O Que é a Árvore da Vida e Qual o Seu Significado?
A árvore da vida é como é designada na Bíblia uma das árvores que estavam plantadas no Jardim do Éden. O significado da árvore da vida indica a bênção da vida eterna. A narrativa bíblica do livro de Gênesis afirma que a árvore da vida ficava no meio do jardim, juntamente com a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9).
Essas duas árvores não eram as únicas do jardim. Havia ali toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento. Deus deu permissão para que o homem comesse de toda árvore do jardim, com exceção da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:16,17).
Isso significa que o homem tinha permissão para comer do fruto da árvore da vida. Essa condição também indica a grande importância e o decisivo significado da árvore da vida plantada ao lado da árvore do conhecimento cujo fruto era proibido. A primeira árvore trazia a vida, enquanto a segunda árvore trazia a morte.
A árvore da vida representava a vida em seu sentido mais pleno, em sua potencia mais elevada: a vida eterna! Tendo acesso a essa árvore, o homem tinha a possibilidade de viver para sempre.
Tudo o que o homem precisava fazer era obedecer a Deus. Quando caiu em pecado, o homem perdeu o acesso à árvore da vida. Deus colocou querubins com uma espada flamejante com o objetivo de guardarem o caminho à arvore da vida (Gênesis 3:23,24). A proibição à arvore da vida foi uma bênção, pois impediu que o homem perpetuasse sua condição pecadora para sempre.
O significado da árvore da vida no livro de Gênesis
O significado da árvore da vida é debatido entre os estudiosos. Alguns defendem que a árvore da vida mencionada no livro de Gênesis deva ser interpretada como literal. Já outros pensam que a árvore da vida deva ser interpretada de forma simbólica.
Mas o texto de Gênesis parece favorecer a interpretação literal da árvore da vida. Os primeiros capítulos do livro de Gênesis narram literalmente a história da criação e da queda do homem. Negar essa verdade gera uma série de problemas na interpretação do restante das Escrituras. Se a história registrada nesses capítulos é literal, então a árvore da vida plantada no centro do jardim também deve ser.
No entanto, apesar de reconhecer a árvore da vida em Gênesis como sendo literal, é preciso entender que seu significado vai muito além disso. É claro que a árvore da vida também é símbolo da bênção da graça de Deus ao homem que lhe concede a vida eterna ao seu lado.
Na árvore da vida estavam representadas a obediência a Deus e a comunhão eterna com Ele. Por isto a árvore da vida estava plantada ao lado da árvore do conhecimento do bem e do mal. Diante das duas árvores, o homem provou que sua busca é por poder e não por vida.
O significado da árvore da vida no livro do Apocalipse
Nesse mesmo sentido simbólico a árvore da vida também é mencionada no livro do Apocalipse. A carta à igreja em Éfeso registra a seguinte promessa: “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus” (Apocalipse 2:7).
Já no último capítulo do livro, o apóstolo João descreve que no meio da praça da Nova Jerusalém, de uma e outra margem do rio da água da vida, está “a árvore da vida que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para cura das nações” (Apocalipse 22:2).
Nesse mesmo capítulo há também a exortação de que aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro são bem-aventurados, pois recebem o direito à árvore da vida (Apocalipse 22:14). Toda essa descrição simbólica feita por João representa a abundância da graça salvadora que flui do trono de Deus e do Cordeiro.
O acesso à comunhão com Deus e sua bênção de vida eterna, foi obstruído com a Queda do homem em Gênesis. Mas através da obra redentora de Cristo a promessa à árvore da vida é renovada e cumprida àqueles que dela comem pela fé (cf. Apocalipse 22:17). Pelos méritos de Cristo o acesso à arvore da vida no paraíso celestial foi restaurado.