Os jebuseus eram um povo que habitava em Canaã, nas colinas da região de Jerusalém. Os jebuseus eram descendentes de um dos filhos de Canaã, o neto de Noé (Gênesis 10:16; 1 Crônicas 1:14). Eles habitaram a cidade que num período posterior acabou sendo conquista pelos israelitas e se tornou a cidade de Jerusalém.
Algumas vezes os jebuseus são citados na Bíblia em conexão com outros povos, como os heteus e os amorreus. Às vezes é difícil identificar os limites dessa conexão. Inclusive, o governante jebuseu Adoni-Zedeque foi classificado na Bíblia como parte dos cinco reis amorreus que formavam a liga contra o avanço dos israelitas sob a liderança de Josué (Josué 10:5).
Em harmonia a isso, através do profeta Ezequiel o próprio Deus declarou que a origem da população de Jerusalém procedia da terra dos cananeus, numa mistura entre heteus e amorreus (Ezequiel 16:3,45). No sentido geográfico, os jebuseus eram contados entre os cananeus. Contudo, no sentido étnico os jebuseus são distinguidos dos cananeus propositalmente nas passagens bíblicas (Gênesis 15:21; Êxodo 3:8,17).
Jebus, a cidade dos jebuseus
A principal cidade dos jebuseus era Jebus. Alguns estudiosos dizem que daí vem o termo “jebuseus”, usado para indicar seus habitantes. Outros, por sua vez, defendem exatamente o contrário. Eles sugerem que “Jebus” era derivado do nome do clã que ocupava o local durante o segundo milênio antes de Cristo.
Então a designação “jebuseus” pode se referir tanto ao clã que habitou aquela região numa época muito recuada, quanto aos seus descendentes numa época bem posterior (cf. 1 Reis 9:20,21; 2 Crônicas 8:7,8; Esdras 9:1).
A cidade de Jebus era uma fortaleza que estava localizada na região montanhosa entre os vales de Cedrom e Tiropeano. Como já foi dito anteriormente, a cidade de Jebus era a cidade de Jerusalém antes de sua conquista durante o reinado de Davi.
A cidade dos jebuseus se beneficiava muito do próprio tipo de terreno geográfico em que estava. Precipícios íngremes acabavam fortificando naturalmente a cidade quase que em todas as direções. Por isso tomar a cidade de Jebus era uma tarefa muito complicada, e os jebuseus se vangloriavam disso.
O fim dos jebuseus
A cidade de Jebus caiu diante do rei Davi, que a tomou (2 Samuel 5:6-9; 1 Crônicas 11:4-8). Consequentemente, ele fez da antiga cidade dos jebuseus a capital de seu reino e o centro da adoração em Israel. Mais tarde, durante o reinado do rei Salomão, ali foi construído o Templo.
Davi mostrou benevolência para com os jebuseus. Porém, seu filho, Salomão, posteriormente reduziu os jebuseus a uma posição serviu ou de escravidão (1 Reis 9:20-22). É difícil falar com exatidão sobre o destino final dos jebuseus. Tudo parece indicar que eles foram progressivamente absorvidos pela sociedade israelita.