Como Ler a Bíblia Sagrada? Por Onde Começar a Ler as Escrituras?
Não há uma regra específica sobre como ler a Bíblia, pois cada leitor possui a sua particularidade. Mas é comum que as pessoas busquem algum auxílio com o objetivo de aprimorar sua leitura bíblica. Nesse sentido, algumas regras básicas podem ser muito úteis nessa tarefa. Além disso, muita gente não sabe exatamente por onde começar a ler a Bíblia Sagrada. Então neste texto preparamos uma série de dicas especiais sobre como ler a Bíblia.
Por onde começar a ler a Bíblia?
Algumas pessoas preferem ler a Bíblia simplesmente pela ordem sequencial em que os livros estão organizados. Aqui é importante saber que os livros bíblicos não estão em ordem cronológica. Aliás, a cronologia exata dos eventos descritos na Bíblia, sobretudo no Antigo Testamento, é bastante complexa.
Também vale saber que, por ser uma coleção de 66 livros, existem diferentes gêneros literários. Na Bíblia você encontra livros históricos, livros de profecias, livros poéticos, Evangelhos e cartas.
Outras pessoas preferem iniciar a leitura bíblica pelo Novo Testamento. Somente após lê-lo na íntegra, elas partem para a leitura do Antigo Testamento. Há também aqueles que começam com os livros de poesias. Há ainda outros que procuram combinar a leitura diária de um texto poético, outro do Antigo Testamento e outro do Novo Testamento.
É difícil dizer qual o melhor método, visto que o correto é que cada pessoa analise suas necessidades e possibilidades, e só então adote a melhor prática. O mais importante é que no final a leitura fique confortável facilitando a compreensão dos textos bíblicos.
Particularmente não gosto de métodos que combinem vários textos diferentes. Penso que quando se tem um único texto, a leitura é bem mais produtiva. Inclusive, isto possibilita o aprofundamento em passagens paralelas.
Para quem está lendo a Bíblia pela primeira vez, eu sempre aconselho a começar pelo Novo Testamento, e só após terminá-lo seguir para o Antigo. Também acredito que os Evangelhos de Marcos e Lucas são os mais indicados para a primeira leitura, dado a forma com que estão organizados.
Logo, o leitor poderia começar a ler a Bíblia pelo Evangelho de Marcos, ou de Lucas, e depois seguir para os demais Evangelhos. Depois de ter lido os Evangelhos, o ideal é seguir para o livro de Atos dos Apóstolos, e terminar coma a leitura de todas as epístolas. Em todos os casos, um plano de leitura bíblica pode ajudar.
Dicas práticas sobre como ler a Bíblia
Como disse, não existe uma regra especifica que determine como se deve ler a Bíblia. Porém, existem alguns pontos que, se observados, nos ajudará muito na leitura bíblica. Veja alguns deles:
1. Ore antes de ler a Bíblia
É muito importante orar a Deus antes de ler a Bíblia. Se por um lado a Bíblia é um livro humano, por outro ela é um livro divino. Isso significa que a Bíblia foi escrita por homens, mas esses homens foram usados por Deus para escrevê-la. O resultado é que todas as palavras contidas nela são inspiradas pelo Espírito Santo. Saiba mais sobre quem escreveu a Bíblia.
Assim, o Espírito Santo revelou a Palavra de Deus aos escritores bíblicos, e os inspirou a registrar aquilo que Deus lhes estava transmitindo. Agora, cabe a nós, leitores privilegiados das Sagradas Escrituras, orar ao Senhor pedindo que o Espírito Santo ilumine nosso entendimento. Então poderemos compreender a vontade de Deus revelada através de sua Palavra.
2. Leia a Bíblia sem distrações
E verdade que existem pessoas que conseguem ler muito bem em locais movimentados e situações dinâmicas. Por exemplo: muitas pessoas aproveitam para ler no percurso ao trabalho, em trens e ônibus.
No entanto, a grande maioria das pessoas não consegue se concentrar de forma satisfatória em situações assim. Além disso, ler a Bíblia não é o mesmo que ler um livro de romance ou ficção cientifica. Portanto, às vezes alguém pode até ter facilidade de ler em determinados locais, mas em se tratando da Bíblia, tal facilidade pode não se aplicar.
3. Não leia a Bíblia com pressa
Procure separar um tempo apropriado para fazer sua leitura bíblica. Determine um período razoável para isto. Entre 20 e 40 minutos é um período apropriado para poder ler a Bíblia corretamente.
Muitas pessoas possuem dificuldades na leitura bíblica simplesmente porque já começam a ler preocupados em parar. Portanto, vá com calma. Sempre é bom lembrar que muitas vezes gastamos tanto tempo com coisas inúteis quando podemos estar utilizando esse tempo da melhor forma possível, isto é, lendo a Palavra de Deus.
Aqui também cabe a dica para não se apressar em terminar de ler a Bíblia inteira. Escuto muitas vezes pessoas dizendo que leu a Bíblia inteira em semanas ou poucos meses. Sim, é possível ler a Bíblia rapidamente, só não será possível entendê-la.
Portanto, não se prenda a essa questão de terminar de ler a Bíblia de capa a capa. Antes, se preocupe em entender o que está sendo lido. Se demorar um ano, ou dez, o mais importante é ler, entender, meditar e colocar em prática.
4. Leia a Bíblia com frequência e seja perseverante
E muito importante manter uma frequência de leitura bíblica. Se possível, o ideal é que essa frequência seja diária. É muito complicado manter um bom nível de compreensão do texto bíblico, se houver longos intervalos de tempo entre uma leitura e outra.
Às vezes as pessoas começam a ler a Bíblia com bastante entusiasmo, mas com o passar do tempo acabam desanimando e deixando a leitura de lado. Eu sei que vivemos tempos difíceis, com muitos compromissos, porém devemos entender que ler a Bíblia é ouvir a voz do nosso Deus. Isso deve ser mais do que suficiente para nos manter perseverantes e dedicados em nossa leitura.
5. Leia a Bíblia de forma organizada
Ninguém lê um livro de forma desorientada, cada dia um pedaço, sem que haja uma organização. Todavia, infelizmente muita gente lê a Bíblia dessa forma, sem organização nenhuma. Tem pessoa que simplesmente abre a Bíblia, escolhe um capítulo de um livro aleatório, e lê.
Uma leitura bíblica correta não é desta forma. A Bíblia é a Palavra de Deus, de modo que cada texto contido nela é inspirado e importante. Porém, isso não suprime a verdade de que ela também é um livro histórico que possui um desenvolvimento e uma organização lógica.
É muito importante que não se isole textos ao ler a Bíblia, mas se mantenha uma ordem bem estabelecida. Isto ajudará a fazer com que a compreensão dos textos bíblicos seja a melhor possível.
6. Ao ler a Bíblia, procure uma boa tradução
Existem várias traduções bíblicas disponíveis, mas nem sempre as que parecem mais fáceis são as melhores. Se possível, é interessante adquirir pelo menos duas traduções. A primeira deve ser uma tradução mais formal e a segunda pode ser uma tradução que use uma linguagem mais popular. Vale lembrar que existem sites e aplicativos que disponibilizam gratuitamente diferentes traduções bíblicas.
Também é verdade que as traduções numa linguagem mais popular são, na verdade, paráfrases. Em alguns casos, o texto é tão parafraseado, que o seu sentido original se perde. Daí a importância de compará-lo com uma tradução mais formal. Para saber mais sobre isso, leia um texto que escrevi sobre qual a melhor tradução da Bíblia em português.
7. Leia a Bíblia sabendo que a Bíblia interpreta a própria Bíblia
A Bíblia é sua própria intérprete! Por mais que existam passagens difíceis na Bíblia, existem outras passagens que lançam luz sobre as passagem difíceis, ajudando-nos a entender o que está sendo transmitido ali.
Portanto, não desanime quando encontrar em sua leitura bíblica passagens difíceis. Também é natural que alguns livros pareçam mais difíceis que outros. Isto acontece principalmente com livros proféticos, como o Apocalipse. Nestes casos, se por preciso, procure a ajuda de alguém mais experiente.
Atualmente existem bons sites e canais de vídeos mantidos por pessoas comprometidas com a Palavra de Deus. Neles você poderá tirar alguma eventual dúvida.
Aqui também vale a pena separar, se possível, um dicionário da língua portuguesa. Esse dicionário irá lhe servir de auxílio em alguma palavra que talvez esteja complicando o entendimento correto do texto. Nas lojas de aplicativos é bem fácil encontrar um dicionário gratuito que cumpre plenamente essa missão.
8. Termine a leitura da Bíblia orando
Da mesma forma com que é importante iniciar a leitura bíblica com oração, também é interessante termina-la orando a Deus. Agradeça pelo privilégio que você está tento de livremente meditar na santa Palavra do Senhor. Peça também que o Espírito Santo lhe capacite cada vez mais para que você possa colocar em prática ensinamentos tão preciosos.
Estas são apenas algumas pequenas dicas sobre como ler a Bíblia. Mas creio que se você colocá-las em prática, sua leitura bíblica será muito produtiva. Para se aprofundar mais neste assunto, leia um texto completo sobre como estudar a Bíblia e interpreta-la corretamente.
Esse aplicativo é uma bênção amo muito bom