Seremos Anjos no Céu? Uma Pessoa Que Morre Se Torna Um Anjo?

É comum ouvir alguém dizer que quando uma pessoa morre vira um anjo no Céu. Mas a Bíblia não diz que seremos anjos no Céu. Na verdade a Bíblia diz que seremos como os anjos do Céu somente em alguns aspectos específicos. Anjos e homens são duas categorias completamente diferentes de criaturas de Deus. Então após a morte uma pessoa não pode se tornar um anjo.

Anjos e homens têm em comum apenas o fato de serem criaturas dotadas de pessoalidade, intelecto e responsabilidade moral. Mas os anjos são seres incorpóreos maiores em força e poder que os homens. Já os homens possuem um espírito, mas também são constituídos de um corpo físico.

Quando uma pessoa morre, ao invés de ela virar um anjo, simplesmente ela fica num estado de existência desencarnada. Apesar de seu corpo voltar à terra, sua existência continua para além da morte (Eclesiastes 12:7). Esse período geralmente é chamado na teologia de estado intermediário dos mortos; quando cada pessoa aguarda a ressurreição de seu corpo, seja para a condenação seja para a bem-aventurança eterna.

A Bíblia diz que tanto os ímpios quanto os santos ressuscitarão no dia da segunda vinda de Cristo. Após esse dia, todos os homens de todas as épocas viverão a eternidade com seus corpos ressurretos. Os salvos habitarão o novo céu e nova terra ao lado de Deus; enquanto que os ímpios serão lançados num lugar de tormento eterno (Daniel 12:12).

Os salvos se juntarão aos santos anjos no sentido de que juntos adorarão ao Senhor para todo sempre. Já os ímpios se juntarão aos anjos caídos no sentido de que juntos receberão o castigo da ira de Deus por causa do pecado (Apocalipse 20:10-15). Contudo, em nenhum momento um crente se tornará um anjo de Deus; bem como jamais um ímpio se tornará um anjo caído.

Além do entendimento errado de que os homens se tornam anjos quando morrem, há também pessoas que ensinam que os santos que já morreram cuidam de nós lá do Céu. Mas não há qualquer base bíblica para isto. De fato são os santos anjos de Deus os responsáveis por cuidar dos crentes neste mundo, e não os salvos que já morreram e que supostamente se tornaram anjos. Entenda o que os anjos fazem.

Receber Estudos da Bíblia

Jesus disse que seremos como anjos?

Muitas pessoas afirmam que nos tornaremos anjos no Céu ao confundir um ensinamento de Jesus acerca da vida celestial. Mas em nenhum momento Jesus diz que nos tornaremos anjos. Na verdade Ele diz que em certo aspecto seremos como os anjos.

Certa vez Jesus foi questionado pelos saduceus sobre como a questão do matrimônio seria entendida após a ressurreição. O questionamento desse grupo tinha a intenção perversa de tentar complicar Jesus e desacreditar seu ensino. Aqui vale saber que os saduceus nem mesmo criam na doutrina da ressurreição ou na existência dos anjos.

Mas Jesus foi capaz de responder o questionamento daquelas pessoas e ainda apontar com base nas Escrituras que a doutrina dos saduceus estava errada. Jesus reafirmou a doutrina da ressurreição e ainda apontou para a existência dos anjos.

Então no que diz respeito ao matrimônio após a ressurreição, Jesus disse que na vida eterna não haverá mais casamento, pois as pessoas serão como os anjos do Céu. Assim como a classe angélica, a humanidade não terá mais a necessidade de se reproduzir (Mateus 22:28-30). É justamente nessa característica específica de nossa vida celestial que seremos como os anjos. Seremos como os anjos no sentido de que viveremos para sempre e não precisaremos mais do casamento (Lucas 20:35,36).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close