Quem Foi Joquebede na Bíblia?

Joquebede foi a esposa de Anrão e mãe de Moisés, Arão e Miriã. O nome “Joquebede” vem do hebraico Yokheved e significa “Javé é glória”. Neste estudo bíblico conheceremos um pouco mais sobre quem foi Joquebede na Bíblia.

A história de Joquebede

Como já foi dito, Joquebede é conhecida na narrativa bíblica por ter sido a mãe de Moisés, Arão e Miriã. Joquebede era da Tribo de Levi e foi uma das israelitas que nasceram no Egito durante o período em que o povo de Israel esteve vivendo ali (Nm 26:59).

Não sabemos muita coisa sobre a história de Joquebede além das duas referências sobre ela no Antigo Testamento (Êx 6:20; Nm 26:59). Curiosamente seu nome não é mencionado diretamente na narrativa sobre o nascimento de Moisés.

Joquebede casou-se com Anrão, sendo este seu sobrinho (Êx 6:20). Vale lembrar que naquela época provavelmente ainda não havia nenhuma restrição oficial com relação ao casamento de parentes próximos, como podemos notar, por exemplo, no caso de Abraão e Sara. No entanto, depois esse tipo de casamento foi proibido pela Lei Mosaica (Lv 18:12).

A atitude de Joquebede no nascimento de Moisés

Quando Moisés nasceu Joquebede o escondeu durante três meses (Êx 2:2). Na época o faraó do Egito havia ordenado que os meninos hebreus, ao nascerem, deviam ser lançados no rio para que o povo hebreu não se fortalecesse.

Receber Estudos da Bíblia

Num determinado momento Joquebede percebeu que não conseguiria mais esconder Moisés. Então ela preparou uma pequena arca, um tipo de cesto impermeável, colocou Moisés dentro e o deixou nas margens do rio.

Quando a filha de faraó desceu ao rio para lavar-se, avistou a arca entre os juncos na margem do rio e pediu para uma de suas criadas pegá-la. Ao ver Moisés, a filha de faraó se compadeceu dele, mesmo sabendo que era um dos hebreus.

Miriã, a irmã de Moisés, havia ficado observando o que aconteceria ao irmão ao ser colocado nas margens do rio, e quando percebeu que a filha de faraó tinha pegado o menino ela se aproximou e se ofereceu para buscar uma ama entre as hebreias que pudesse criar Moisés.

Então Miriã foi buscar Joquebede, e ela acabou sendo contratada para criar o próprio filho como ama até que ele crescesse (Êx 2:10).

A atitude de Joquebede e Anrão foi um exemplo de coragem e confiança na providência e soberania do Senhor. Joquebede e Anrão foram citados, ainda que não nominalmente, na galeria dos heróis da fé registrada na Carta aos Hebreus, onde o ato de esconderem Moisés por três meses, não temendo o decreto de faraó, foi reputado pelo autor da epístola como uma evidente demonstração de fé autêntica (cap. 11:23).

Tag
Artigos relacionados

1 comentário em “Quem Foi Joquebede na Bíblia?”

  1. tenho uma sugestão que nesses histórico que se coloca vc coloque o ano que escreveu pois eles estão muito bons e podemos usar em nossas pesquisas acadêmicas mas como datar sem o ano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close