Adão e Eva Tiveram Filhos Antes do Pecado no Jardim do Éden?

Algumas pessoas se perguntam se Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado, ainda no Jardim do Éden. Muita gente afirma que sim, que Adão e Eva tiveram filhos antes da Queda do Homem. Alguns até sugerem que esses supostos filhos de Adão e Eva nascidos no Éden seriam os filhos de Deus citados em Gênesis 6.

Porém, quando consideramos apenas a Bíblia como fonte de informação, e desconsideramos as teorias especulativas, o “sim” deixa de ser uma possibilidade. Embora a Bíblia não forneça detalhes específicos sobre a vida do primeiro casal no paraíso, ela claramente indica que Adão e Eva não não tiveram filhos antes do pecado, enquanto ainda viviam no Jardim do Éden.

Em Gênesis 4:1,2 encontramos a primeira vez que a Bíblia faz menção sobre os filhos de Adão e Eva:

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
(Gênesis 4:1,2)

Após Caim ter matado Abel, lemos no versículo 25 o relato do nascimento de Sete:

E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
(Gênesis 4:25)

Nós sabemos que Adão e Eva tiveram vários outros filhos além de Caim, Abel e Sete. Porém a Bíblia prioriza em sua narrativa os personagens que tiveram alguma importância para a história que esta sendo contada. Isso significa que entre Abel e Sete existe sim a possibilidade de Adão e Eva terem tido outros filhos, inclusive mulheres. No entanto, antes de Caim, embora pudessem, certamente eles não tiveram filhos.

Por que Adão e Eva não poderiam ter tido filhos ainda no Jardim do Éden?

Na verdade Adão e Eva poderiam ter tido filhos antes do pecado, ainda no Jardim Éden. Os versículos 27 e 28 do capítulo 1 de Gênesis mostra essa possibilidade:

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
(Gênesis 1:27,28)

Note que Deus os criou, os abençoou e os autorizou a terem filhos. Isso significa que eles estavam perfeitamente aptos a procriar. Porém, eles só vieram a ter filhos após a Queda do Homem. O que nos dá essa certeza é que a Bíblia é enfática ao afirmar que por Adão o pecado entrou no mundo e foi transmitido a todos os homens.

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
(Romanos 5:12)

Se Adão e Eva tivessem tido filhos antes do pecado, então teria existido um grupo de pessoas sem pecado algum. A menos que, ao comerem do fruto da árvore do conhecimento, Adão e Eva tivessem preparado algum tipo de “piquenique” e servido seus supostos filhos. Dessa forma eles também poderiam transgredir a Lei de Deus.

Mas além de essa ser uma ideia absurda, claramente ela contradiz os versículos que afirmam que apenas Adão e Eva comeram do fruto proibido por Deus (Gênesis 3:6). Se existissem os tais filhos sem pecado de Adão e Eva, então Deus teria sido injusto lançando fora do Jardim um grupo sem pecado e condenando-o a viver numa terra amaldiçoada devido à Queda. Além disso, por que o livro de Gênesis se cala totalmente sobre esses supostos filhos de Adão e Eva no Éden? Certamente a informação da existência desses filhos seria muito importante na narrativa bíblica.

Como já foi dito, há aqueles que argumentam que Deus não expulsou do Éden os supostos filhos que Adão e Eva tiveram antes do pecado. Mas em Gênesis 3:24 a Bíblia diz que Deus expulsou o homem do Jardim do Éden. O texto claramente aponta para uma separação entre a raça humana e Deus. Isso significa que o texto não dá margem alguma para alguém supor que sobrou representantes da raça humana vivendo no paraíso e desfrutando da comunhão com Deus.

Na verdade esse é um ponto central que envolve toda a Escritura. É com base nessa narrativa que podemos entender a doutrina do pecado original e a importância da obra redentora de Cristo reconciliando o homem com Deus.

Por que as pessoas cogitam a ideia de que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado?

Muitas das pessoas que defendem que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado no Jardim do Éden, fazem isso com basicamente dois objetivos. O primeiro deles é explicar, de forma errada, com quem Caim se casou. O segundo objetivo é identificar quem eram os filhos de Deus citados no capítulo 6 de Gênesis.

Mas nenhum desses questionamentos precisa se apoiar na ideia de que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado. Obviamente Caim se casou com alguma mulher descendente de seu próprio pai. Adão teve filhas, netas, bisnetas etc. Naquela época as pessoas viviam por séculos, e encontrar uma esposa não teria sido problema para Caim.

Já a teoria que afirma que os filhos de Deus citados em Gênesis 6 são os filhos de Adão e Eva antes do pecado, não faz qualquer sentido. Essa teoria é fantasiosa e não conta com qualquer fundamentação bíblica. Não há nada no texto que apoia essa sugestão.

Há ainda quem afirme que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado no Éden com base na sentença de Deus contra a mulher no episódio da Queda. Ele disse a que a mulher teria a dor de parto multiplicada (Gênesis 3:17). Daí algumas pessoas concluem que Eva já teria passado por algum trabalho de parto no Jardim do Éden. Mas essa conclusão é estranha ao texto.

O texto bíblico simplesmente diz que até mesmo o momento de maior realização na vida de uma mulher seria manchado pelos efeitos da Queda. Algo que originalmente deveria ser apenas prazeroso, por causa do pecado também envolveria labuta e grande dor. Além disso, o pecado seria transmitido a todos os seus filhos. Portanto, essa expressão não pode ser usada para provar que Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden. Dizer que essa expressão indica que Eva já teria dado à luz antes da Queda é inferir no texto algo que ele não diz.

Dizer que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado é um erro

Afirmar que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado parece algo sem muita importância, mas não é. Como vimos, essa afirmação contradiz e afronta toda a narrativa bíblica. Nas Escrituras não há erros e nem contradições, tudo se encaixa perfeitamente, embora existam passagens difíceis. Isso significa que se for considerada uma hipótese errada em Gênesis, fatalmente a coerência das Escrituras ficará ameaçada.

De fato Adão e Eva poderiam ter tido filhos no Éden. Eles contavam com a benção e a autorização do Senhor para isto. Mas por algum motivo não explicado, eles definitivamente não tiveram esses filhos. Além disso, também não há como saber por quanto tempo eles permaneceram vivendo no jardim. Mas de qualquer forma, seguramente podemos concluir que Adão e Eva não tiveram filhos antes do pecado.