Nos últimos dias um vídeo com supostos sons de trombetas em Jerusalém acabou despertando a curiosidade das pessoas mundo a fora. Na verdade, tudo ocorreu no começo do mês de Outubro, dia 1º, e logo foi destaque nos países de língua inglesa.
Já no Brasil, as notícias sobre esse fenômeno parecem ter chegado nos últimos dias. Rapidamente as pessoas começaram a relacionar tal acontecimento com sinais bíblicos, e a evidência da segunda vinda de Cristo.
Mas será que esses sons de trombetas em Jerusalém são sinais? A Bíblia diz alguma coisa sobre isso?
Estas são as perguntas que mais escultei deste o final de semana. Não pretendia escrever nada sobre isso, mas por consideração aos irmãos que pediram, vamos responder tais perguntas à luz da Palavra de Deus.
Os sons de trombetas em Jerusalém e ao redor do mundo
O vídeo com os sons de trombetas em Jerusalém não é o único desse tipo. Na verdade, há diversos relatos de pessoas que alegam ter escutado um som semelhante em diferentes cidades do mundo.
Também há alguns vídeos que flagram esses estranhos sons. Embora seja difícil saber, aparentemente o primeiro vídeo data do ano de 2011 e ocorreu no leste europeu. Depois, vários outros foram publicados em outras partes da Europa, Oceania e América do Norte.
Como já é de se esperar, muitas teorias surgiram como explicação para os famosos sons de trombetas. As principais opiniões são:
- Os sons das trombetas são sinais da volta de Cristo.
- Os sons das trombetas fazem parte de uma obra que visa a implantação da nova ordem mundial.
- Os vídeos que mostram os sons de trombetas são montagens.
- Os sons de trombetas possuem uma explicação cientifica e nada tem a ver com o sobrenatural.
Bem, sobre os demais vídeos já publicados anteriormente, boa parte deles trata-se de simples montagens que, por não envolver nenhum tipo de efeito visual complexo, qualquer pessoa pode facilmente fazer.
Alguns veículos de notícias no exterior publicaram, muito vagamente, uma suposta explicação cientifica dada pela própria NASA de que sons desse tipo são produzidos pelo nosso próprio planeta e são extremamente comuns, porém na maioria das vezes são imperceptíveis aos nossos ouvidos. Há também outra versão de que tais ruídos também possam ser ocasionados por placas de metais que se chocam próximas a terra e o ruído se propaga pelo céu.
Para contestar essas supostas explicações da NASA, um grupo de pessoas acredita que a própria NASA esteja fazendo isso, e no caso tudo faria parte de um “projeto secreto”, que, por incrível que pareça, algumas pessoas ao redor do mundo descobriram tal projeto e resolveram postar na internet. Resumindo, seria mais um tipo de teoria da conspiração.
Mas e os sons de trombetas em Jerusalém?
Falando exclusivamente do vídeo que mostra os sons de trombetas em Jerusalém, podemos considerar algumas coisas interessantes:
- O canal onde o vídeo aparentemente apareceu primeiro é descrito como produtor de vídeos virais.
- Nenhum veículo sério da imprensa noticiou tal fenômeno.
- Milhares de pessoas alegam ter escutado os sons de trombetas em Jerusalém, porém só se manifestaram depois que o vídeo foi publicado.
- Muitos brasileiros agora estão falando que estavam lá e ouviram o ruído. Mas porque só estão falando isto agora, nos últimos dois dias?
- Também estão aparecendo os “amigos dos amigos” que estavam em Jerusalém no dia e ouviram. Mas novamente: porque não relataram isso antes, já que isso aconteceu no dia 1º de Outubro?
- Jerusalém é uma cidade grande e movimentada. Porque não existem outros vídeos flagrando o fenômeno? Pela intensidade do ruído, creio que qualquer pessoa com um celular teria se interessado em registrar o momento. Todavia aparentemente só há um vídeo, embora que agora, quatro semanas depois, outros vídeos com montagens bem fracas estão aparecendo de “outros” ângulos da cidade de Jerusalém.
Os sons de trombetas em Jerusalém são sinais bíblicos?
Antes, quero dizer que até agora não citei nenhuma fonte neste texto, pois nenhuma delas me pareceu confiável. Também não pretendo julgar aqui se o ruído no céu de Jerusalém aconteceu ou não aconteceu. Eu não estava lá, e sinceramente não sou obrigado a acreditar no conto de ninguém. Meu compromisso é acreditar na Palavra de Deus, e é sobre isso que iremos falar, ou seja, vamos analisar se os sons de trombetas em Jerusalém são sinais descritos na Bíblia.
Abaixo, veremos as principais passagens bíblicas utilizadas por algumas pessoas ao afirmarem que os sons de trombetas em Jerusalém são sinais bíblicos. Não entrarei em muitos detalhes teológicos nas passagens seguintes, pois isso tornaria o texto excessivamente longo.
Vamos começar com o Sermão Escatológico de Jesus, pois muitos cristãos logo citam um versículo específico do sermão quando veem algo desse tipo:
E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
(Lucas 21:11)
Bem, esse versículo não pode ser aplicado aos sons de trombetas em Jerusalém como sinais sobre o fim dos tempos, pelo simples motivo de que as coisas descritas nele, segundo o próprio Jesus, não representam sinais imediatos do fim.
Nos versículos 8, 9, 10 e 11 Jesus lista uma série de acontecimentos que aconteceriam, porém de forma explicita, Ele declara: “não vos assusteis… o fim não será logo” (Lc 21:9). Nesses versículos, Jesus estava justamente corrigindo possíveis inferências equivocadas.
Em outras palavras, Jesus estava dizendo que nem tudo o que parece ser um sinal do fim do mundo, de fato é realmente um sinal. Note que no versículo 8 ele adverte que haveria pessoas que anunciariam que “o fim está próximo“, mas seus seguidores deveriam ignorar esses falsos alarmes.
Outro detalhe interessante é que as expressões “coisas espantosas” e “sinais do céu” estão diretamente ligados aos eventos descritos anteriormente no versículo 9 (grandes terremotos, fomes e pestilências), ou seja, não se trata de nada sobrenatural, mas fenômenos naturais do próprio universo, e acontecimentos derivados da ação inconsequente do homem, que se tornariam cada vez mais constantes com o passar do tempo.
Outra questão que não pode ser desprezada é que, em seu sermão escatológico, Jesus falou sobre a destruição de Jerusalém, sobre o período de tempo que seguiria tal evento histórico, e os momentos finais da presente era, resultando em sua volta.
Uma leitura cuidadosa do texto revelará que tais eventos aconteceriam durante toda a presente dispensação, num período que Jesus chamou de “princípio das dores“, o qual antecede o período de grande tribulação que culmina na segunda vinda de Cristo.
No sermão escatológico, Jesus também falou sobre “sinais no sol e na lua e nas estrelas” (Lc 21:25). Porém nesse caso a referência é diretamente atribuída ao momento de sua segunda vinda, onde os alicerces do universo serão profundamente abalados (Lc 21:26,27; cf. 2Pe 3).
De forma alguma trata-se de supostos sons de trombetas em Jerusalém ou em qualquer outra parte do mundo, mas a acontecimentos tão notórios que farão com que os homens desmaiem de terror (Lc 21:26).
Falando sobre esse momento glorioso da segunda vinda de Cristo, também nos lembramos de outra referência bíblica que foi utilizada por algumas pessoas diante dos sons de trombetas em Jerusalém.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
(1 Tessalonicenses 4:16)
Creio que esse versículo não precisa de maiores explicações. O Apóstolo Paulo deixa suficientemente claro que ele está descrevendo a segunda vinda de Cristo, um evento inconfundível que atingirá o mundo todo.
Não se trata de sons de trombetas em Jerusalém, flagrados por uma câmera ou celular, mas de um estrondo de proporções mundiais, audível e visível em todo o mundo. É evidente que os supostos sons de trombetas em Jerusalém não têm nada a ver com o som da “trombeta de Deus” descrito pelo apóstolo nesse versículo, até porque no mês passados os mortos não ressuscitaram, e muito menos Cristo voltou.
Algumas pessoas também relacionam as trombetas em Jerusalém com as sete trombetas do livro do Apocalipse, porém tal associação não vale a pena nem ser comentada, pois é absurda considerando a estrutura, as características literárias e a interpretação correta do próprio livro do Apocalipse.
Como já dissemos, vários vídeos que flagraram sons estranhos ao redor do planeta já foram publicados, alguns com uma possível explicação cientifica, outros claramente identificados como montagens preparadas com o objetivo de viralizar na internet. Pelas características, tudo indica que o vídeo dos sons de trombetas em Jerusalém se enquadra nessa última categoria.
Com tudo isso, uma coisa deveria chamar a nossa atenção. É impressionante como um vídeo que simula supostos “sinais” causa tanto euforismo nas pessoas, ao mesmo tempo em que acontecimentos comprovadamente atestados pelas Escrituras são ignorados e desprezados, como a crescente apostasia, o aumento dos falsos profetas e o novo tipo de evangelho que tem sido pregado em grande parte das igrejas, e que em nada tem a ver com o genuíno Evangelho de Cristo.
É claro que estamos vivendo os últimos dias, mas o que poucos sabem é que estes “últimos dias” já se estendem desde a época dos apóstolos, sendo o período que compreende da primeira vinda de Cristo até o seu retorno (At 2:17; 2Tm 3:1; Hb 1:2; 1Pe 1:20; 1Jo 2:18).
Por fim, estou certo de que os verdadeiros seguidores de Cristo não precisam de nenhum vídeo popular na internet para fazer florescer a bendita esperança do retorno de nosso Senhor. Ele voltará, e todos os sinais que precisamos saber estão nas Escrituras.