Quem Matou Golias? Davi ou Elanã?

Quem matou Golias foi Davi. A Bíblia diz que o jovem Davi foi visitar seus irmãos guerreiros no campo de batalha para levar suprimentos e obter notícias sobre a guerra contra os filisteus (1 Samuel 17:17). Foi nessa ocasião que ele se deparou com o gigante que lutava a favor dos inimigos de Israel.

Golias insultava o povo de Deus e desmoralizava os homens israelitas. Naquela época o rei Saul ainda estava ocupando o trono de Israel. O gigante lançou um desafio que se algum israelita aceitasse lutar contra ele, o vencedor garantia a vitória do exército representado. Com medo, nenhum dos guerreiros de Israel ousou aceitar o desafio do guerreiro filisteu (1 Samuel 17:8-11).

Davi não se conformou com os insultos do gigante Golias e resolveu aceitar o desafio (1 Samuel 17:22-32). Até tentaram vesti-lo com a armadura de Saul, mas ele preferiu ir com sua própria roupa e usar suas próprias armas: um cajado e uma funda (1 Samuel 17:38-40). Davi foi a um ribeiro e escolheu cinco pedras para usar em sua funda. A funda era uma arma de arremesso feita com cordas. Esse tipo de estilingue era, inclusive, usado também em batalhas. Em alguns povos os homens eram treinados no manuseio de fundas desde pequenos.

Quando chegou a hora do combate, Golias debochou da forma como Davi se apresentou diante dele. O gigante pensou que seria muito fácil acabar com um jovem munido de paus e pedras. Mas Davi deixou claro que ele estava entrando naquela batalha em nome do Senhor dos Exércitos. Sua confiança estava no poder de Deus, e não em suas armas terrenas (1 Samuel 17:41-47).

Então Davi colocou uma pedra em sua funda e fez um lançamento certeiro. A pedrada acertou o gigante na testa de tal modo que ele caiu imobilizado no chão. Depois Davi pegou a própria espada de Golias e o matou, e cortou sua cabeça (1 Samuel 17:48-51). Saiba mais sobre a história de Davi.

Receber Estudos da Bíblia

A Bíblia diz que quem matou Golias foi Elanã e não Davi?

Algumas pessoas insistem em dizer que há uma contradição bíblica com relação à história da morte de Golias. Isso porque o texto de 1 Samuel 17:21-28 diz claramente que quem matou Golias foi Davi. Mas o texto de 2 Samuel 21:14-22 diz que quem matou Golias foi um homem chamado Elanã.

Os estudiosos apresentam algumas possíveis soluções para esse aparente problema sobre quem matou Golias. Vejamos:

  1. Alguns sugerem que Elanã seria outro nome para Davi. Isso acontece com certa frequência nos textos bíblicos. O rei Salomão, por exemplo, também é chamado de Jedidias (2 Samuel 12:24-25). Além disso, Elanã também aparece conectado à designação “belemita”, a mesma que identifica Jessé, pai de Davi. Mas é verdade que essa designação simplesmente indica um habitante ou nativo de Belém. Então ela pode ser aplicada a qualquer pessoa dessa localidade.
  2. Outros defendem que o texto de 2 Samuel simplesmente omite a informação de que o gigante morto não era Golias, mas seu irmão. Essa interpretação é feita com base no texto de 1 Crônicas 20:5. O cronista informa que Elanã matou um gigante chamado Lami, que era irmão de Golias. Se aqueles que sugerem que Elanã era um segundo nome de Davi estiverem certos, então Davi teria matado Golias e Lami.
  3. Há ainda aqueles que sugerem que Golias era o nome de apenas um dos gigantes mortos. Então ou Davi ou Elanã teria matado um gigante anônimo, e o nome Golias foi atribuído a ele no momento do registro histórico do evento. Mas não há qualquer fundamentação razoável para essa sugestão, pois o livro de Crônicas informa o nome do outro gigante.

Seja como for, fica claro que o suposto problema sobre quem matou Golias definitivamente não representa uma contradição bíblica. No máximo o que pode haver é um erro do copista, talvez pelo desgaste do texto hebraico original no momento da transcrição. Além disso, o texto de 1 Crônicas 20:4-8 é um paralelo direto de 2 Samuel 21:18-22. Ambos os textos falam dos gigantes que foram mortos por Davi e seus homens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close