Satanás e os Demônios Podem Curar e Fazer Milagres?

A Bíblia diz que os demônios podem fazer certos sinais e prodígios. Essas realizações podem ser identificadas pelos homens como sendo supostos milagres. Dentro do contexto desses sinais e prodígios, alguns intérpretes entendem que possam existir supostas curas realizadas por demônios.

É verdade que não há uma passagem bíblica que diga explicitamente que o diabo e os demônios podem curar. Mas alguns versículos indicam que em certas situações pode haver uma conexão entre a atuação desses espíritos malignos e o estado de saúde de uma pessoa.

O poder de Satanás e dos demônios na realização de supostos milagres

Bem resumidamente, podemos pontuar algumas passagens bíblicas que registram atuações de Satanás e dos demônios que implicam em algum tipo de evento “miraculoso”. No livro de Jó, por exemplo, lemos sobre como Satanás fez soprar um forte vento que derrubou a casa dos filhos de Jó (Jó 1:19). Depois ele tocou na saúde de , ferindo-o terrivelmente da cabeça aos pés (Jó 2:7).

No Novo Testamento, lemos sobre uma ocasião no ministério de Jesus em que Ele se encontrou com uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente. Ela andou encurvada por dezoito anos até que Jesus a libertou de sua enfermidade (Lucas 13:11).

Jesus também curou um homem mudo e endemoninhado. Após o demônio ter sido expulso, o homem falou. Em outra situação algo semelhante também aconteceu. Jesus curou um homem endemoninhado que era cego e mudo (Mateus 12:22).

O livro do Apocalipse também destaca o poder enganador de Satanás e os demônios na realização de certos sinais e prodígios. João diz que viu demônios operadores de milagres (Apocalipse 16:14). Apesar de a Bíblia dizer que os demônios têm poder para realizar sinais, prodígios e simulacros de milagres, ela não esclarece o quão verdadeiro eles são; mas apenas diz que sua base é falsa e enganadora.

O propósito dos “milagres” realizados pelos demônios

Ao mesmo tempo em que a Bíblia indica a atuação demoníaca na execução de certos sinais e prodígios, ela também destaca o porquê esses espíritos malignos fazem isso. A Bíblia não deixa dúvida de que Satanás e os demônios realizam sinais e prodígios com a finalidade de semear o engano.

Em seu sermão profético, Jesus faz um alerta acerca dos falsos profetas que agem sob o poder dos demônios. Jesus diz que eles são capazes de fazer grandes sinais e prodígios. Esses sinais são tão impressionantes que, se possível fora, enganariam até os escolhidos (Mateus 24:24; Marcos 13:22).

O apóstolo Paulo escreve sobre a atuação do Anticristo, dizendo que segundo a ação de Satanás, ele realizará sinais e prodígios de mentira (2 Tessalonicenses 2:9). O apóstolo João também fala exatamente sobre isso. Ele diz que na intenção de enganar os homens e obter deles adoração, a besta que age sob o poder do dragão realiza grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens (Apocalipse 13:13).

Satanás e os demônios realizam sinais miraculosos de forma limitada

Conforme vimos, a Bíblia realmente diz que Satanás e o os demônios podem infligir doenças e até realizar sinais, prodígios e supostos milagres. Dentro do contexto desses sinais está até algum controle sobre os elementos da natureza, como fazer soprar ventos e descer fogo do céu.

Mas a Bíblia também deixa claro que Satanás e os demônios só podem agir debaixo da permissão de Deus. Satanás precisou da permissão do Senhor para poder tocar na casa e na saúde de Jó (Jó 1:10-19). O apóstolo João também enfatiza esse mesmo princípio. No livro do Apocalipse ele diz que Satanás e seus agentes não são autônomos em poder, mas recebem permissão para agir (cf. Apocalipse 13:5-15). Somente Deus é onipotente e nada acontece fora do seu controle.

Portanto, biblicamente podemos dizer que Satanás é um ótimo fazedor de truques. Através de sinais e prodígios ele engana o homem, tentado-o afastar da verdade. Além disso, apesar de não ser onisciente, Satanás possui grande conhecimento, pois observa a humanidade desde o princípio. Então ele usa esse conhecimento para incrementar seus sinais, inclusive fazendo adivinhações sobre o futuro.

Obviamente isso explica porque tantas comunidades supostamente cristãs que propagam heresias experimentam crescimentos tão impressionantes sob a alegação de serem “casas de milagres”. Claro que todas elas dizem realizar sinais e prodígios em nome de Deus. Mas isto já era de se esperar, visto que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz com o objetivo de enganar; e seus servos fingem ser servos da justiça (2 Coríntios 11:14).