Quem Escreveu a Bíblia?

A Bíblia foi escrita por diversos autores que viveram em épocas diferentes num período aproximado de 1.500 anos. É difícil estipular um número exato, mas geralmente é aceito que pelo menos 40 pessoas diferentes escreveram a Bíblia. Todavia, todas essas pessoas têm em comum o fato de terem sido escolhidas por Deus para escreverem sua santa Palavra inspirada pelo Espírito Santo. Então isso faz do próprio Deus o verdadeiro autor das Escrituras.

Acredita-se que o primeiro livro da Bíblia a ser escrito data de aproximadamente 3.500 anos atrás. Já o último livro foi escrito há cerca de 2.000 anos, na era cristã.

Muitos dos homens que foram usados por Deus para escrever a Bíblia podem ser identificados através da própria Bíblia. Isso significa que muitos textos bíblicos trazem indicações sobre a identidade de seus autores. Há também aqueles escritores da Bíblia cuja a autoria é afirmada por antigas tradições. No entanto, de alguns escritores bíblicos é impossível descobrir sua identidade.

Por exemplo, dentre os livros dos quais não se sabe quem foi seu autor, destacam-se dois que aguçam a curiosidade de muita gente. A pergunta sobre quem escreveu o livro de Jó é uma das mais debatidas com relação ao Antigo Testamento; enquanto que a identidade do autor da Carta aos Hebreus é a mais misteriosa do Novo Testamento.

Também é interessante saber que muitos livros possuem apenas um autor. Mas existem livros bíblicos que foram escritos por vários autores. Além disso, há ainda autores que escreveram mais de um livro da Bíblia.

Quem são os escritores da Bíblia?

Para respondermos a pergunta sobre quem escreveu a Bíblia, obviamente iremos considerar apenas os autores conhecidos, cuja sua autoria seja amplamente aceita pela maioria dos estudiosos. Então os escritores da Bíblia são:

Vários outros autores escreveram textos que compõem livros da Bíblia; ou mesmo participaram, de alguma forma, da redação e/ou organização do conteúdo de alguns desses livros. Algumas dessas pessoas foram:

Vale dizer que sobre os livros de Rute, Juízes e 1 e 2 Samuel, a tradição judaica sugere que eles foram escritos pelo profeta Samuel. No entanto não existem evidencias que comprovem essa informação.

Deus é o grande Autor da Bíblia

Ao longo do tempo muitas pessoas têm se levantado com o objetivo de afirmar que a Bíblia não é confiável. No entanto, a Bíblia é a própria Palavra de Deus. Mesmo tento muitos autores que viveram em períodos e contextos históricos completamente distintos, todas as partes das Escrituras se harmonizam de forma perfeita. A explicação para isto é que tudo o que foi escrito por esses homens foi plenamente inspirado por Deus.

Seria impossível uma obra meramente humana, escrita num período tão grande de tempo e por homens que em muitos casos nunca se conheceram, apresentar tamanha coerência, conexão e perfeição literária como a Bíblia.

Além disso, existem evidências arqueológicas que também apontam de forma impressionante para os dados históricos registrados na Bíblia. Também é preciso ser dito que não há qualquer outro livro que possua manuscritos antigos tão preservados quanto os manuscritos dos textos bíblicos.

De qualquer forma, para o verdadeiro cristão a discussão sobre quem escreveu a Bíblia se cala diante do fato de que o próprio Jesus deu testemunho sobre as Escrituras. Por trás de tantos autores, muitos deles desconhecidos, a identidade de seu grande Autor nunca ficou desfocada: o próprio Deus.