Não é possível saber com exatidão quem escreveu o livro de Jonas na Bíblia. Alguns estudiosos acreditam que o autor do livro foi o próprio profeta Jonas, enquanto outros sugerem que talvez o livro tenha sido obra de um redator posterior a Jonas.
A verdade é que não apenas a identidade do autor do livro de Jonas é um mistério, mas também a biografia do profeta Jonas. No Antigo Testamento, Jonas é mencionado apenas no livro que traz o seu nome e também no segundo livro de Reis (2 Reis 14:25). Mas ambos os livros não fornecem detalhes a respeito da vida de Jonas. Tudo o que se sabe é que ele era filho de Amitai e provinha de Gate-Hefer.
Como profeta do Senhor, parece que Jonas desenvolveu o seu ministério principalmente no Reino do Norte (Israel) durante o reinado de Jeroboão II no século 8 antes de Cristo. Naquele tempo, o reino de Israel havia experimentado uma expansão de suas fronteiras sob a liderança do rei Jeroboão II.
Mas quem escreveu o livro de Jonas concentrou sua narrativa nos episódios que envolveram a mensagem de Deus dirigida à cidade assíria de Nínive. Jonas, foi a pessoa escolhida pelo Senhor para anunciar o seu juízo sobre os ninivitas, e isso foi motivo de grande relutância por parte do profeta. No tempo de Jonas, Nínive era uma cidade grande e com muitos habitantes, mas os ninivitas eram conhecidos por ser um povo sanguinário. Inclusive, o que motivou a mensagem divina direcionada a Nínive foi a medida do pecado daquele povo (Jonas 1:2).
Quando o autor do livro de Jonas escreveu o seu livro?
Considerando o texto do segundo livro de Reis, sem dúvida os eventos narrados pelo autor do livro de Jonas ocorreram em meados do século 8 a.C. Porém, isso não quer dizer que o livro de Jonas foi escrito nesse período. Na verdade, determinar a data exata da composição do livro de Jonas é algo realmente impossível.
No entanto, a maioria dos estudiosos defende datas que se estendem entre a metade do oitavo século e o final do terceiro século antes de Cristo. Se o livro de Jonas foi escrito ainda no século 8 a.C., então é possível que quem escreveu o livro de Jonas tenha sido o próprio profeta Jonas. Outra possibilidade é a de que o livro de Jonas pode ter sido escrito no século 8 a.C., mas foi obra de um redator próximo ao profeta citado no livro.
Por outro lado, alguns eruditos sugerem que o livro de Jonas foi escrito após o tempo do cativeiro na Babilônia, talvez em algum momento antes do final do século 3 a.C. Mas parece mais provável que o autor do livro de Jonas foi alguém que viveu antes da destruição da cidade de Nínive, em 612 a.C. Inclusive, não há nenhum argumento convincente ou qualquer indicativo irrefutável que impeça que o livro de Jonas tenha sido escrito numa data mais recuada, a partir do século 8 a.C.
Dois autores escreveram o livro de Jonas?
Também vale mencionar que alguns poucos intérpretes questionam a unidade literária do livro de Jonas. Isso quer dizer que há quem pense que o livro de Jonas tenha sido obra de mais de um autor, ou que, pelo menos, um editor posterior tenha sido o responsável por fazer alterações importantes no conteúdo do livro. Porém, não há nenhuma evidência considerável que corrobore para esse tipo de interpretação.
Portanto, quem escreveu o livro de Jonas pode ter sido o mesmo profeta que deu nome ao livro; ou talvez alguém próximo a ele ainda no século 8 ou início do século 7 a.C.; ou ainda algum redator posterior que provavelmente viveu antes da queda de Nínive e que teve acesso à fonte que continha o registro do ministério do profeta de Israel quando direcionado a anunciar o juízo divino contra os ninivitas, e conclamar aquele povo ao arrependimento.