Qual é a Relação Entre Arrependimento e Fé na Salvação?
A Bíblia fala sobre a necessidade do arrependimento e fé para a salvação. A verdadeira fé, isto é, a fé salvadora, sempre estará acompanhada do arrependimento. Ambos são dons de Deus, e resultam da regeneração operada pelo Espírito Santo no pecador.
Arrependimento e fé
Tanto a palavra “arrependimento” quanto a palavra “fé” são usadas de forma muito ampla. Elas podem ter diferentes significados para diferentes pessoas. As pessoas se declaram crentes em muitas coisas, assim como também se declaram arrependidas de diferentes formas. No caso do arrependimento, por exemplo, muitas vezes ele é confundido com outros sentimentos, como o remorso.
Segundo a Bíblia, o verdadeiro arrependimento para a salvação consiste numa mudança profunda de pensamentos, afeições, convicções, compromissos e atitudes. O pecador não apenas reprova seu pecado, mas também sente um grande pesar por ele. Saiba o que é o arrependimento na Bíblia.
Temente a Deus, ele jamais se sentirá satisfeito em ofendê-lo novamente. Esse tipo revolução no homem é resultante da transformação radical operada pelo Espírito Santo por ocasião do novo nascimento. Saiba o que é o novo nascimento.
Já a fé verdadeira é aquela que consiste em uma compreensão, aceitação e confiança plena na revelação de Deus nas Escrituras como verdades eternas. Através da fé verdadeira, o pecador confia exclusivamente em Cristo para a sua salvação. Saiba mais sobre o que é a fé na Bíblia.
- Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)
A necessidade do arrependimento e fé para a salvação
Tanto o arrependimento quanto a fé são condições inseparáveis para a salvação (Mateus 21:32; Marcos 1:15; Atos 20:21). Não há salvação sem arrependimento e fé. Como foi dito, ambos são dons de Deus resultantes do novo nascimento (Atos 11:18; Filipenses 1:29).
Isso significa que após ser regenerado o homem desejará, por causa de sua nova natureza, se arrepender de seus pecados e crer no Evangelho do Senhor Jesus. É verdade que algumas pessoas defendem que o arrependimento e a fé antecedem a regeneração. Porém, a doutrina bíblica aponta para outro lado.
A Bíblia diz que antes de ser regenerado o homem está morto em pecados e delitos (Efésios 2:1-8), e que ninguém pode crer em Cristo se não for nascido de Deus (João 5:1; cf. 1 Coríntios 12:3).
Neste ponto também existe uma discussão teológica acerca do que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? Na verdade essa discussão é improdutiva. O fato é que o arrependimento e a fé para salvação sempre aparecem paralelamente e intimamente relacionados.
Uma fé desassociada do arrependimento genuíno, na verdade não é a fé salvadora. Do mesmo modo, um arrependimento que não esteja acompanhado da fé em Cristo, não se trata de um arrependimento genuíno.
Em outras palavras, ninguém poderá se voltar do pecado para Deus pela fé sem antes odiar o pecado e abandoná-lo mediante o arrependimento. Assim também, ninguém se arrependerá de seu pecado se não houver compreensão, aceitação e confiança na verdade de Deus e de sua graça e misericórdia oferecida em Cristo.
O arrependimento e fé para salvação são dons de Deus
Falamos também no arrependimento e fé para salvação como dons de Deus. Isso significa que o verdadeiro arrependimento e a fé salvadora não tem origem na natureza caída e pecaminosa do homem. Deus é quem concede ambos (cf. Atos 11:18; Efésios 2:8).
Entretanto, isso não anula a responsabilidade do homem em se arrepender e crer. É o homem que gratamente se arrepende dos seus pecados e crê em Cristo. Deus não se arrepende ou crê no lugar do homem. Assim como ninguém poderá se arrepender e crer no lugar de outra pessoa.
Porém, não há qualquer mérito humano nisto, visto que por sua própria vontade caída o homem é incapaz de se inclinar ao bem espiritual, e, portanto, se arrepender e crer. É por isto que o arrependimento e a fé são concedidos por Deus. E mesmo o ato livre (por causa da nova natureza) de se arrepender e crer não ocorre à parte do dom de Deus.
Gosto muito de receber esses textos motivadores eles ne ajudam muito.