O Que Significa Sarepta? Como Era a Cidade de Sarepta?

Sarepta era uma cidade fenícia que ficava cerca de treze quilômetros ao sul de Sidom. O significado de Sarepta é discutido entre os estudiosos. Alguns sugerem que a palavra Sarepta tem relação com um verbo acadiano que significa “tingir”. Outros acreditam que essa palavra tem a ver com a ideia de “fundição”.

Sarepta ficou conhecida na história bíblica principalmente por causa do milagre da ressurreição do filho de uma viúva nos dias do profeta do ministério do profeta Elias. Além dos registros bíblicos, Sarepta também é citada em várias fontes históricas.

Características da cidade de Sarepta

Papiros egípcios que datam aproximadamente dos séculos 13 e 14 a.C. falam de Sarepta como uma das cidades mais importantes da costa mediterrânea ao lado de Beirute, Sidom, Biblos e Tiro. Textos ugaríticos dessa mesma época também mencionam Sarepta como uma cidade de destaque. A cidade ficava localizada basicamente na metade do caminho entre Tiro e Sidom.

De acordo com fontes assírias, o rei Senaqueribe tomou a cidade de Sarepta em seus primeiros anos de reinado, por volta de 701 a.C. Mesmo depois de Senaqueribe, durante o reinado de seu filho, Esar-Hadom, parece que Sarepta continuou sob o domínio assírio. Nos documentos assírios Sarepta é chamada de Zaribtu.

Especialistas em história antiga dizem que em seu auge a cidade de Sarepta foi uma referência na fabricação de utensílios de vidro. Escavações promovidas no século 20 d.C. revelaram que a deusa púnica e fenícia Tanit era uma divindade cultuada na cidade. Além disso, foram encontradas cerâmicas e construções típicas da cultura fenícia. Assim como outras cidades daquela mesma região, possivelmente Sarepta fabricava corantes – o que talvez possa explicar um dos possíveis significados de seu nome.

Antes da dominação assíria, a cidade de Sarepta pertenceu a Sidom e depois a Tiro. Os estudiosos dizem que Sarepta foi submetida à cidade de Tiro aproximadamente em 722 a.C. quando Salmaneser IV não foi capaz de conquistar Tiro. Sarepta hoje é a moderna cidade de Sarafand.

Receber Estudos da Bíblia

Sarepta na Bíblia

A cidade de Sarepta aparece na Bíblia durante o ministério do profeta Elias. Naquele tempo Acabe era o rei de Israel. O pai de Jezabel, sogro do rei Acabe, era o controlador do território fenício.

Quando Elias profetizou a grande seca que haveria na terra e castigaria Israel, Deus o enviou justamente à cidade de Sarepta. Durante aquele período de fome o profeta do Senhor foi sustentado por uma viúva pobre que provou do cuidado e da bênção de Deus.

A viúva morava com seu filho, e a crise havia lhe deixado sem expectativa de vida. Quando o profeta do Senhor chegou ali, os recursos daquela mulher praticamente já tinham sido esgotados. Mas de forma milagrosa, Deus providenciou que o suprimento de farinha e azeite em sua casa não acabasse.

Além disso, aquela mulher teve a alegria de presenciar um dos milagres mais notáveis da Bíblia. Quando seu filho adoeceu e morreu, ela experimentou o grandioso poder de Deus através do profeta Elias ao ter seu filho ressuscitado dos mortos (1 Reis 17:8-24).

A cidade de Sarepta também é citada no Antigo Testamento no livro do profeta Obadias (Obadias 1:20). Já no Novo Testamento, Sarepta é mencionada pelo Senhor Jesus ao relembrar como o profeta Elias foi enviado à casa de uma viúva estrangeira (Lucas 4:25,26).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar