Adão e Eva Tiveram Filhos Antes do Pecado no Jardim do Éden?

Algumas pessoas se perguntam se Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado, ainda no Jardim do Éden. Muita gente afirma que sim, que Adão e Eva tiveram filhos antes da Queda do Homem. Alguns até sugerem que esses supostos filhos de Adão e Eva nascidos no Éden seriam os filhos de Deus citados em Gênesis 6.

Porém, quando consideramos apenas a Bíblia como fonte de informação, e desconsideramos as teorias especulativas, o “sim” deixa de ser uma possibilidade. Embora a Bíblia não forneça detalhes específicos sobre a vida do primeiro casal no paraíso, ela claramente indica que Adão e Eva não não tiveram filhos antes do pecado, enquanto ainda viviam no Jardim do Éden.

Em Gênesis 4:1,2 encontramos a primeira vez que a Bíblia faz menção sobre os filhos de Adão e Eva:

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
(Gênesis 4:1,2)

Após Caim ter matado Abel, lemos no versículo 25 o relato do nascimento de Sete:

E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
(Gênesis 4:25)

Nós sabemos que Adão e Eva tiveram vários outros filhos além de Caim, Abel e Sete. Porém a Bíblia prioriza em sua narrativa os personagens que tiveram alguma importância para a história que esta sendo contada. Isso significa que entre Abel e Sete existe sim a possibilidade de Adão e Eva terem tido outros filhos, inclusive mulheres. No entanto, antes de Caim, embora pudessem, certamente eles não tiveram filhos.

Receber Estudos da Bíblia

Por que Adão e Eva não poderiam ter tido filhos ainda no Jardim do Éden?

Na verdade Adão e Eva poderiam ter tido filhos antes do pecado, ainda no Jardim Éden. Os versículos 27 e 28 do capítulo 1 de Gênesis mostra essa possibilidade:

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
(Gênesis 1:27,28)

Note que Deus os criou, os abençoou e os autorizou a terem filhos. Isso significa que eles estavam perfeitamente aptos a procriar. Porém, eles só vieram a ter filhos após a Queda do Homem. O que nos dá essa certeza é que a Bíblia é enfática ao afirmar que por Adão o pecado entrou no mundo e foi transmitido a todos os homens.

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
(Romanos 5:12)

Se Adão e Eva tivessem tido filhos antes do pecado, então teria existido um grupo de pessoas sem pecado algum. A menos que, ao comerem do fruto da árvore do conhecimento, Adão e Eva tivessem preparado algum tipo de “piquenique” e servido seus supostos filhos. Dessa forma eles também poderiam transgredir a Lei de Deus.

Mas além de essa ser uma ideia absurda, claramente ela contradiz os versículos que afirmam que apenas Adão e Eva comeram do fruto proibido por Deus (Gênesis 3:6). Se existissem os tais filhos sem pecado de Adão e Eva, então Deus teria sido injusto lançando fora do Jardim um grupo sem pecado e condenando-o a viver numa terra amaldiçoada devido à Queda. Além disso, por que o livro de Gênesis se cala totalmente sobre esses supostos filhos de Adão e Eva no Éden? Certamente a informação da existência desses filhos seria muito importante na narrativa bíblica.

Como já foi dito, há aqueles que argumentam que Deus não expulsou do Éden os supostos filhos que Adão e Eva tiveram antes do pecado. Mas em Gênesis 3:24 a Bíblia diz que Deus expulsou o homem do Jardim do Éden. O texto claramente aponta para uma separação entre a raça humana e Deus. Isso significa que o texto não dá margem alguma para alguém supor que sobrou representantes da raça humana vivendo no paraíso e desfrutando da comunhão com Deus.

Na verdade esse é um ponto central que envolve toda a Escritura. É com base nessa narrativa que podemos entender a doutrina do pecado original e a importância da obra redentora de Cristo reconciliando o homem com Deus.

Por que as pessoas cogitam a ideia de que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado?

Muitas das pessoas que defendem que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado no Jardim do Éden, fazem isso com basicamente dois objetivos. O primeiro deles é explicar, de forma errada, com quem Caim se casou. O segundo objetivo é identificar quem eram os filhos de Deus citados no capítulo 6 de Gênesis.

Mas nenhum desses questionamentos precisa se apoiar na ideia de que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado. Obviamente Caim se casou com alguma mulher descendente de seu próprio pai. Adão teve filhas, netas, bisnetas etc. Naquela época as pessoas viviam por séculos, e encontrar uma esposa não teria sido problema para Caim.

Já a teoria que afirma que os filhos de Deus citados em Gênesis 6 são os filhos de Adão e Eva antes do pecado, não faz qualquer sentido. Essa teoria é fantasiosa e não conta com qualquer fundamentação bíblica. Não há nada no texto que apoia essa sugestão.

Há ainda quem afirme que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado no Éden com base na sentença de Deus contra a mulher no episódio da Queda. Ele disse a que a mulher teria a dor de parto multiplicada (Gênesis 3:17). Daí algumas pessoas concluem que Eva já teria passado por algum trabalho de parto no Jardim do Éden. Mas essa conclusão é estranha ao texto.

O texto bíblico simplesmente diz que até mesmo o momento de maior realização na vida de uma mulher seria manchado pelos efeitos da Queda. Algo que originalmente deveria ser apenas prazeroso, por causa do pecado também envolveria labuta e grande dor. Além disso, o pecado seria transmitido a todos os seus filhos. Portanto, essa expressão não pode ser usada para provar que Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden. Dizer que essa expressão indica que Eva já teria dado à luz antes da Queda é inferir no texto algo que ele não diz.

Dizer que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado é um erro

Afirmar que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado parece algo sem muita importância, mas não é. Como vimos, essa afirmação contradiz e afronta toda a narrativa bíblica. Nas Escrituras não há erros e nem contradições, tudo se encaixa perfeitamente, embora existam passagens difíceis. Isso significa que se for considerada uma hipótese errada em Gênesis, fatalmente a coerência das Escrituras ficará ameaçada.

De fato Adão e Eva poderiam ter tido filhos no Éden. Eles contavam com a benção e a autorização do Senhor para isto. Mas por algum motivo não explicado, eles definitivamente não tiveram esses filhos. Além disso, também não há como saber por quanto tempo eles permaneceram vivendo no jardim. Mas de qualquer forma, seguramente podemos concluir que Adão e Eva não tiveram filhos antes do pecado.

28 comentários em “Adão e Eva Tiveram Filhos Antes do Pecado no Jardim do Éden?”

  1. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16

    DISSE DEUS: MULTIPLICAREI GRANDEMENTE A TUA DOR:

    COMO MULTIPLICAR ALGUMA COISA QUE NÃO EXISTE? EVA TERIA QUE TE TIDO UMA EXPERIENCIA OU SEJA TER SENTIDO UMA VEZ OU OUTRAS DORES AO TER TIDO UM, OU MAIS PARTOS.

    INVESTIGUEM E DIGA ALGUMA COISA, POS OS BIBLICISTAS ESQUECEM DESTES DETALHES… EU ACREDITO QUE OS FILHOS DE DEUS SÃO OS QUE NASCERAM ANTES DO PECADO E OS FILHOS DOS HOMENS OS QUE NASCERAM DEPOIS DO PECADO, SENDO ASSIM, EVA TEVE FILHOS SIM ANTES DO PECADO.

    OQUE VOCÊS ACHAM DISSO?

    1. CONCORDO PLENAMENTE COM VC ………COMO PODE MULTIPLICAR O ZERO
      A PALAVRA E CLARA ….MULTIPLICAREI…….E NAO …….A PARTIR DE AGORA TERA DORES NO PARTO……..

    2. Para entender Gênesis são necessários vários estudos e releituras da mesma. Gênesis e toda a Bíblia, velho e novo testamento são interligados. Estude, releia, busque, verifique as conexões entre a palavra. Tenho certeza que encontrará as respostas aos seus próprios questionamentos.
      A Bíblia explica a própria Bíblia.

    3. Eu sempre me pergunto porque Adão só coabitou com Eva depois da queda, lendo este texto me abriram os horizontes, é uma das teorias mais prováveis são duas evidencias, avdas dores do parto que seriam multiplicadas, e a que se referem aos filhos de Deus que tomaram para si, e nasceram os nefilins. Como diz a narrativa, que eles deixaram sua habitação, ou seja o Eden, como diz o Eden estava cercado por anjos para que ninguém entrassem, mas sair!
      E tem outra deixa, quando no prefácio de Gênesis, Deus diz, façamos o homem a nossa imagem e semelhança, e sejam fecundos e multiplicai-vos, assim os fez macho e fêmea. É uma conjectura, porém com referência a embasadas num contexto do próprio livro de Gênesis.

    1. Também acho que o casal Adão e Eva tiveram sim filhos no jardim do édem ambos eram duas pessoas saudáveis e haviam recebidos ordem de Deus para crescerem e multiplicarem, se eles tivessem deixado somente para fazerem após a queda ou serem expulsos do jardim eles então já sabiam que algo iria acontecer a eles.

      1. Olá Marcos, obrigado pelo comentário.

        Uma coisa é Adão e Eva terem tido relações sexuais no Éden e outra coisa completamente diferente é terem procriado. Apesar de terem a permissão de Deus para multiplicar, como foi dito claramente no texto, eles não procriaram, e o texto parece indicar que nem mesmo relações eles tiveram. Entender que Adão e Eva tiveram filhos antes da Queda é assumir que todo o Novo Testamento está errado.

        Deus abençoe sua vida!

        1. Olá amigo, então me responda por favor; porque Deus disse para eles multiplicai e enchei a terra? como sugiram outras gerações? pra onde caim foi depois de matar abel? com quem ele casou?

          1. Bom dia o homem nessa época tinha vida longa vivia muitos anos como Matos além viveu 969 anos, nós não sabemos com que idade estava Caim quando matou a Abel poderia esta com 20,30,40,50…….anos aja vista que o homem tina vida longa se ele estivesse com 20 anos quantos filhos Eva já tinha se todo ano teria um filho medite.

        2. ………COMO PODE MULTIPLICAR O ZERO
          A PALAVRA E CLARA ….MULTIPLICAREI A TUA DOR NO PARTO…….E NAO …….A PARTIR DE AGORA TERA DORES NO PARTO……..

      2. Se eles tivessem tido filhos no Jardim a bíblia iria com certeza mencionar, pois não seria algo a ser passado desapercebido pela sua importância, a bíblia menciona coisas de menor relevância, não seria um fato como este que ficaria no esquecimento.

  2. Gostei muito da explicação e concordo com ela. O Senhor ordenou que toda espécie deveria se multiplicar ( não somente o homem) Toda a fêmea dar a luz sentido dores, mas a mulher teve suas dores intensificadas por causa do pecado. Se Adão tivesse filhos antes do pecado esses filhos não seriam pecadores pois não herdariam o pecado.

  3. Concordo com vc. Mas eu acredito tbm que Adão e Eva tiveram “filhas” após a queda e antes, e até durante a época do nascimento de Caim. Prestar atenção em Gn. 4. 1, 17. Se caso vc não concordar, faço uma pergunta: essa mulher de Caim, ela não teria nascido antes de Caim ou próximo a sua época? O curioso tbm é que em lugar algum nas Escrituras, encontramos o relato de que Caim foi o primogênito de Adão e Eva. Será que a bíblia não mencionaria Caim como o primogênito se de fato ele o fosse? Não dá pra saber tudo, mas desconfio que Caim não é o primogênito daquele casal. A paz do Senhor Jesus.

    1. Amigo a mulher de Caim jamais seriam uma suposta filha do casal na vida pérfida, não coabitaria com um impuro, nascido no pecado e homicida…isso não tem a menor lógica, pensse um pouco, quando Adão pecou foram lançados fora do Jardim e da presença de Deus, se Eva teve uma filha logicamente ela ficou no Eden, sem a menor chance de conhecer o Assassino de Abel. Que O Eterno abra seu entendimento.

  4. É muito importante lembrar-mos da oniciencia de Deus,pois Deus aumentar as dores de parto de Eva,nao quer dizer que Eva ja havia dado a luz e sentido dores,mas sim Deus em sua oniciencia sabia da intensidade das dores de parto e a aumentou,como consequencia do pecado de Adao e eva,até porque Deus os criou,ou sera que um criador não conhece sua criatura em todos os detalhes? Meditem.

    1. ESPERA AI VC TA DIZENDO QUE ONDE SE LE …MULTIPLICAREI SUA DOR DO PARTO……..REALMENTE NAO QUER DIZER ISSO…..
      PARA AI ENTAO TUDO QUE ESTA ESCRITO NA BIBLIA NAO E O QUE REALMENTE DIZ E SIM O QUE VC ACHA QUE É ????
      VC TA DETURPANDO A PALAVRA DE DEUS ……….ONDE DIZ MULTIPLICARE …É MULTIPLICAR MESMO E NAO OUTRA COISA ;;;;
      PARA DE MUDARA O QUE TA ESCRITO;;;;;;ENSINANDO ERRADO ……JA CAIU NO MEU CONSEITO

  5. Não quero afirmar que tiveram filhos.
    Porque a bíblia não deixa claro as vezes queremos usar apenas a lógica.
    Se porventura eles não tiveram filhos eles viveram pouco tempo no Edem até a queda,por que a ordem de Deus era a multiplicação.
    Não faz sentido ter vivido no Edem muito tempo sem gerar filhos….

  6. Sobre Adão e Eva terem filhos no Jardim do Éden peço que avaliem (Genesis 6:2) ¨viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.¨ Então quem são esses ¨filhos de Deus¨? Acredito que seja descendentes de Adão que até o momento de tomarem mulheres para si, não tinham pecado.

    1. Curioso, porque fariam isso, por acaso os filhos de Adão antes da queda eram só homens? Teriam necessidades de conhecer outra carne, e como puderam sair do Eden, se ficou cercado por querubins, com espadas fulmegantes…? Conjecturas especulativas sem sustentação.?!

  7. Caros irmãos. Lembremo-nos de que a bíblia não é clara quanto a muita coisa. Lembremo-nos de que muita coisa continuará oculta para nós justamente por não termos o entendimento devido. Olheis sempre com o olhar da fé acreditando que tudo vindo de Deus é perfeito e que existe algo por trás daquilo que está escrito na Sua palavra. Busque estar com um espirito vivificado pra que possa obter a sabedoria e a interpretação dada Por Ele. Somos falhos e cheios de teorias, mais a nossa certeza precisa e deve vir sempre de Deus. Sejam, todos abençoados em nome de Jesus.

  8. a biblia diz em romanos 3 23 que todos pecaram destituidos estao da gloria de deus,se houvesse filhos antes da queda ,esse estariam livres da sentença,deus e justo,nao tomaria o inocente por culpado, cada um da conta de si mesmo a jesus

  9. Creio que sim, ah muitas evidencias como citadas acima, ex: aumento na dor do parto, os filhos de Deus que desposaram das mulheres, e o prefácio de Gênesis que afirma, façamos o casal humano que sejam fecundos e multiplicai-vos…! Entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close