Joquebede foi a esposa de Anrão e mãe de Moisés, Arão e Miriã. O nome “Joquebede” vem do hebraico Yokheved e significa “Javé é glória”. Neste estudo bíblico conheceremos um pouco mais sobre quem foi Joquebede na Bíblia.
A história de Joquebede
Como já foi dito, Joquebede é conhecida na narrativa bíblica por ter sido a mãe de Moisés, Arão e Miriã. Joquebede era da Tribo de Levi e foi uma das israelitas que nasceram no Egito durante o período em que o povo de Israel esteve vivendo ali (Nm 26:59).
Não sabemos muita coisa sobre a história de Joquebede além das duas referências sobre ela no Antigo Testamento (Êx 6:20; Nm 26:59). Curiosamente seu nome não é mencionado diretamente na narrativa sobre o nascimento de Moisés.
Joquebede casou-se com Anrão, sendo este seu sobrinho (Êx 6:20). Vale lembrar que naquela época provavelmente ainda não havia nenhuma restrição oficial com relação ao casamento de parentes próximos, como podemos notar, por exemplo, no caso de Abraão e Sara. No entanto, depois esse tipo de casamento foi proibido pela Lei Mosaica (Lv 18:12).
A atitude de Joquebede no nascimento de Moisés
Quando Moisés nasceu Joquebede o escondeu durante três meses (Êx 2:2). Na época o faraó do Egito havia ordenado que os meninos hebreus, ao nascerem, deviam ser lançados no rio para que o povo hebreu não se fortalecesse.
Num determinado momento Joquebede percebeu que não conseguiria mais esconder Moisés. Então ela preparou uma pequena arca, um tipo de cesto impermeável, colocou Moisés dentro e o deixou nas margens do rio.
Quando a filha de faraó desceu ao rio para lavar-se, avistou a arca entre os juncos na margem do rio e pediu para uma de suas criadas pegá-la. Ao ver Moisés, a filha de faraó se compadeceu dele, mesmo sabendo que era um dos hebreus.
Miriã, a irmã de Moisés, havia ficado observando o que aconteceria ao irmão ao ser colocado nas margens do rio, e quando percebeu que a filha de faraó tinha pegado o menino ela se aproximou e se ofereceu para buscar uma ama entre as hebreias que pudesse criar Moisés.
Então Miriã foi buscar Joquebede, e ela acabou sendo contratada para criar o próprio filho como ama até que ele crescesse (Êx 2:10).
A atitude de Joquebede e Anrão foi um exemplo de coragem e confiança na providência e soberania do Senhor. Joquebede e Anrão foram citados, ainda que não nominalmente, na galeria dos heróis da fé registrada na Carta aos Hebreus, onde o ato de esconderem Moisés por três meses, não temendo o decreto de faraó, foi reputado pelo autor da epístola como uma evidente demonstração de fé autêntica (cap. 11:23).