Por Que Moisés Não Entrou na Terra Prometida?

Moisés não entrou na Terra Prometida porque num momento de impaciência ele não tomou a Palavra de Deus de forma apropriada. Consequentemente, ele falhou em reconhecer a santidade e a glória de Deus diante do povo.

O texto bíblico que explica por que Moisés não entrou na Terra Prometida está registrado no Pentateuco, no Livro de Números. A Bíblia diz que certa vez, durante a peregrinação do povo de Israel pelo deserto, faltou água para beber, e os israelitas ficaram muito irritados.

Então rapidamente eles começaram a murmurar e a fazer oposição a Moisés e a Arão. Ingratos com o livramento que Deus havia dado a eles ao tirá-los do Egito, e incrédulos mesmo depois de tantas demonstrações do poder de Deus, os israelitas começaram a falar que Moisés e Arão não deviam tê-los levado ao deserto.

De acordo com eles, teria sido melhor ter ficado no Egito, ao invés de morrer no deserto com fome e sede (Números 20:2-5). A verdade é que toda vez que os israelitas encontravam alguma dificuldade, eles reclamavam a Moisés e a Arão, questionavam a liderança deles, e lamentavam não terem permanecido no Egito.

O pecado de Moisés e a disciplina do Senhor

Diante da reclamação do povo, Moisés e Arão se prostraram na porta do Tabernáculo, e a glória do Senhor se manifestou a eles. Então Deus ordenou que Moisés pegasse a vara e, juntamente com Arão, reunisse a comunidade israelita. Diante do povo, eles tinham de falar a uma rocha, porque dela haveria de verter água para saciar todo o povo e os seus rebanhos (Números 20:8).

O problema foi que Moisés e Arão reuniram o povo conforme a ordem do Senhor, mas agiram de forma inconsequente. O texto bíblico registra a declaração de Moisés: “Ouvi agora, rebeldes, será que teremos que fazer sair água desta rocha para lhes dar?” (Número 20:10). Em seguida, o texto bíblico do Livro de Números diz que Moisés ergueu o seu braço e bateu com violência na rocha duas vezes com a vara, e água jorrou da rocha saciando a sede do povo e de seus rebanhos (Números 20:11).

Logo após a atitude imprudente de Moisés, veio também a repreensão da parte de Deus. A Bíblia diz que o Senhor falou a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade diante dos filhos de Israel, por isso vocês não conduziram este povo para a terra que lhes dei” (Números 20:12).

Moisés não entrou na Terra Prometida

A declaração disciplinadora do Senhor nos ajuda a entender por que Moisés não entrou na Terra Prometida. Em primeiro lugar, Moisés deixou que o seu impulso tomasse a frente de sua fé. Quando isso acontece, o homem fica vulnerável a ponto de falhar em seu ponto mais forte. A Bíblia diz que Moisés era o homem mais manso da terra; mas naquele momento lhe faltou justamente a mansidão (Números 12:3).

Em segundo lugar, Moisés não obedeceu a ordem do Senhor. Deus havia dito para ele falar à rocha, mas ele fez diferente. Ele agiu com violência e feriu a rocha duas vezes. Então, em terceiro lugar, com sua atitude Moisés não apenas foi desobediente e impaciente, mas também desonrou a santidade de Deus diante dos israelitas.

Esse ponto é melhor compreendido à luz do simbolismo da rocha em conexão com o Senhor. Anteriormente Deus já havia se identificado simbolicamente com uma rocha ferida para saciar a sede do seu povo (Êxodo 17:6). E o Novo Testamento interpreta a rocha ferida por Moisés em Massa como uma figura de Cristo que suportou o castigo em prol do povo de Deus (1 Coríntios 10:4).

Por isso que mais tarde a atitude de Moisés ao ferir a rocha com violência quando Deus havia dito que ele apenas falasse à rocha, desprezava o profundo significado da manifestação do Senhor e não honrava a sua santidade.

Consequentemente, Moisés acabou usurpando o lugar de Deus fazendo conforme a sua própria vontade. Diante de toda a congregação de Israel, Moisés falou como se ele e Arão fossem os verdadeiros responsáveis por saciar a sede do povo fazendo sair água daquela rocha. Isso significa que inevitavelmente ele glorificou a si mesmo ao invés de glorificar o Senhor.

Então considerando todos esses fatores, podemos entender por que Moisés não entrou na Terra Prometida. Inclusive, o fato de Deus ter repreendido Arão na mesma ocasião, indica que ele também esteva envolvido no ato de seu irmão.