica que eles são entregues a sua própria descrença, cegueira e rebeldia. Eles veem, mas não enxergam; ouvem, mas não escutam.
Enquanto os genuínos seguidores de Cristo recebem a compreensão do reino de Deus através das parábolas, os incrédulos se afundam cada vez mais em sua incompreensão. Aqueles que se recusam a ver e a ouvir as coisas de Deus, endurecendo-se a si mesmos, o próprio Deus acaba por endurecê-los ainda mais. Com seu comportamento impenitente, essas pessoas atraem sobre si mesmas o julgamento de Deus.
Nos dias de Jesus esse comportamento era facilmente percebido entre os fariseus (cf. Marcos 3:22). Essa verdade é cumprimento das Escrituras (Isaías 6:9). Por isso Jesus pronunciava suas parábolas às multidões, incluindo os escribas e fariseus, mas o significado dessas parábolas era confiado apenas aos seus seguidores. Saiba quem eram os fariseus.
Bem-aventurados os que entendem as parábolas
Jesus conclui sua resposta falando sobre a bem-aventurança daqueles que, pela graça soberana de Deus, são receptivos à mensagem de Cristo (Mateus 13:16). Aqueles que fazem a vontade do Senhor recebem prazerosamente a sua Palavra. Eles se interessam pela mensagem das parábolas, e a escutam com entendimento.
Para essas pessoas as parábolas são muito mais do que simples histórias. Elas possuem significados valiosos, e por isso eles meditam nelas diligentemente. Assim, podemos concluir dizendo que as parábolas fazem aumentar a compreensão acerca do reino de Deus para aqueles que têm um relacionamento genuíno com Cristo.
Por outro lado, para aqueles que se mostram endurecidos diante da mensagem de Cristo, as parábolas acabam aumentando sua confusão e ignorância. Por isso alguns estudiosos falam das parábolas como portas que se abrem para alguns, mas que se fecham para outros.
Você se interessa pela interpretação das parábolas da Bíblia ensinadas por Jesus? Preparamos um material especial para lhe auxiliar em seus estudos. Clique e conheça.