Cam, ou Cão em algumas traduções, foi um dos três filhos de Noé que a Bíblia relata no livro de Gênesis (Gênesis 5:32; 10:6). Cam já era nascido na época do dilúvio, e foi uma das oito pessoas que sobreviveram ao evento. Quando o dilúvio atingiu a terra, Cam já era casado, porém ainda não tinha filhos. A etimologia do nome Cam é incerta, e pouso se sabe sobre ele, apenas o que foi descrito no livro de Gênesis.
O episódio mais significante sobre Cam está no capítulo 9 de Gênesis, quando seu pai, Noé, planta uma vinha e embriaga-se com vinho. Cam então entrou na tenda onde Noé estava despido e contou aos seus irmãos Sem e Jafé, que prontamente cobriram-lhe com uma capa, demonstrando o respeito que Cam não teve para com seu próprio pai.
Qual foi o pecado de Cam?
Existe muita discussão sobre qual foi o pecado de Cam e, principalmente, o porquê do castigo sobre Canaã, já que a Bíblia não fornece tantos detalhes sobre o assunto. As possibilidades apresentadas variam desde o escárnio por parte de Cam até algum tipo de pecado sexual.
Os que defendem a possibilidade do pecado de Cam ter sido de ordem sexual, utilizam passagens como Levítico 18:6. Então eles afirmam que a linguagem presente em Gênesis 9:22 se assemelha à pratica sexual. Para quem defende essa linha de interpretação, a atitude de Cam implicaria em uma prática homossexual com Noé enquanto este estava inconsciente.
Essas pessoas também relacionam o fato de que esse tipo de pecado tenha sido um dos vários cometidos pelas cidades de Sodoma e Gomorra, das quais seus habitantes descendiam de Cam. Outra variação dessa interpretação sugere que Cam tenha visto Noé e sua mãe mantendo relações.
A outra interpretação sobre o assunto é que Cam na verdade desrespeitou seu pai. Ele entrou na tenda a qual ele deveria ter ficado do lado de fora devido ao estado deplorável de Noé naquela ocasião. Além disso, de alguma forma ele agiu com escárnio em relação àquela situação. Certamente essa é a interpretação mais coerente considerando toda a estrutura do texto apresentado em Gênesis capítulo 9.
Apesar de a expressão utilizada no versículo 22 combinar com a referência à prática sexual de Levítico 18:6, não é o caso desse texto em questão. Uma prova clara disso é o fato de Sem e Jafé terem virado o rosto para que não vissem a vergonha de seu pai. Esse detalhe estabelece um contraste determinante, afirmando que o fato de ver ou não ver a situação de Noé foi a principal implicação do ocorrido.
O castigo de Cam e Canaã
Sobre a participação de Canaã no episódio, os estudiosos também se dividem. Uns acreditam que ele tenha participado diretamente na ação de Cam e, talvez, de uma forma ainda mais grave. Já outros acreditam que Noé tenha visto em Canaã características ainda mais fortes para a maldade do que as demonstradas por Cam.
Seja como for, o que se sabe é que Canaã foi amaldiçoado e Cam foi penalizado. Ele não foi incluído na benção de Sem e Jafé. Seja como for, Moisés, o escritor do livro de Gênesis, nos deixou do lado de fora da tenda de Noé privando-nos de maiores detalhes.
Os descendentes de Cam
Os filhos de Cam são descritos em Gênesis 10:6. Sua linhagem é relatada até o versículo 20 desse mesmo capítulo.
E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
(Gênesis 10:6)
Cam, através da descendência de seus filhos Cuxe, Mizraim e Pute, foi o pai de muitos povos e nações poderosas, cujos descendentes se espalharam originando civilizações como a Babilônia, Assíria, Nínive, Egito, o povo etíope e etc. Da descendência de Canaã vieram todas as nações conhecidas como cananeus. Essas nações foram subjugadas historicamente pelo povo judeus na Bíblia (Gênesis 15:20).
Também é muito importante entender que Canaã foi amaldiçoado, e não os outros filhos de Cam. Além disso, essa maldição nada teve a ver a com a cor negra como algumas pessoas pensam. Os povos africanos não são descendentes de Canaã. Os cananeus e seus descendentes, originados de Canaã, foram nações subjugadas historicamente na Bíblia pelo povo judeu e por outros povos, cumprindo-se a maldição de Noé. É lamentável como muitas pessoas utilizaram ao longo da história da igreja um erro teológico tão absurdo para justificar a escravidão de povos negros, o racismo e a situação atual do continente africano.