Quem foi Cleopas na Bíblia?

Cleopas foi um dos dois discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús. Embora Cleopas não pertencesse ao grupo dos Doze, obviamente ele fazia parte do grupo maior de seguidores de Cristo. Inclusive, o Evangelho de Lucas faz referência a um grupo de setenta discípulos que acompanhava o ministério de Jesus.

A Bíblia não menciona os nomes desses discípulos, mas uma antiga tradição cristã inclui Cleopas entre eles. Obviamente existe a possibilidade real de que, de fato, Cleopas fazia parte desse grupo de setenta discípulos.

Mas há poucas informações na Bíblia sobre quem foi Cleopas. É certo apenas que ele é mencionado no Evangelho de Lucas no episódio em Emaús. O texto bíblico diz que no domingo da ressurreição de Jesus, dois discípulos saíram de Jerusalém rumo à aldeia de Emaús, que ficava a pouco mais de dez quilômetros de Jerusalém. No caminho, os dois discípulos falavam sobre os acontecimentos do final de semana da crucificação.

Foi então que o Senhor Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Contudo, Cleopas e o outro discípulo não reconheceram Jesus. Inclusive, quando Jesus perguntou aos dois sobre o que eles falavam, parece que Cleopas ficou um tanto quanto incomodado com o fato de Jesus aparentemente ter mostrado desconhecimento do que havia acontecido em Jerusalém naqueles últimos dias (Lucas 24:18).

Pelo abatimento demonstrado por Cleopas e o seu companheiro de viagem, parece que eles estavam meio que incrédulos e pessimistas com a possibilidade de Jesus ter ressuscitado. Mas Jesus expos as Escrituras para eles, e quando chegaram a Emaús, os dois discípulos insistiram para que Jesus ficasse com eles. Então quanto estavam à mesa, Cristo se revelou a Cleopas e ao outro discípulo no partir do pão (Lucas 18:31).

Curiosidades sobre Cleopas na Bíblia

Alguns estudiosos procuram identificar Cleopas com o marido de uma das Marias que estavam junto à cruz durante a crucificação do Senhor Jesus Cristo (João 19:25). Essa identificação vem desde os tempos dos Pais da Igreja.

A dificuldade com essa identificação é que há uma diferença na etimologia dos nomes, pois o marido de Maria se chamava Clopas — algumas traduções trazem o nome Cleofas. Essa diferença ocorre pelo fato de que Cleopas é um nome grego, talvez uma forma abreviada de Cleopatros. Já o nome Clopas é de origem semítica, ou seja, é um nome hebraico ou aramaico. Diante disso, algumas pessoas argumentam que é possível que Cleopas fosse a forma grega do nome Clopas.

Outros comentaristas vão ainda mais além e sugerem que Cleopas talvez fosse o pai de Tiago, o menor, um dos apóstolos de Jesus. Essa sugestão se baseia na seguinte linha de raciocínio: primeiro, Cleopas realmente deve ser identificado com o Clopas que era marido de uma das Marias. Segundo, é possível que os nomes Clopas e Alfeu venham de uma mesma raiz. Daí eles entendem que Cleopas, Clopas e Alfeu, são variações de nomes atribuídos a mesma pessoa.

Todas essas possibilidades, no entanto, são apenas especulações. A verdade é que não há uma evidência bíblica direta de que Cleopas, Clopas ou Alfeu sejam a mesma pessoa.

Outra curiosidade sobre Cleopas é que há uma antiga tradição cristã que afirma que ele era natural da vila de Emaús, e que foi nessa mesma vila que Cleopas teria sido martirizado por causa de sua fé no Cristo ressuscitado. Mas não há como ter certeza de que isso realmente tenha acontecido.