O Que Significa: “Vá e Não Peques Mais”?

A declaração de Jesus: “Vá e não peques mais” é uma exortação para que a pessoa abandone sua vida de pecado. Ninguém pode pertencer ao Reino de Deus tendo o pecado como o seu padrão de vida. Aqueles que seguem a Cristo são chamados a ter uma vida de vitória sobre o pecado.

O Evangelho de João registra o episódio em que os escribas e fariseus trouxeram uma mulher adúltera perante Ele. Aquelas pessoas queriam testar Jesus quanto ao fato de que a Lei de Moisés estabelecia que a punição para o adultério era a morte. Mas Jesus mostrou que aqueles homens estavam desqualificados para serem juízes daquela mulher. Então quando não restou mais nenhum acusador contra àquela mulher, Jesus disse a ela que também não a condenava, mas deixou a exortação final: “Vá e não peques mais” (João 8:11).

Antes disso, em outra ocasião, Jesus já havia dito algo parecido. Depois de ter curado um paralítico no Tanque de Betesda, Jesus disse ao homem: “Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior” (João 5:14). Nessa declaração Jesus não afirmou que toda doença está relacionada a um pecado específico; mas que uma vida de pecado sem dúvida traz consequências muito graves.

Vá e não peques mais

Algumas pessoas contestam essas palavras do Senhor Jesus. Segundo elas, ao dizer: “Vai e não peques mais”, Jesus fez um pedido impossível de ser atendido; já que ninguém é capaz de deixar de pecar completamente.

Para responder a esse questionamento, algumas sugestões são apresentadas. Talvez a sugestão mais popular seja aquela que diz que no caso da mulher adúltera, por exemplo, a exortação: “Vá e não peques mais” significava que ela não deveria mais se envolver com o pecado de adultério. Em outras palavras, Jesus não estava pedindo que aquela mulher jamais caísse em qualquer tipo de pecado, mas que ela jamais caísse naquele pecado específico, o adultério.

Essa sugestão até faz sentido e se adequa muito bem ao contexto da passagem bíblica. Mas também é possível que a exortação de Jesus tivesse um caráter mais abrangente e cobrisse todo e qualquer tipo de pecado deliberado. No caso do homem aleijado no Tanque de Betesda, a narrativa bíblica não conecta sua história a algum pecado específico; e mesmo assim ele ouviu de Jesus uma exortação muito parecida àquela dita à mulher adúltera.

Além disso, essa exortação serve para todo cristão, ou seja, de fato a instrução: “Vá e não peques mais” é um princípio válido para a vida cristã. Mas então temos de admitir que nessa exortação Jesus exige algo impossível de ser atendido? Em que sentido podemos obedecer corretamente a essa exortação do Senhor Jesus?

Vá e não peques mais: uma vida livre do poder do pecado

Sabemos que a Bíblia afirma que é impossível que alguém deixe de pecar completamente nesta vida terrena. O apóstolo João escreve que se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós (1 João 1:8). Mas João vai ainda mais além e diz que se afirmamos que não pecamos, fazemos de Deus mentiroso e sua Palavra não está em nós (1 João 1:10). Até porque a Palavra de Deus declara que, de fato, somos pecadores.

Por outro lado, o mesmo apóstolo escreve que aquele que é nascido de Deus não comete pecado (1 João 3:9). Então a questão aqui é que sem dúvida a Bíblia deixa muito claro que o pecado é algo contrário à vontade de Deus. Não é a vontade de Deus que os homens pequem. De acordo com a Bíblia, a vontade preceptiva de Deus para nós é a nossa santificação (1 Tessalonicenses 4:3).

E a doutrina da santificação é justamente a base que podemos usar para aplicarmos em nossas vidas a exortação de Jesus: “Vá e não peques mais”. Essa doutrina bíblica nos ensina que pela obra de Cristo, já fomos libertos da culpa do pecado. Embora sejamos pecadores, somos também justificados, pois a justiça de Cristo nos foi imputada.

Então uma vez que não estamos mais sob a culpa do pecado, agora podemos experimentar também a libertação do poder do pecado pela ação do Espírito Santo em nós. O Espírito Santo nos capacita e nos guia a um modo de vida que agrada a Deus. Nesse ponto somos habilitados a ouvir e a obedecer a exortação de Jesus: “Vá e não peques mais”, não porque alcançamos um nível de perfeição absoluta na qual jamais pecamos, mas porque o pecado não é mais aquilo que nos define. O pecado na vida do crente é um acidente de percurso, e não o padrão que caracteriza sua vida.

Então podemos cumprir a exortação de Jesus: “Vá e não peques mais” quando não vivemos mais uma vida de pecado, mas uma vida de santificação; até que venha o dia em que ficaremos definitivamente livres da presença do pecado ao recebermos um corpo glorioso por ocasião da volta do Senhor Jesus Cristo.