O que a Bíblia diz sobre os dinossauros? A existência dos dinossauros causa alguma contradição bíblica? Estas são perguntas feitas por muita gente. Geralmente tais dúvidas estão relacionadas, principalmente, à discussões sobre a idade da Terra.
A ciência fala que os dinossauros viveram há milhões de anos. Por outro lado, a Bíblia parece indicar um planeta mais jovem. Neste texto, vamos verificar se existe alguma passagem bíblica que faça referência aos dinossauros.
A existência dos dinossauros
Em primeiro lugar, não há qualquer tipo de discussão acerca da existência dos dinossauros. É evidente que eles existiram! Porém, ao contrário do que alguns pensam, de nenhuma maneira a comprovação da existência desses animais contradiz os relatos bíblicos. Veja também o que a bíblia diz sobre a criação do mundo.
Para muitos, o maior problema está na questão da idade dos fósseis de dinossauros encontrados. A ciência estima a idade desses fósseis em alguns milhões de anos. Entretanto, dentro da própria academia cientifica, essa idade é bastante discutida. Também é importante saber que tal discussão não tem nada a ver com “bandeiras religiosas”.
Os cientistas que contestam essa estimativa afirmam que já foi comprovado através de ensaios científicos que não são necessários milhões de anos para se obter um fóssil. Segundo eles, é possível obter um fóssil com a “aparência de milhões de anos” em um período curto de tempo. É necessário apenas que ele seja submetido às condições naturais necessárias, como: umidade, variações drásticas de temperatura e, em alguns casos, atividade vulcânica.
Essa discussão sobre a idade dos fósseis dos dinossauros ocorre dentro de uma discussão ainda maior: a idade do universo. Para muitos cientistas, um universo de bilhões de anos contradiz totalmente as características atuais do universo. Saiba quantos anos tem a Terra segundo a Bíblia.
A coexistência entre dinossauros e humanos
Outro fator intrigante para a comunidade cientifica, é o fato de existirem evidências de uma possível coexistência entre homens e dinossauros. Já foram descobertas pegadas fossilizadas de homens e répteis de grande porte muito próximas umas das outras e com aspecto do mesmo período. Também foram encontrados desenhos e entalhes em rochas de civilizações antigas que retratam figuras muito semelhantes as caracterizações dos dinossauros.
Voltando à questão dos dinossauros na Bíblia, muitos estudiosos defendem que eles tenham vivido até a época do dilúvio. Assim, essa catástrofe mundial teria levado os dinossauros à extinção.
Sobre o dilúvio, a Bíblia nos dá indícios de que o mundo pré-diluviano era significativamente diferente do mundo que conhecemos hoje. Tais diferenças se davam especialmente na vegetação, clima e formações geográficas.
Quando o dilúvio ocorreu, as condições climáticas da terra foram completamente modificadas. Isso pode ter levado não apenas os dinossauros à extinção, mas também outras espécies.
Os dinossauros na Bíblia
Na Bíblia, a palavra “dinossauro” não pode ser encontrada, e nem deveria, já que esse termo passou a ser utilizado apenas no século 20. Também não podemos encontrar nenhuma referência bíblica explicita sobre animais que incontestavelmente sejam identificados como espécies de dinossauros.
Porém, alguns textos são utilizados como uma possível referência aos dinossauros na Bíblia. Dois deles estão no livro de Jó, onde são citadas duas criaturas: Beemote e Leviatã.
O Beemote é descrito como uma criatura herbívora que possui grande força por conta do tamanho de seus músculos (Jó 40:15-17). Já o Leviatã é descrito como uma criatura aquática apavorante que ninguém consegue domar (Jó 41:1). Saiba o que é o Leviatã na Bíblia.
Em muitas versões as palavras “Beemote” (hebraico b ̂ehemowth) e “Leviatã” (hebraico livyathan) são traduzidas como “hipopótamo” e “crocodilo” respectivamente. Porém, muitos intérpretes contestam tal atribuição, já que as características descritas nos capítulos 40 e 41 de Jó parecem incompatíveis com esses dois animais. Por isso alguns comentaristas sugerem que talvez tais criaturas fossem dinossauros.
O livro de Salmos também menciona uma criatura bastante curiosa. O texto fala da “serpente das águas”, ou “mostro marinho” (Salmo 74:13). Essas expressões traduzem o hebraico tanniym. Variações desse termo hebraico também podem ser encontradas em diversos textos bíblicos (Gênesis 1:21; Êxodo 7:9-12; Deuteronômio 32:33; Jó 7:12; etc.).
Para alguns estudiosos, talvez em parte dessas referências o termo pode estar sendo aplicado aos dinossauros. Também vale ressaltar que em algumas passagens esses termos hebraicos podem estar fazendo referências à criaturas da mitologia cananita e babilônica, da qual os leitores antigos estavam familiarizados.
Os dinossauros faziam parte de outra criação?
Existe também outra linha de interpretação que defende que os dinossauros nunca conviveram com o homem. Logo, eles teriam existido em uma Terra que havia sido inicialmente criada por Deus, mas que por algum motivo foi destruída entre os versículos 1 e 2 do primeiro capítulo do livro de Gênesis.
Isso significa que o versículo 2 de Gênesis 1 começa a descrever uma possível reconstrução e não uma criação da Terra. Entretanto, essa teoria não encontra base bíblica alguma. Saiba em quantos dias Deus criou o mundo.
Para finalizar, o que podemos dizer com certeza sobre os dinossauros é que a Bíblia não se refere a eles explicitamente. Realmente não há um único texto que podemos afirmar com certeza que ele se refere especificamente aos dinossauros. Sendo assim, apesar dos dinossauros terem existido, não podemos determinar em que momento dentro da narrativa bíblica eles foram extintos.
O que realmente se sabe é que os dinossauros foram criados por Deus! O fato de a Bíblia não se referir diretamente a eles não representa nenhum desafio à nossa fé. Isso também não significa uma contradição bíblica acerca da criação do mundo. Na verdade isso apenas indica que essas criaturas foram irrelevantes à narrativa bíblica.