Lição 9: Hulda, a Mulher Que Estava no Lugar Certo
Hulda, a Mulher Que Estava no Lugar Certo é o tema da lição 9 das Lições Bíblicas CPAD do 2º trimestre de 2017 para a Escola Bíblica Dominical. Neste estudo bíblico meditaremos sobre o exemplo dessa mulher que viveu durante um tempo de reforma em Judá.
Texto Áureo: 2 Cronicas 34:24
Leitura Bíblica em Classe: 2 Crônicas 34:22-28
Introdução – Lição 9: Hulda, a Mulher Que Estava no Lugar Certo
Lições Bíblicas 2º Trimestre de 2017 – Escola Bíblica Dominical
Em 687 a.C., Manassés, filho do rei Ezequias, ascendeu ao trono de Judá. Ali se iniciou um período de grande degradação moral e religiosa. Manassés começou a reinar com 12 anos de idade e reinou por 55 anos.
Durante seu reinado houve muita idolatria, de modo que o próprio rei participou das abominações dos gentios (2Cr 33:2). Ele construiu altares a Baal, e ofereceu seus próprios filhos em sacrifício na terra de Hinom (2Cr 33:3-7). Nesse tempo o grande profeta Isaías já havia morrido.
Nos anos finais de sua vida arrependeu-se de seus pecados, porém sua conversão teve pouca influência sobre o povo e sobre seu filho e sucessor, Amom (2Cr 33:24,25). Após o assassinato de Amom, seu filho, Josias, foi eleito rei de Judá.
Foi nesse contexto histórico, durante o reinado de Josias, que Deus usou uma mulher corajosa e comprometida com a verdadeira adoração ao Senhor: Hulda, a mulher que estava no lugar certo, embora os dias fossem difíceis.
Um Pouco de Sua História – Lição 9: Hulda, a Mulher Que Estava no Lugar Certo
A profetisa Hulda aparece na narrativa bíblica muito brevemente em apenas dois textos (2Rs 22:14; 2Cr 34:22). A Bíblia nos diz que ela era esposa de um homem responsável pela guarda das roupas, Salum, e dessa forma provavelmente possuía boa comunicação dentro da corte de Josias.
Ela é citada no texto bíblico como uma “profetisa”, porém não há indícios de que ela tenha exercido um ministério público de abrangência nacional, ou seja, o texto a mostra sendo consultada em sua casa, isto é, os homens de Josias foram até ela, ao invés de ela ir até eles (2Cr 34:22).
Isso de forma alguma deve ser entendido como algo que menospreze seu ministério, pois foi ela a pessoa escolhida por Deus para proclamar sua Palavra naquele momento específico e conturbado. Por isso que, mesmo tendo vivido na época do profeta Jeremias e do profeta Sofonias, seguramente podemos dizer que Hulda era a mulher que estava no lugar certo.
Vivendo no Tempo da Reforma – Lição 9: Hulda, a Mulher Que Estava no Lugar Certo
Josias reinou por aproximadamente 31 anos em Judá. Diferente de seus antecessores, Josias buscou o Deus de Davi. Ele se preocupou em realizar uma série de reformas para direcionar o povo à verdadeira adoração a Deus.
Ele aboliu a idolatria, purificando o povo de imagens de ídolos pagãos e destruindo os altares de Baal. No décimo oitavo ano de seu reinado, Josias ordenou a reforma do Templo e nessa ocasião foi encontrado o livro da Lei pelo sumo sacerdote Hilquias.
Quando o rei ouviu o conteúdo livro, logo percebeu que a nação sofreria o juízo da parte de Deus por conta dos pecados praticados. Então ele ordenou que o Senhor fosse consultado, ou seja, que se buscasse um oráculo profético.
Uma Mulher Usada Por Deus – Lição 9: Hulda, a Mulher Que Estava no Lugar Certo
Apesar dos profetas Jeremias e Sofonias viverem naquele tempo (dificilmente o profeta Habacuque pode ser relacionado como ativo naquele momento), Hulda foi a profetisa consultada, obviamente porque foi ela a quem o Senhor escolheu soberanamente para usar naquela ocasião.
A mensagem da profetisa consistiu em duas partes. Primeiro ela profetizou que realmente Judá e Jerusalém sofreriam o castigo de Deus por conta da idolatria (2Cr 34:24,25). Depois ela profetizou um livramento para os dias de Josias, ou seja, devido ao arrependimento demonstrado e as reformas priorizando o zelo pela adoração ao Senhor, o juízo iminente seria adiado, caindo então sobre uma geração futura.
Foi exatamente assim que aconteceu. Pouco tempo depois dos dias de Josias Judá foi subjulgada delo rei babilônico Nabucodonosor, que destruiu Jerusalém e levou muitos judeus ao cativeiro na Babilônia. Ezequiel e Daniel estavam entre esses cativos. O profeta Daniel foi levado para servir no palácio, enquanto o profeta Ezequiel profetizava entre os cativos na Babilônia.
Após ouvir a mensagem do Senhor através da profetisa, o rei convocou todo o povo e leu as palavras do livro da Lei que tinha sido encontrado, e assim foi feito um concerto com Deus. Toda a idolatria foi eliminada do meio do povo, e por fim, houve uma grande celebração da Páscoa (2Cr 34:30-33; 35:1-19).
Conclusão – Lição 9: Hulda, a Mulher Que Estava no Lugar Certo
Num momento turbulento e de grandes mudanças, Deus escolheu aquela mulher para executar parte importante de seu plano soberano. Ela foi encarregada de proclamar uma mensagem de juízo e ao mesmo tempo de misericórdia da parte de Deus.
Ela não ficou intimidada com o conteúdo da mensagem ou com a importância de quem a procurava. Com simplicidade e obediência, de fato Hulda era uma mulher que estava no lugar certo.
Escola Dominical – Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017: O Caráter do Cristão – Moldado Pela Palavra de Deus e Provado Como Ouro EBD CPAD | Lição 9: Hulda, a Mulher Que Estava no Lugar Certo.