Lição 5: A Maravilhosa Graça
A Maravilhosa Graça é o tema da lição 5 das Lições Bíblicas CPAD do 2º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição abordaremos alguns aspectos importantes da graça.
A Maravilhosa Graça
Texto Áureo:
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
(Romanos 6:14)
Leitura Bíblica em Classe:
Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências.
(Romanos 6:1-12)
Introdução – Lição 5: A Maravilhosa Graça
Entre os capítulos 1 e 5, Paulo de Tarso tratou profundamente sobre a justificação pela graça mediante a fé, bem como os benefícios decorrentes da justificação, principalmente no capítulo 5, onde o apóstolo mostra a eficácia da justificação. Agora, no capítulo 6, Paulo ensina que a justificação produz o fruto da santidade.
Os Inimigos da Graça – Lição 5: A Maravilhosa Graça
Em Romanos 5:20, Paulo havia dito que a Lei sobreveio para que avultasse a ofensa, ou seja, a Lei tornou mais intenso o pecado dos homens. É claro que em primeiro lugar, a Lei servia para guiar o povo de Israel à justiça (Dt 6:24-25), mas, a partir do momento em que os homens tornaram-se conhecedores dos padrões de Deus, também mais clara ficou a incapacidade humana em cumpri-los, comprovando assim o estado caído da raça humana. Diante disto, Paulo então declara que “onde abundou o pecado, superabundou a graça”. Essa declaração poderia ser entendida errada, e gerar um falso ensino de que, quanto mais pecado o homem praticar, mais graça ele receberá.
O próprio apóstolo já se antecipa a qualquer especulação do tipo, afirmando categoricamente que esse tipo de pensamento não deve ser tolerado.
Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
(Romanos 6:1,2)
Algo semelhante também ocorre no versículo 15:
Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
(Romanos 6:15)
Com tais declarações, Paulo não deixa qualquer espaço para uma suposta negligência moral pelo fato de que os cristãos não estão debaixo da Lei em Adão, mas da graça em Cristo. Logo, por estar em Cristo, devemos tê-lo como modelo no nosso novo estilo de vida.
- Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)
A Vitória da Graça – Lição 5: A Maravilhosa Graça
Entre os versículos 1 e 23 do capítulo 6 de Romanos, Paulo fala sobre a destruição do domínio do pecado. Paulo nitidamente se preocupava com o fato de que o pecado ainda é algo presente na vida dos crentes.
Embora somos justificados, e isso significa que fomos libertos da culpa do pecado, há ainda em nós uma constante batalha, pois, nossa nova natureza, pelo Espírito Santo que habita em nós, estabelece um novo padrão de vida que confronta duramente a natureza pecaminosa que ainda está presente em nós. Então, através da santificação, Deus nos liberta do poder do pecado, porém esse processo nos acompanha durante toda nossa vida, até chegar o momento em que o que é corruptível se revestirá de incorruptibilidade (1Co 15:54) e, finalmente, estaremos completamente livres da presença do pecado em nós.
No versículo 6, Paulo fala exatamente sobre isso:
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
(Romanos 6:6)
Finalmente, no versículo 23, Paulo conclui ressaltando que “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus”. Neste versículo Paulo fez uma distinção entre o juízo e a salvação, entre algo que merecemos e algo que nunca seremos merecedores, mas que recebemos unicamente pela graça.
Os Frutos da Graça – Lição 5: A Maravilhosa Graça
Ainda no capítulo 6, Paulo nos mostra a que novo padrão de vida a graça nos conduz. O versículo 22 nos mostra que pela liberdade em relação ao pecado que a graça nos confere, nos transformando em servos de Deus, agora temos “o vosso fruto para a santificação”.
Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
(Romanos 6:22)
Note que, ao utilizar as expressões “libertados”, “feitos servos”, “santificação” e “vida eterna”, Paulo descreve o processo completo da salvação. Unidos em Cristo, nós somos libertados do pecado, nos tronando servos de Deus, culminando em uma nova vida que nos leva a santidade, resultando, finalmente, no dom da vida eterna.
Nessa ordem, uma lição importante deve ser destacada. Perceba que a santificação é um processo decorrente da justificação. Infelizmente muitas pessoas entendem esse princípio de maneira errada, e acreditam que uma pessoa deve se santificar para poder ser salva, enquanto o ensino bíblico nos diz que uma pessoa deve se santificar porque é salva, ou seja, a santificação é um processo possível apenas aos verdadeiros salvos em Jesus Cristo.
Conclusão – Lição 5: A Maravilhosa Graça
A graça de Deus é algo indescritível, que excede qualquer raciocínio e pensamento humano. Cabe a nós, que fomos alcançados por esta graça, ser gratos a todo instante por Deus ter nos escolhido, sem que nós merecêssemos coisa alguma.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
(Efésios 2:8-10)
Saiba também o que é a salvação pela graça.
Escola Dominical – Lições Bíblicas 2º Trimestre 2016: Maravilhosa Graça – O Evangelho de Jesus Cristo Revelado na Carta aos Romanos EBD CPAD – Lição 5: A Maravilhosa Graça.