Lição 10: Maria, Irmã de Lázaro, Uma Devoção Amorosa
Maria, Irmã de Lázaro, Uma Devoção Amorosa é o tema da lição 9 das Lições Bíblicas CPAD do 2º trimestre de 2017 para a Escola Bíblica Dominical. Neste estudo iremos aprender com os exemplos de Maria, irmã de Lázaro e Marta.
Texto Áureo: João 12:3
Leitura Bíblica em Classe: João 12:1-11
Introdução – Lição 10: Maria, Irmã de Lázaro, Uma Devoção Amorosa
Lições Bíblicas 2º Trimestre de 2017 – Escola Bíblica Dominical
Maria, irmã de Lázaro, era uma seguidora do Senhor Jesus. A Bíblia não nos fornece muitas informações pessoais sobre ela, mas a destaca em algumas ocasiões importantes do ministério terreno de Jesus.
O Exemplo de Maria de Betânia – Lição 10: Maria, Irmã de Lázaro, Uma Devoção Amorosa
O Evangelho de Lucas narra uma ocasião no ministério de Jesus em que Ele se hospedou na casa de Marta quando passou por Betânia (Lc 10:38-42). Betânia era um vilarejo localizado a cerca de 3 quilômetros de Jerusalém. O apóstolo João nos informa que aquela família era muito querida por Jesus (Jo 11:5).
Na ocasião registrada por Lucas, apenas Marta e Maria são mencionadas, ou seja, Lázaro não é citado no texto, embora isso não signifique necessariamente que ele não estivesse presente. O texto nos mostra que Marta estava envolvida com as tarefas domésticas, que obviamente tinha relação com a recepção a Jesus, provavelmente a preparação de uma refeição.
Enquanto Marta se ocupava das muitas tarefas, Maria ficou sentada aos pés de Jesus ouvindo suas palavras. Esse comportamento fez com que num determinado momento Marta se queixasse.
A reclamação de Marta não se resumiu apenas a Maria que havia lhe deixado sozinha com os afazeres domésticos, mas ao próprio Jesus, que parecia aprovar aquele comportamento. Quando Marta diz: “não te importas que minha irmã me deixe fazer todo o trabalho” (Lc 10:40), o texto grego parece sugerir que Maria não a deixou completamente sozinha, mas que um momento antes ela também estivera ajudando nos preparativos.
Seja como for, o importante é a resposta do Senhor Jesus, que amavelmente repreendeu Marta por sua distração e ao mesmo tempo elogiou Maria por ter escolhido a “boa parte”, ou seja, Maria se ocupou de ouvir atentamente os ensinos de Jesus.
A Palavra de Deus deve ser prioridade em nossas vidas. Às vezes, como Marta, facilmente nos ocupamos de tantas coisas e, infelizmente, acabamos atribuindo a tais coisas uma importância que elas de fato não possuem. O ensino de nosso Senhor deve ocupar o primeiro lugar de nossas urgências.
Maria, a Mulher Que Ungiu o Senhor – Lição 10: Maria, Irmã de Lázaro, Uma Devoção Amorosa
No capítulo 12 do Evangelho de João (cf. Mt 26:6-13; Mc 14:3-9), lemos sobre uma ceia organizada na casa de Simão, o leproso, a qual, além de Jesus e seus discípulos, estavam presentes Lázaro e suas duas irmãs. Na ocasião Marta aparece mais uma vez como a pessoa que estava ocupada servindo a mesa.
Essa ceia ocorreu na semana da última Páscoa, talvez na quarta-feira (Jo 12:1), portanto, nas vésperas da traição, prisão e morte de Jesus. Saiba mais sobre a última semana de Jesus antes da crucificação.
Nessa ceia estavam presentes pelo menos 17 pessoas: Jesus, os doze apóstolos, Lázaro, Simão e Marta e Maria. Da forma como Lázaro é mencionado com destaque, parece provável que o objetivo da ceia tinha alguma relação com o milagre feito por Jesus, afinal, Lázaro havia sido ressuscitado.
Em algum momento durante a ceia, Maria tomou uma libra romana de bálsamo de nardo puro em um vaso de alabastro que trazia consigo, e derramou sobre Jesus. Alguns acham que existe uma contradição entre o que diz os Evangelhos de Mateus e Marcos e o que diz o Evangelho de João, pois em Mateus e Marcos é mencionado que Maria derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus, enquanto que João enfatiza que ela lhe ungiu os pés.
No entanto não há nenhuma contradição. Uma libra romana de bálsamo, equivalente a aproximadamente 328 gramas, era quantidade suficiente para derramar sobre sua cabeça e sobre seus pés. O bálsamo poderia ter escorrido sobre os pés de Jesus, mas da forma com que João menciona, parece que intencionalmente ela também derramou sobre eles. Leia mais sobre os pesos e medidas usados na Bíblia.
Após ungir os pés do Senhor, Maria soltou seus próprios cabelos e os secou. Os costumes orientais desaprovavam que uma mulher soltasse seus cabelos na presença de homens, mas Maria não se importou, ao contrário, numa atitude ainda mais reprovável diante das tradições, secou os pés de Jesus com seus próprios cabelos.
A adoração de Maria contrastou de forma gritante com a desaprovação dos discípulos, bem como sua generosidade também contrastou especialmente com o egoísmo de Judas Iscariotes (Jo 12:4,5).
A acusação era a de desperdício, pois para eles teria sido melhor que ela tivesse vendido o líquido precioso e dado aos pobres. Judas até mesmo estimou o valor que arrecadaria: 300 denários romanos, o que significa que seu valor equivalia ao salário de 300 dias de trabalho de um trabalhador comum.
Maria estava derramando sobre o Senhor Jesus não apenas um bálsamo precioso, mas também a mais sincera adoração de sua alma. No entanto, para onde ela olhava, só podia ver olhares de reprovação e ofensa. Entre todos que estavam presentes, apenas um se levantou em sua defesa: Jesus Cristo, o Filho de Deus. Realmente isso já é mais do que suficiente. Ela teve a desaprovação da maioria dos convidados presentes, mas teve a aprovação do maior de todos eles.
O próprio Jesus ressaltou o significado daquela atitude, dizendo que com tal ação ela estava o preparando para seu sepultamento. Com base no que Lucas escreve sobre como Maria priorizava o ensino de Jesus, não é impossível que ela tenha discernido os acontecimentos mesmo antes dos próprios discípulos, ou seja, não é de se espantar que ela conscientemente sabia que o dia da morte de seu Mestre se aproximava.
O Caráter Humilde de Maria – Lição 10: Maria, Irmã de Lázaro, Uma Devoção Amorosa
Pelos poucos relatos sobre Maria, irmã de Lázaro, é possível notar que ela tinha um caráter humilde e devoto. Ela também é um exemplo de determinação e sensatez.
Maria não se intimidou em sua adoração pública diante do Senhor naquela ceia, e nem mesmo deixou escapar a oportunidade de sentar-se aos seus pés para ouvir suas palavras. Tanto diante da repreensão de sua irmã, como também da desaprovação dos discípulos, Maria não se preocupou em se defender, para ela o mais importante era sua devoção às palavras e a pessoa de Cristo.
Conclusão – Lição 10: Maria, Irmã de Lázaro, Uma Devoção Amorosa
Maria, irmã de Lázaro, é um exemplo de devoção amorosa para todos nós. Devemos aprender com ela, e entender que poder estar aos pés de Jesus ouvindo dele e derramando nossa adoração sobre Ele, é a coisa mais importante que possamos fazer.
Escola Dominical – Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017: O Caráter do Cristão – Moldado Pela Palavra de Deus e Provado Como Ouro EBD CPAD | Lição 10: Maria, Irmã de Lázaro, Uma Devoção Amorosa.
Interessante.