Escola Bíblica Dominical (EBD)

A Escola Bíblica Dominical é uma reunião para estudos bíblicos que acontece em grande parte das igrejas protestantes. Nas aulas da Escola Dominical são tratados diversos assuntos concernentes às doutrinas bíblicas e suas aplicações na vida cristã. O nome Escola Bíblica Dominical se refere ao fato de que essas aulas ocorrem uma vez por semana, aos domingos. Algumas pessoas também relacionam essa designação ao termo latino dominus para trazer um sentido de estudo acerca das coisas do Senhor, mas sem dúvida o primeiro significado é preferível.

A origem da Escola Dominical

Reuniões de estudos bíblicos sempre existiram na Igreja Cristã. Antes mesmo da origem do movimento da Escola Dominical as denominações reformadas já ministravam estudos bíblicos dominicais. Mas especificamente a Escola Dominical teve origem na Inglaterra no século 18. A Escola Dominical surgiu com o objetivo de alfabetizar crianças que não podiam ir à escola durante a semana devido ao trabalho que executavam nas fábricas. No domingo, porém, essas crianças ficavam desocupadas pelas ruas de perigosos bairros ingleses da época. Isso fazia crescer os índices de menores envolvidos em vícios e crimes.

Então o britânico Robert Raikes percebeu essa deficiência e combinou o ensino da Palavra de Deus com a preocupação social. A ideia básica era usar a Bíblia como meio de ensinar aquelas crianças com poucos a oportunidades a ler e a escrever.

As primeiras classes de Escola Dominical foram formadas predominantemente por crianças e adolescentes com faixa etária entre seis e quatorze anos. Apesar de a Escola Dominical ter nascido de forma independente das igrejas, os alunos eram encaminhados às comunidades cristãs locais para participarem de catecismos.

O movimento da Escola Dominical rapidamente se espalhou por todo reino unido e alcançou outros países da Europa até chegar aos Estados Unidos e mais tarde aos países da América Latina, especialmente o Brasil.

Atualmente a Escola Bíblica Dominical é ministrada nas mais diversas denominações protestantes, como: Igrejas Presbiterianas, Batistas, Metodistas, Pentecostais como a Assembleia de Deus etc.

As aulas da Escola Bíblica Dominical

As aulas da Escola Bíblica Dominical devem ser ministradas por membros das comunidades cristãs locais devidamente preparados e capacitados para tal tarefa. A Escola Bíblica Dominical fundamentalmente tem o objetivo de ensinar as doutrinas bíblicas.

A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela é inerrante, infalível e autoritativa. Por isso as aulas da Escola Bíblica Dominical devem ser ministradas com devido conhecimento e sabedoria.

Uma aula da Escola Dominical mal preparada ou liderada por pessoas inadequadas pode trazem muito prejuízo à congregação. As aulas da Escola Bíblica Dominical devem fornecer um conteúdo extremamente claro e objetivo acerca das Escrituras.

Independentemente se a classe da Escola Dominical for formada por adultos, adolescentes ou crianças, a história e a doutrina bíblica devem ser ensinadas de forma planejada. A perspectiva do ensino bíblico na Escola Dominical deve ser muito bem definida.

Lições bíblicas para a Escola Dominical

Nesta categoria fornecemos dezenas de comentários de subsídios teológicos de lições para a Escola Bíblica Dominical com o objetivo de servir de auxílio para professores e alunos em seus estudos bíblicos.

Close