Lição 7: A Vida Segundo o Espírito
A Vida Segundo o Espírito é o tema da lição 7 das Lições Bíblicas CPAD do 2º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição abordaremos o capítulo 8 da Epístola aos Romanos.
A Vida Segundo o Espírito
Texto Áureo:
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
(Romanos 8:16)
Leitura Bíblica em Classe:
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
(Romanos 8:1-17)
Introdução – Lição 7: A Vida Segundo o Espírito
No capítulo 6, o apóstolo Paulo fala sobre a nova vida maravilhosa que os salvos têm em Cristo. Já no capítulo 7, Paulo faz uma exposição sobre a luta contra o pecado, que ainda é uma realidade na vida dos crentes, mesmo regenerados. Agora, no capítulo 8, Paulo mostra o encorajamento que há na descrição da nova vida que é guiada pelo Espírito.
- Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)
A Vida no Espírito Pressupõe Oposição à Lei do Pecado (Rm 8:1-4) – Lição 7: A Vida Segundo o Espírito
No versículo 1 Paulo faz uma declaração maravilhosa. Após no capítulo 7 ter feito uma séria advertência sobre a pecaminosidade que atinge até mesmo os regenerados, logo no primeiro versículo do capítulo 8 ele declara: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. É como se ele dissesse: “Vocês precisam se lembrar disto”.
No versículo 2 o Apóstolo estabelece um contraste com a Lei de Deus, operando em dois contextos, sendo: a ei do Espírito da vida e a lei do pecado e da morte. A primeira refere-se à lei que funciona em Cristo que, pelo poder do Espírito, conduz à vida. A segunda refere-se à lei que funcionava em Adão, usada de maneira incorreta pelo pecado e que culminava em morte. Essa exposição é mais aprofundada no versículo 3, onde ele faz uma descrição profunda da Lei enfraquecida pelo pecado. Paulo não fez uma crítica direcionada à Lei, mas ressaltou que, por causa do pecado das pessoas, a Lei não pode trazer salvação.
Ainda no versículo 3 Paulo usa a expressão “em semelhança de carne pecaminosa”. A palavra “semelhança” traduz o grego homoioma, e sugere a ideia de algo como “protótipo”. A “carne pecaminosa” significa a natureza humana corrompida pelo pecado desde a Queda. Jesus nunca pecou, e nenhuma corrupção havia nEle, porém a natureza humana de Jesus era semelhante à nossa no tocante ao aspecto de que Ele podia ser tentado.
Por fim, no versículo 4, Paulo mostra que Cristo consumou a salvação para o seu povo, de modo que agora somos capacitados a satisfazermos as exigências da Lei, mesmo que isso não implique em perfeição antes da Segunda Vinda de Cristo.
A Vida no Espírito Pressupõe Oposição à Natureza Adâmica (Rm 8:5-17) – Lição 7: A Vida Segundo o Espírito
Os salvos estão capacitados a obedecer a Deus, isso por viverem segundo o Espírito Santo, como novas criaturas. Quando procuramos obedecer ao Senhor através de meios carnais, fatalmente fracassamos. Os que não são, de fato, regenerados, agem segundo a carne, governados pela velha natureza adâmica, e sempre falham em obedecer a Deus, mesmo que às vezes algumas de suas ações pareçam estar em conformidade com os padrões divinos. A realidade é que o homem não regenerado é incapaz de fazer qualquer bem em relação a Deus no que diz respeito à salvação, pois a inimizade deles contra Deus corrompe todas as suas motivações, fazendo com que até mesmo o que exteriormente pareça bom seja, em sua essência, pecado.
Entre os versículos 5 e 17, Paulo mostra que os verdadeiros cristãos não são dominados pela carne em Adão, mas são dominados por Cristo, de forma que o Espírito Santo não apenas capacita os salvos, mas os guia, no sentido de que estes são chamados a provar a adoção deles como filhos de Deus (vers. 14) por meio da obediência à direção do Espírito. Se, por ventura, alguém que se diz filho, não seguir essa direção é porque, na realidade, não é filho. Mas os verdadeiros filhos receberam o “espírito de adoção” que significa que além da justificação e da libertação da condenação, os salvos são aceitos na família de Deus, e convencidos interiormente pelo Espírito Santo de que pertencem a essa família (vers. 15 e 16), de modo que são feitos herdeiros de Deus e cordeiros com Cristo, compartilhando de seu sofrimento para com Ele, também compartilharmos de sua glória (vers. 17).
A Vida no Espírito Pressupõe Oposição Entre a Nova Ordem e a Antiga (Rm 8:18-39) – Lição 7: A Vida Segundo o Espírito
No versículo 18, Paulo faz uma comparação entre o sofrimento presente e a glória futura. Essa glória, que ainda será revelada, engloba a revelação dos filhos de Deus em suas verdadeiras naturezas (vers. 19) e a libertação da criação de seu estado atual de imperfeição (vers. 20 e 21).
Já no versículo 28, o Apóstolo Paulo nos mostra um princípio maravilhoso. Aprendemos que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”, porém, isso só é possível porque Deus nos amou primeiro, ou seja, não é nossa livre escolha que nos faz amar a Deus, mas o fato de Ele ter nos “chamado segundo o seu propósito”. Esse princípio nos conduz aos versículos 29 e 30, onde o elo da salvação nos é apresentado, onde a graça de Deus é revelada de forma muita profunda:
Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
(Romanos 8:29,30)
A conclusão de tudo isto fica evidente a partir do versículo 31, onde somos acalentados de que nada, nem ninguém, pode atentar contra os escolhidos de Deus, nada nos poderá separar dEle, e não é porque fomos nós quem o elegemos, pois se fosse assim, se a escolha fosse nossa, certamente fracassaríamos, mas foi Ele quem nos elegeu e isso torna real a esperança de que um dia estaremos para sempre com Ele.
Conclusão – Lição 7: A Vida Segundo o Espírito
Nesta lição aprendemos que os verdadeiros cristãos, aqueles de fato regenerados e que vivem segundo o Espírito, são mais do que vencedores, no sentido de que mesmo passando por provações, a força que os salvos mostram ao suportar tais desafios e tribulações, dificuldades e perseguições é realmente espantosa.
Escola Dominical – Lições Bíblicas 2º Trimestre 2016: Maravilhosa Graça – O Evangelho de Jesus Cristo Revelado na Carta aos Romanos EBD CPAD – Lição 7: A Vida Segundo o Espírito.